Home / Animais / Existe Formiga que Voa? Por que as Formigas Perdem as Asas?

Existe Formiga que Voa? Por que as Formigas Perdem as Asas?

Você teve a impressão que algumas formigas voam? Já percebeu que sempre em épocas mais chuvosas é comum aparecer muitos desses insetos com a presença de asas? Pode parecer estranho, mas esse fenômeno nada tem a ver com a chuva, mas sim, com o período do ano em que essas chuvas acontecem.

Esse fenômeno é chamado de revoada das rainhas, um período que as formigas estão em reprodução. Por coincidência, esse processo acontece geralmente nos períodos chuvosos do ano.

As Formigas Voam?

A resposta é sim! A rainha do formigueiro põe ovos de filhotes que possuirão asas. Isso geralmente acontece no inverno. Com a chegada da primavera (e por coincidência das chuvas), todos os ovos eclodem e as formigas saem voando. Isso acontece tanto com as futuras rainhas quanto com os machos. Interessante, não é?

A fecundação acontece no ar e o macho acaba morrendo durante esse processo. Já as fêmeas acabam perdendo as asas e começam uma vida independente iniciando o seu próprio formigueiro e colocando os seus próprios ovos.

Mas o que Acontece com as Asas das Formigas?

Lembra das borboletas que passam por metamorfose até se tornarem adultas? O mesmo acontece com as formigas que após saírem dos ovos passam por processos de evolução. O que ocorre é que essas asas só se formam em determinadas estações do ano. Após o ato de reprodução, os machos que possuem asas acabam morrendo e as fêmeas perdem as suas. Ou seja, as asas têm uma função especialmente ligada a reprodução das formigas.

Ao longo desse processo as rainhas acabam acasalando com muitos machos e seguem para montar suas próprias colônias com o nascimento das novas operárias. Esse processo sempre acontece com formigas da mesma espécie.

Curiosidades Sobre a Reprodução das Formigas

Reprodução das Formigas
Reprodução das Formigas

Confira algumas curiosidades sobre o processo de acasalamento das formigas:

  • Durante a reprodução a formiga rainha consegue armazenar uma quantidade grande sêmen dos machos para usá-lo durante muito tempo e dar origem a novos ovos. Incrível, não é mesmo?
  • O macho nunca resiste a um processo de reprodução e acaba morrendo.
  • Essa forma peculiar como as formigas se reproduzem é um dos motivos que fazem elas existirem há tanto tempo e continuarem a perpetuar a sua espécie. Como a colônia é criada em qualquer lugar, inclusive, muito distante do local onde ocorreu a fecundação, sempre haverão formigas espalhadas e se reproduzindo por todos os lados.
  • Apenas as formigas rainhas conseguem acasalar. Isso acontecer que as operárias já nascem estéreis.
  • Além da mandíbula, a formiga usa a saliva para construir seus ninhos. A saliva é uma espécie de “cola” para que folhas e grãos fiquem intactos na sua morada.
  •  Você acredita que em apenas um hectare da Floresta Amazônica é possível encontrar mais de oito milhões de formigas?
  • Algumas formigas são usadas na alimentação dos humanos. No continente asiático é comum que esse tipo de insetos seja consumidos após serem torrados. E aí, você encararia uma formiguinha frita?
  • O estudo das formigas denomina-se mirmecologia. A ciência estuda a biologia, ecologia, fisiologia, evolução, taxonomia, sistemática, filogenia, biogeografia e importância econômica das formigas. É uma subdisciplina da entomologia e está inserida na categoria da zoologia.

 Características das Formigas

As formigas são insetos. Existe a estimativa de que existem aproximadamente 15 mil espécies do animal. Elas podem ser classificadas conforme a forma que vivem, a forma de se alimentar e outras características.

O seu corpo é formado por cabeça, abdômen e tórax. Na parte de cima do corpo ela possui antenas responsáveis por sentir gosto e cheiro. Suas mandíbulas são responsáveis por cortas e pegar alimentos. É essa parte do corpo que as formigas também  utilizam para atacar e prender as suas presas.

Com três pares de patas, o inseto possui ainda órgãos internos e asas que por vezes caem,  conforme já explicamos anteriormente. Pertencem ao Filo Arthropoda, Ordem Hymenoptera e todas as espécies fazem parte da Família Formicidae. Um dado interessante é que o Brasil  é considerado o país das Américas que mais possui espécies de formiga: são quase  duas mil espécies que habitam as terras brasileiras. Curioso, não é?

O que as Formigas Comem?

Formiga Comendo Batata
Formiga Comendo Batata

As formigas comem outros insetos e pode atacar animais maiores como aranhas. Também comem cupins, além de outras formigas.

Outras espécies gostam de se alimentar de alimentos que contêm açúcar como a seiva de plantas. E quem de nós nunca encontrou uma formiguinha no pote de açúcar nas nossas casas? Aí está a explicação do mistério: as formigas adoram esse tipo de alimentação doce.

Por ser considerada um inseto social as formigas vivem em colônias. Em cada núcleo, cada formiga tem sua função e contribui para um trabalho em grupo. Existem três tipos de formigas: a rainha, os machos e as operárias

A primeira delas é responsável pela reprodução da espécie sendo, assim, as únicas que põem ovos. Os machos possuem um curto tempo de vida pois morrem logo após o ato do acasalamento. Já as operárias fazem todo o trabalho pesado e além de cuidarem da rainha são responsáveis por proteger a colônia e procurar alimento.

Confira a Ficha Técnica das Formigas

Ficha Técnica das Formigas
Ficha Técnica das Formigas

Veja algumas informações sobre as características mais importantes das formigas:

Tamanho: até 2,5 centímetros, dependendo da espécie.
Tempo de vida: de 5 a 15 anos, dependendo da espécie.
Alimentação: insetos, néctar e sementes.
Onde vive: colônias, formigueiros.

Encerramos o artigo mas deixamos o canal aberto para seu comentário. Não deixe de acompanhar outros conteúdos sobre as formigas aqui no nosso site. Até a próxima!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *