Home / Animais / Diferenças Entre o Pinscher Miniatura e o Chihuahua

Diferenças Entre o Pinscher Miniatura e o Chihuahua

Não, eles não são a mesma coisa! Há inúmeras diferenças entre os cães Pinschers miniatura e os Chihuahua. E ai de quem ousar confundi-los, pois certamente estarão comprando uma briga com algumas das raças mais “estressadas”, briguentas e invocadas de toda essa extravagante família Canidae!

Ambas as raças pertencem à chamada comunidade dos “cães toys”, que abriga espécies não menos singulares que eles, como os curiosos Pequinês, Maltês, Pug, o Cão-de-crista-chinês, o Shih tsu, ente inúmeras outras raças que não possuem exatamente no tamanho um grande trunfo.

O Pinscher miniatura é um cão popularíssimo! Do alto dos seus “assustadores” 18 ou 20 cm de altura, eles configuram-se como um dos menores cães de guarda do mundo, e um dos menores dentre todos os tipos existentes.

Essa é uma raça resultante de diversos cruzamentos a partir do elegante e austero Pinscher Alemão, considerado um cão nobre, e que, mesclado com diversas outras raças, acabou produzindo os Pinschers miniaturas, com temperamento e personalidade totalmente diferentes.

O Chihuahua, por seu turno, é outro que em nada deixa a desejar quando o assunto é coragem e valentia! E quanto às suas origens, basta dizer que eles, supostamente, seriam cães bastante populares nos sécs. X e XI entre as civilizações Astecas, Incas e Maias, que inclusive lhes atribuíam poderes místicos, até mesmo a capacidade de prever o futuro e curar doenças.

Lendas e crendices à parte, segue, abaixo, uma lista com algumas das principais diferenças entre as raças Pinscher miniatura e o original Chihuahua. Diferenças que geralmente têm a ver com as suas características físicas, mas também com o temperamento e personalidade de cada um.

1.Temperamento

Essa é uma característica em que ambos concordam. São animais agitados, corajosos e valentes. Pertencem à honrosa categoria dos cães de guarda – por mais difícil que seja acreditar. Com a diferença de que o Chihuahua geralmente é acusado de latir mais, de ser mais barulhento e de sujar muito mais a casa.

Os Chihuhuas, levando em consideração a sua fama, são bem mais arredios às visitas, necessitando, inclusive, de um importante trabalho de adestramento ainda na fase de filhotes para que não se tornem uma verdadeira dor de cabeça quando adultos.

Mas engana-se quem pensa que o Pinscher está longe de ser uma dor de cabeça na vida de invasores. Talvez a diferença mais marcante seja o fato de que o Pinscher necessita de menos atividades diárias; dentro de casa eles podem adaptar-se bem a uma rotina simples, apenas necessitando de passeios diários.

2.Cuidados

De um modo geral, Pinschers miniatura e Chihuahuas não requerem grandes cuidados. Estes últimos, por apresentarem uma pelagem bem mais abundante, exigem um cuidado a mais com relação a escovações semanais, atenção a parasitas (pulgas e carrapatos, basicamente), banhos, entre outras medidas de higiene.

Já os Pinschers miniatura, como vemos, caracterizam-se por apresentarem uma pelagem curta, densa, firme e reluzente, que no seu caso torna as preocupações com relação a banhos, escovações e parasitas menos intensas.

A expectativa de vida do Chihuahua é maior do que a dos Pinschers (18 anos contra 14 destes), e os primeiros ainda são bastante suscetíveis a problemas de visão (glaucoma), distúrbios cardiovasculares, luxação de patela (rótula do joelho) e hidrocefalia – geralmente ligados ao avançar da idade.

Enquanto os Pinschers miniatura caracterizam-se por apresentar menos problemas, e só requerem atenção mesmo é quanto aos problemas relacionados com o desvio de patela e com alguns problemas de ordem ocular.

3.Pelagem

Uma outra diferença marcante entre os cães Pinscher miniatura e Chihuahua é com relação à sua pealgem. Os primeiros, como vimos, apresentam uma pelagem curta, reluzente e bastante firme, e geralmente com coloração preta, marrom ou com algumas tonalidades avermelhadas; e ainda com ventre, rosto e membros com uma coloração amarronzada.

Já os Chihuahuas estão entre os cães miniatura com a maior variação de cor dentre todos. Preto, castanho, branco, dourado com mesclas e tonalidades em cinza, amarelo-pardacento, creme, entre diversas outras colorações, os ajudam a tornarem-se um dos queridinhos das celebridades e uma das raças mais populares do mundo.

4.Porte Físico

Com relação ao porte físico eles concordam bastante. Os Pinschers miniatura são maiores que os Chiahuahua (em média). De um modo geral podemos dizer que eles costumam apresentar um tamanho que oscila entre 23 e 31 cm, com um peso variando entre 2 e 5 kg. Juntamente com os Chiahuahua ele ajuda a compor o grupo dos menores e mais ferozes cães de guarda do mundo.

Os Chiahuahua, como podemos supor, também não depositam na altura a sua principal qualidade. Com não mais do que 18 cm em média (e ainda com exemplares que não chegam a atingir 10 cm) e 3 kg de peso, eles configuram-se como os menores cães de guarda do planeta.

É uma verdadeira fera que, na falta de um porte físico que assuste, sabe muito bem utilizar-se do poder de um enorme estardalhaço.

5.Inteligência

Com relação à inteligência os Chihuahua e os Pinschers miniatura apresentam algumas diferenças marcantes. Este último, por exemplo, está classificado na 37ª colocação no The Inteligence of Dogs, devido à sua habilidade com trabalhos que costumam exigir bastante da inteligência dos animais.

Eles são capazes de atender bem a comandos; após uma boa sessão de adestramento, cerca de 2/3 desses cães já são aptos a obedecer sem a necessidade de se repetir as ordens. Sendo, portanto, considerados animais de fácil aprendizagem e suscetíveis às principais técnicas de adestramento.

The Intelligence of Dogs
The Intelligence of Dogs

Já os Chihuahuas ocupam a 67ª colocação no ranking de inteligência canina, que vai até a posição 80. Podemos dizer que eles possuem uma capacidade de aprender apenas razoável, necessitando de mais tempo e repetições de comandos que os Pinschers.

Apenas em 1/3 dos casos os cães dessa raça conseguem atender a ordens simples sem necessidade de repetições demoradas, o que, definitivamente, os coloca em posição de desvantagem em relação aos Pinschers miniatura quando o assunto é adestramento de cães.

Essas foi a nossa lista com algumas das principais diferenças entre os cães Pinschers miniatura e os Chihuahuas. Mas gostaríamos que nos deixasse a sua por meio de um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando, questionando, discutindo, avaliando, refletindo e aproveitando-se dos nossos conteúdos.

Veja também

Morcego-de-Bigode Mostrando os Dentes

Morcego-de-Bigodes: Características, Fotos e Nome Científico

O morcego-de-bigodes é uma espécie extremamente rara e recentemente catalogada. Seu nome científico é Myotis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *