Home / Animais / Ficha Técnica do Coala: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Coala: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

O coala é um animalzinho engraçado que não toma muita água, sabia? Ele obtém grande parte do líquido corporal a partir de folhas. Na língua aborígine, o seu nome significa “sem água”.

Coalas são seres marsupiais noturnos famosos por passar um bom tempo de suas vidas dormindo em árvores. Durante o dia eles dormem, escondidos em buracos ou brechas nas árvores, dormindo por até 18 horas.

Esse estilo de vida sedentário pode ser atribuído ao fato de terem cérebros invulgarmente pequenos e sobreviverem com uma dieta de folhas pobres em nutrientes.

Os coalas tendem a cheirar fortemente a eucalipto e almíscar. Pensa-se que isso desencoraja as pulgas e outros animais de viverem em seus pelos.

Quer saber mais sobre esse animal? Então continue com a leitura do artigo!

Ficha Técnica do Coala

  • Tipo: Mamífero;
  • Dieta: Herbívoro;
  • Expectativa: 20 anos;
  • Peso: 9 kg;
  • Tamanho: 60 a 85 cm;
  • Habitat: Galhos mais altos de eucaliptos, conhecidos como goma;
  • Nome científico: Phascolarctos cinereus.

O que o Coala Come?

O coala pode ingerir as folhas dos eucalipto, principalmente à noite. Ele não bebe muita água, como citamos, obtendo grande parte da hidratação por meio de plantas. Assim, esses animais podem ficar desidratados em temperaturas muito altas.

Cada exemplar come uma enorme quantidade de alimentos em comparação ao seu tamanho. São cerca de 1 kg de folhas diariamente, dá para acreditar? O coala ainda guarda lanches das folhas nas bolsas em suas bochechas.

Coala Comendo Folhas
Coala Comendo Folhas

Para digerir o alimento, ele tem um sistema especial digestivo – um longo intestino – que mede dois metros colossais e é repleto de super microrganismos que desintoxicam a vegetação.

Entre mais de 100 espécies de eucaliptos que crescem na Austrália, os coalas se alimentam apenas de 12. Ele também só come folhas em um estágio específico de crescimento. Esses animais podem facilmente esgotar seu próprio suprimento, sendo necessário que os conservacionistas precisam mover grupos desse animal para áreas onde a comida é mais abundante.

Como o Coala se Move?

Os coalas têm braços e pernas fortes, além de pés grandes com garras afiadas que os auxiliam a se mover entre as árvores. Eles também têm dois polegares oponíveis nas patas dianteiras, o que lhes permite uma boa aderência ao subir em maiores alturas.

Embora desajeitado no chão, o coala é um excelente nadador e pode atravessar rios para escapar de fortes inundações em uma área.

Como são os Filhotes de Coalas?

Os coalas são do tipo marsupiais, o que significa que eles dão à luz filhotes imaturos que se desenvolvem ainda mais na bolsa de sua mãe. Um coala recém-nascido é do tamanho de uma fava, cego e sem pelos.

Depois de passados os primeiros 6 meses dentro da bolsa materna, nos próximos 2 ou 3 meses, ele se agarra ao pelo de sua mãe durante o dia, retornando à segurança de sua bolsa à noite.

A mãe coala e seus filhotes desfrutam de um relacionamento muito próximo. Felizmente, ela carrega sua prole constantemente, cuidando deles até que eles tenham idade suficiente para serem independentes.

Quais são as Principais Ameaças às Populações de Coalas?

O coala é classificado como vulnerável na Listagem Vermelha da IUCN das Espécies Ameaçadas. A ameaça mais significativa para as populações desses animais é a perda de habitat devido à derrubada das florestas desenvolvimento urbano, industrial e rural.

A perda de habitat não apenas resulta em disponibilidade reduzida de comida e abrigo, mas também aumenta o nível de estresse. Quando sob nervosismo, os coalas são mais suscetíveis a doenças que podem levar à infertilidade e à morte.

Habitat do Coala
Habitat do Coala

Outra grande ameaça para as populações é a mortalidade devido a colisões com carros. Na Austrália, por exemplo, em média, quase 300 exemplares são mortos todos os anos por veículos.

Esses animais também são vulneráveis ​​a ataques de cães. Estima-se que cerca de 75% deles acabam morrendo devido aos ferimentos. Esse número pode ser ainda maior, pois muitos casos de ataques de cachorros e outros bichos não são relatados.

O que se Pode Fazer Para Ajudar os Coalas?

Existem campanhas de arrecadação de fundos e conscientização para a extinção dos coalas espalhadas por todo o mundo. É possível participar espalhando as palavras de conscientização às pessoas sobre a situação desses engraçadinhos animais. É possível também ajudar a angariar fundos para sua proteção.

Se você mora em uma área com coalas, existem várias maneiras de ajudar:

  • Plante árvores que servem de alimentação para eles;
  • Tenha cuidado para não atingir coalas enquanto estiver dirigindo, principalmente à noite, quando estiverem mais ativos;
  • Mantenha cães e gatos dentro de casa à noite para reduzir a probabilidade de ataques.

Fatos Interessantes Sobre o Coala

Curiosidades Sobre os Coalas
Curiosidades Sobre os Coalas
  • Os coalas não podem ser considerados ursos. Eles também não são mamíferos placentários ou “eutéricos”, mas sim,  marsupiais;
  • Existem menos de 80.000 coalas na Austrália;
  • Os coalas têm 5 dedos em cada pata frontal, dois dos quais são opostos aos outros. São parecidos com os nossos polegares, que podem se mover de maneira diferente dos dedos. Isso os ajuda a segurar firmemente os galhos e a agarrar seus alimentos. O segundo e o terceiro dedo das patas traseiras são fundidos para formar uma garra;
  • Existe um mito de que os coalas dormem muito porque se embebedam de certas plantas. Felizmente, isso não está correto! A maior parte do tempo é gasta dormindo, porque requer muita energia para digerir sua dieta tóxica, fibrosa e de baixa nutrição. Assim, dormir é a melhor maneira de economizar energia;
  • Os coalas na parte sul da Austrália são consideravelmente maiores e têm pelos mais espessos do que os do norte. Pensa-se que isso seja uma adaptação para mantê-los aquecidos nos invernos mais frios do sul;
  • A “casa” de cada coala é composta de várias árvores. Eles visitam essas mesmas árvores regularmente. Cada exemplar tem sua própria área de residência, que se sobrepõe à de outros coalas. A menos que se reproduzam, eles normalmente não visitam outras árvores. O tamanho de cada área residencial depende de uma série de fatores, incluindo a qualidade do habitat e o sexo, idade e posição social na população do coala.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *