Home / Animais / Galinha Apenzeller: Caracteristicas, Ovos, Como Criar E Fotos

Galinha Apenzeller: Caracteristicas, Ovos, Como Criar E Fotos

Na história da humanidade os animais existem desde antes mesmo os primeiros homens ficarem de pé.

E eles tem nos servido com diversas funções e tem nos auxiliado em diversas frentes. Os cachorros sempre estiveram aqui nos ajudando a proteger nossos rebanhos, os cavalos como forma de transporte, e temos as galinhas, que produzem ovos e uma carne saborosa.

E quando falamos sobre a galinha, existe uma história magnifica e gigante por trás dela. Há milhares de anos entre nós, ela faz parte da alimentação em todo o mundo, e produz milhares de ovos por ano.

 

No entanto, assim como ocorreu com outras espécies de animais, as galinhas também precisaram passar por algumas modificações genéticas para dar conta da demanda cada vez mais alta por seus ovos e por sua carne.

Por isso, ao longo do tempo, algumas galinhas começaram a ser criadas artificialmente, ou através de cruzamentos selecionados, para que galinhas mais produtivas, maiores e saborosas pudessem existir.

Hoje, você irá conhecer tudo sobre a galinha apenzeller, sobre suas características, onde encontrar ovos para comprar, como criar ela e verá muitas fotos.

História das Galinhas

As primeiras aves a existirem na Terra foi há 15 milhões de anos atrás, e as galinhas são descendentes diretas da Archaeopteryx, que é a ave mais primitiva conhecida pela humanidade.

Mas foi a partir da Gallus bankiva, conhecida também como galinha Vermelha do Mato, que a domesticação desse animal começou.

A partir da domesticação, a galinha que conhecemos hoje, a Gallus gallus domesticus, começou a surgir em várias partes do mundo.

Essa galinha ficou muito conhecida como galinha caipira, aquela que criamos no quintal de nossa casa, ou em grandes campos.

No início, essa galinha era criada e consumida por seus próprios donos, com a venda delas acontecendo só em casos de sobra ou excesso, e ainda vivas.

Nos EUA, após a Segunda Guerra Mundial, alguns moradores viram enorme potencial na venda de galinhas já mortas, cortadas e empacotadas. E esse tipo de comércio continua até hoje.

No entanto, a galinha caipira começou a ser tão procurada e desejada que ela começou a não dar conta dessa demanda cada vez mais crescente.

Foi necessário fazer algumas mudanças genéticas ou cruzamentos selecionados, com a intenção de criar galinhas que produzissem mais ovos, ou fossem maior, ou ainda tivessem uma carne mais saborosa.

As criações tiveram sucesso, e hoje temos várias espécies, como: paraíso pedrês, rubro negra, new Hampshire, entre outras.

Características e Fotos

De origem Suíça, a galinha apenzeller ganhou esse nome em homenagem a cidade Appenzell. Ela pode existir em duas variedades, a Spitzhauben, em referência a “gorro rendado”, pois esse tipo possui a crista em formato de V e há penas nos machos e nas fêmeas.

A característica principal, realmente, são suas cristas que possuem esse formato de V, e penas com direção para frente, o que dá um visual diferente, moderno e raro a essa espécie de galinha.

A galinha apenzeller foi importada por um doutor suíço para a América do Norte. E a outra variedade, a Barthuhner possui um combo de rosa e nenhuma crista.

Galinha Apenzeller Características

Os dois tipos de galinha apenzeller podem existir nas cores pretas, dourada e ainda cinza.

A galinha apenzeller é considerada de porte bem pequeno, e também bastante leve, podendo pesar apenas cerca de 1,6 quilos, quando fêmeas, e até 2 quilos quando se trata dos galos.

Ela começa a ganhar a postura a partir do 6° mês de criação, o abate pode ser feito a partir do 7° mês, e a perda da postura começa a ocorrer quando ela atinge os 4 anos de vida.

A altura máxima já registrada para essa espécie de galinha foi de 40 cm entre os galos, e entre as fêmeas foi de 35 cm.

Sua expectativa de vida é de 6 anos, e em alguns casos, esse número pode chegar a 8 anos de vida.

Como Criar

A galinha, apesar de parecer um animal bem saudável e rústica, ela ainda precisa de alguns cuidados e atenções especiais para que ela possa se desenvolver e produzir com qualidade.

Seja o lugar escolhido um quintal ou um campo aberto, os cuidados devem ser os mesmos, com absoluto foco no conforto das galinhas.

Primeiro, deve-se escolher um local onde existe um espaço mínimo para que cada galinha possa dormir, descansar e chocar com comodidade. O tamanho ideal para cada galinha é de cerca de 60 cm para cada uma.

O lugar deve ser coberto também, porém algumas janelas ou entradas de luz são essenciais para que o sol consiga penetrar no local.

A água deve ser dada em grande quantidade, e as comidas também, para que elas não fiquem sem.

Além disso, o local de criação também deve ter algumas proteções, como cercas ou porteiras, para que raposas, cachorros e gatos selvagens, fiquem longe das suas galinhas.

A expectativa de vida da galinha apenzeller pode ser de 6 até 8 anos desde que as orientações corretas de criação e de alimentação sejam seguidas.

A galinha apenzeller é considerada bem ativa, e não gosta, normalmente, de ficar em locais que são apertados.

Quando ficam em lugares pequenos ou desconfortáveis, ela se sentirá agitada e começará a bater as asas.

Elas se alimentam muito bem, e se no local que ela ficar houver árvores, ela poderá se empoleirar sempre que achar oportuno.

Preço e Ovos

Cada galinha consegue produzir, por semana, cerca de 5 ovos, que são considerados bem grandes.

Os ovos podem pesar cerca de 50 até 55 gramas, e por ano, são colocados cerca de 150 ovos, e em alguns casos, esse número pode chegar a 200 até 220.

Se você deseja comprar um ovo de galinha apenzeller, provavelmente, ele poderá ser encontrado em lojas especializadas em avicultura, ou ainda em sites da própria internet.

O preço varia bastante, e em alguns casos, 24 ovos da galinha apezenller pode sair a 85 até 95 reais.

É uma raça de galinha considerada principalmente ornamental, bem rara de ser vista, e seu principal foco é realmente na produção de ovos, e não no consumo.

E você, já conhecia essa raça de galinha? Deixe nos comentários o que achou sobre a galinha apezenller.

Veja também

Ficha Técnica do Besouro: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os besouros são animais que pertencem a Ordem Coleopter e possuem algumas características bem marcantes. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *