Home / Animais / Espécies de Caranguejos Brasileiros

Espécies de Caranguejos Brasileiros

O Brasil reivindica 8,5 por cento dos manguezais do mundo, abrangendo desde o Amapá, no norte, até Santa Catarina, no sul, e cobrindo aproximadamente 13.000 quilômetros quadrados. É a segunda maior área de florestas de mangue do planeta. Nessas áreas residem também a maior população de caranguejos do Brasil.

Comunidades nativas aqui dependem desses manguezais para alimentos, materiais de construção e remédios. Por exemplo, a maioria das famílias nessas aldeias conta com grandes caranguejos de mangue (o caranguejo uçá) como subsistência e também como sua principal fonte de renda. Os homens tradicionalmente colhem caranguejos, enquanto as mulheres dissecam a carne.

Aratus Pisonii

O caranguejo aratu é encontrado em regiões tropicais e semitropicais ao longo das costas das Américas do Norte, Central e do Sul. No lado do Atlântico, seu alcance vai da Flórida ao norte do Brasil, incluindo toda a região do Caribe. No lado do Pacífico, ocorre da Nicarágua ao Peru.

Ele vive principalmente no mangue vermelho, mas também é comumente visto no mangue branco e no mangue negro, subindo nas árvores quando a maré sobe e desce até a lama exposta quando a maré baixa.

No norte do Brasil, a reprodução ocorre durante um período prolongado, mas atinge o auge na estação chuvosa. O caranguejo aratu fêmea carrega os ovos fertilizados sob o abdômen até que estejam prontos para eclodir. Enquanto eles estão lá, ela se move para as bordas da área de mangue, onde as condições são melhores para os embriões em desenvolvimento e a liberação das larvas recém-nascidas no mar.

Aratus Pisonii
Aratus Pisonii

Cardisoma Guanhumi

O guaiamum é uma espécie de caranguejo terrestre encontrado em estuários tropicais e subtrópicos e outras áreas marítimas de terra ao longo da costa atlântica das Américas do Brasil e Colômbia, através do Caribe e Golfo do México, para as Bahamas e norte para Vero Beach, Flórida e Bermuda. A espécie varia em cor de azul escuro a marrom ou cinza pálido, e pode crescer até 15 centímetros na largura da carapaça e pesar mais de 500 gramas.

O crustáceo faz parte da culinária tradicional nordestina brasileira, principalmente nos estados de Bahia e Pernambuco. é um importante recurso econômico em várias localidades de sua distribuição pelo atlântico, tanto no Brasil como fora dele.

Cardisoma Guanhumi
Cardisoma Guanhumi

Goniopsis Cruentata

O aratu vermelho ou maria mulata pertence ao atlântico ocidental, percorrendo as margens continentais desde a América do Norte pela Califórnia e Golfo do México, passando pela América Central nas Guianas e Antilhas até a América do Sul pelas costas de Fernando de Noronha, Pará e até Santa Catarina, no Brasil.

É um caranguejo cuja morfologia vai de pequeno a médio com uma carapaça de um vermelho profundamente escuro no centro a um vermelho a alaranjado mais claro nas bordas e pequenas manchas brancas nas patas.

Callinectes Sapidus

O caranguejo azul é uma espécie de caranguejo nativo às águas do Oceano Atlântico ocidental e do Golfo do México , e introduzido internacionalmente. Ocorre em todo litoral brasileiro. Sua importância na pescaria comercial é amplamente internacionalizada.

O caranguejo azul é de significativa importância culinária e econômica nos Estados Unidos, particularmente na Louisiana, Carolina do Norte, Baía de Chesapeake e Nova Jersey. É o crustáceo do estado de Maryland e é a maior pesca comercial do estado.

Callinectes Sapidus
Callinectes Sapidus

Ucides Cordatus

O caranguejo uçá vive no mangue na zona intertidal. Este caranguejo é encontrado nas costas tropicais da Flórida para o Uruguai. É comum nos mangues de Guadalupe e Martinica. Pode ser encontrado em zonas de mangues costeiras em todo o Brasil, de norte ao sul.

O caranguejo uçá é considerado uma iguaria em algumas áreas. Eles são coletados à mão ou capturados em armadilhas de rede. A destruição de habitats, doenças e possivelmente a sobrepesca tornaram os caranguejos de manguezais raros em algumas regiões.

Por exemplo, no Brasil, para proteger as espécies, existem regulamentações legais que estabelecem um tamanho mínimo de captura, proíbem a captura de fêmeas e proíbem a coleta durante a reprodução.

Johngarthia Lagostoma

O caranguejo amarelo vive em tocas entre a vegetação, em altitudes de até 400 metros, emergindo à noite para se alimentar de matéria vegetal e, ocasionalmente, de animais. No verão há uma migração anual para o mar para liberar as larvas planctônicas.

O caranguejo amarelo é encontrada na Ilha da Ascensão, Ilha de Trindade, Fernando de Noronha e no Atol das Rocas. Na Ilha de Ascensão, é restrito fora da época de reprodução para as encostas da Montanha Verde, onde há umidade e vegetação suficientes, sendo o resto da ilha muito árido para o caranguejo sobreviver.

Johngarthia Lagostoma
Johngarthia Lagostoma

Uca sp

Os caranguejos desse gênero são encontrados ao longo das praias do mar e dos planaltos, lagoas e pântanos salgados entre marés. Diversas espécies desse gênero podem ser encontrados em todas as regiões costeiras que circundam o território brasileiro. A confusão morfológica com o caranguejo uça é frequente.

São distinguidos por diversos e variados nomes comuns, tais como chama-maré, siri-patola, maracauim ou catanhão-tesoura. São encontrados em manguezais, em pântanos de água salgada, e em praias arenosas ou lamacentas da África Ocidental, no Atlântico ocidental, Pacífico Oriental e no Indo-Pacífico.

Trichodactylus spp

Esse gênero classifica os crustáceos caranguejos de água doce. No Brasil são conhecidos por vários nomes como gajé, guaiaúna, goiaúna, etc. Podem ser encontrados por diversas regiões de rios e córregos de água doce pelo continente brasileiro.

Diversas espécies do gênero como trichodactylus panoplus, trichodactylus fluviatilis, trichodactylus borellianus e trichodactylus latreille são recorrentes, espalhados pelos estados brasileiros.

Trichodactylus spp
Trichodactylus spp

Ocypode Quadrata

Grauçá ou maria-farinha é uma espécie comum ao longo da costa atlântica dos Estados Unidos, com sua distribuição estendendo-se desde o extremo norte até ao sul, ao longo das costas do Oceano Atlântico Ocidental tropical até a praia de Barra do Chui, no Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.

São encontrados nas praias de Block Island, Rhode Island e Nantucket, Massachusetts, no norte da Virgínia, em quase todo litoral nordestino e do sudeste até Santa Catarina, no Brasil, bem como em Fernando de Noronha e nas Bermudas.

Ocypode Quadrata
Ocypode Quadrata

Goyazana Rotundicauda

Trata-se de um gênero de caranguejos de água doce endêmicos da bacia amazônica que se alimentam de restos orgânicos (detritívoros).

Goyazana Rotundicauda
Goyazana Rotundicauda

Constitui-se somente de duas espécies atualmente, sendo este o espécime conhecido como caranguejo do igarapé. Pode ser conhecido comumente também como pitu.

Veja também

Comportamento Da Galinha, Hábitos E Modo De Vida Do Animal

As galinhas são aves bem interessantes, mesmo que na maior parte das vezes, a gente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *