Ganso Indiano
O ganso indiano (Anser indicus) é uma espécie de ganso pertencente a família Anatidae que vive nos lagos gelados em meio as regiões montanhosas da parte sul e central da Ásia. Este animal pode ser conhecido ainda como ganso de cabeça listrada ou então ganso da montanha. São animais que possuem uma alimentação baseada tanto em vegetais, folhas e algas como também em pequenos animais, como larvas, crustáceos e moluscos.
Durante o período de inverno, estes curiosos animais possuem o costume de migrar para a região norte da Índia, Paquistão, Butão e até Bangladesh. Já quando chega a primavera o ganso indiano costuma migrar para a região de lagos do Tibet, que é o local onde choca os seus ovos.
Uma das curiosidades sobre esta espécie de ganso é que na região do Tibet sua caça é proibida devido o fato de o ganso indiano ser considerado um animal sagrado para este povo.
Características Do Ganso Indiano
Como já foi dito acima, o ganso indiano pode ser conhecido ainda por outros nomes. A nomenclatura ganso da montanha é usada devido ao fato de seu habitat natural ser entre as regiões montanhosas da Ásia.
Já a outra forma como é denominado, ganso da cabeça listrada, se dá pela sua aparência. Esta bela ave possui penas com uma colocação acinzentada na região do dorso e das asas, e a plumagem de sua cabeça é predominantemente branca contendo duas listras paralelas de cor preta que atravessam sua cabeça, assim como o próprio nome já sugere, uma fica mais próxima aos olhos e a outra um pouco mais abaixo, próxima ao pescoço do animal.
Suas patas assim como o seu bico são de coloração amarela, sendo que o bico possui uma pequena mancha preta em sua extremidade. O ganso indiano adulto pesa cerca de 2 a 3 quilos, e pode chegar até aproximadamente 80 centímetros de comprimento e 150 centímetros de envergadura.
A Reprodução Do Ganso Indiano
O ganso indiano tem o costume de se relacionar com apenas um parceiro durante toda a sua vida, e a maturação sexual desses animais ocorre em idades diferentes nas fêmeas e nos machos, sendo que nas fêmeas isto ocorre por volta dos dois anos e nos machos ocorre um pouco mais tardiamente, por volta dos três anos de idade.
Durante a primavera o ganso indiano migra para a região norte da Índia, onde constrói seu ninho. Após construí-lo a fêmea bota de 3 a 4 ovos por vez e os choca por aproximadamente 30 dias.
O Ganso Indiano É Um Dos Animais Que Voa Mais Alto Na Natureza
O ganso indiano possui o registro de um dos voos com maior altitude da natureza, podendo chegar a incríveis 9.000 metros de altitude, esta ave consegue voar na mesma altura dos jatos comerciais.
Este feito, na verdade ocorre por necessidade, uma vez que todos os anos, durante a sua migração para o Tibet, o ganso indiano precisa cruzar as montanhas de mais de 8.000 metros do Himalaia todos os anos, e por isto seu voo precisa alcançar tamanha altitude.
Para conseguir tamanha façanha sem sofrer danos a sua saúde devido a maior dificuldade na captação de oxigênio, assim como a necessidade de ter que suportar baixíssimas temperaturas, os gansos indianos possuem adaptações anatômicas e fisiológicas, como por exemplo, a capacidade de inspirar mais profundamente melhorando assim o aporte de oxigênio. Além do mais a hemoglobina, que é uma célula sanguínea responsável por levar oxigênio aos tecidos, possui uma maior afinidade por esta molécula nos gansos indianos do que em gansos de outras espécies.
O seu aparelho respiratório, a fim de permitir um maior desempenho e performance de voo, trabalha para conseguir captar oxigênio mais facilmente e manter os pulmões do ganso indiano cheios de ar a todo tempo.
Outra característica que o permite alcançar grandes altitudes é o seu metabolismo, que assim como acontece com outros tipos de aves de altitude, funciona muito mais rápido que o normal para aumentar a sua capacidade de produzir energia em um menor período de tempo.
Curiosidades Sobre O Ganso Indiano
Como já foi dito anteriormente, o ganso indiano também é sinônimo de cultura, uma vez que no Tibet são considerados animais sagrados.
Além disto, na Índia este animal é considerado por algumas pessoas como um modelo para o Hamsa, podendo ser representado como um símbolo espiritual e até mesmo decorativo.
Há alguns anos, o ganso indiano passou a se tornar objeto de estudo de alguns cientistas, uma vez que o mesmo veio a se tornar uma das vítimas de um tipo de influenza aviária, transmitida pelo vírus H5N1.
Outra curiosidade é que diferente de algumas espécies de gansos, o ganso indiano possui grande confiança ao andar em terra firme, uma vez que passam a maior tempo se movimentando no solo ao invés da água.
O Ganso Indiano Sofre Risco De Extinção
Devido sua beleza particular o ganso indiano infelizmente é um dos grandes alvos da caça de animais silvestres, servindo como um verdadeiro troféu para muitas pessoas que fazem tal prática. Por conta disto, o ganso indiano é uma das aves que correm um sério risco de serem vítimas de uma extinção total da espécie.
Para tentar reverter tal situação e amenizar o impacto de sua extinção na natureza, a caça do ganso indiano é proibida por lei e o descumprimento da mesma prevê algumas punições.
Outro fator que pode afetar a população destas aves é a venda ilegal destes animais para serem criados em cativeiro, uma vez que além de chamarem atenção por sua belíssima aparência também produzem muito facilmente.
Assim como qualquer outro animal, o ganso indiano possui sua função e uma importância relevante para a natureza de forma geral, por isso a conscientização sobre a sua preservação é de extrema importância para manter a homeostasia do ecossistema da região onde o mesmo habita.
E ai? Gostou de aprender mais curiosidades e informações sobre o ganso indiano? Embora seja um animal que não faz parte da fauna brasileira, aprender mais sobre esta ave pode ser muito mais interessante do que você imagina.