Home / Animais / Como Proteger a Horta dos Cachorros?

Como Proteger a Horta dos Cachorros?

Em muitos momentos, manter os cachorros afastados das hortas pode ser um trabalho complicado, pois esses animais amam correr e pular em cima das coisas. Existem duas maneiras de evitar esse problema: fazer o cachorro mudar o comportamento dele ou então proteger os canteiros de algum modo. Nos próximos parágrafos, veja alguns passos para que sua horta ou canteiro não sejam danificados pelo seu cão.

Cerque as Plantas

É preciso colocar cerca na horta ou no canteiro, pois assim, o animal entenderá que não deve entrar naquele local. Em muitos momentos, os cães “passeiam” pelos canteiros porque acham que é apenas mais um local de livre acesso.

A cerca deve ter altura o suficiente para impedir que o animal salte ou empurre aquela proteção. A principal função desse cercado é mostrar para o cachorro que entrar naquela horta é muito difícil. Ao perceber isso, a tendência é que ele desista de invadir o local.

Barreiras de Plantas

Barreiras de Plantas
Barreiras de Plantas

Use plantas altas e espinhosas como barreira de proteção. Isso fará com que o cão perca a vontade de entrar naquele canteiro. Ao ver esse obstáculo, o cachorro verá aquele canteiro como um local menos atrativo para passear ou cavar, o que manterá a sua horta intacta.

Odores Desagradáveis

O olfato de um cão é 25 vezes mais desenvolvido que o de um ser humano, o que significa que esse cachorro não suporta cheiros muito fortes. Jogue alguns temperos nas barreiras de proteção como pimenta vermelha em pó ou algum outro elemento de cheiro forte. Outra boa dica para afastar o cachorro das hortas é borrifar vinagre ao redor de suas barreiras.

Cachorros Cheirando Planta
Cachorros Cheirando Planta

É preciso lembrar que o objetivo é apenas afastar o cachorro e não matá-lo ou adoecê-lo. Não utilize produtos tóxicos ou que tenham algum componente que cause problemas na saúde no animal. Além disso, é preciso prestar bem atenção no produto escolhido. Repelentes para afastar coelhos ou cervos não funcionam com cães, pois contém urina de coiote, elemento que atrai os cachorros.

Posicionamento das Hortas

Monte a sua horta em locais de difícil acesso tanto para os cães quanto para outros animais que possam destruí-la. Lembre-se de analisar bem o que está plantando antes de escolher o local da horta.

Não adianta montar a horta em um local fechado se aquilo que está sendo plantado precisa de luz solar. Mesmo que essa horta esteja protegida dos cães, ela vai morrer por falta de fotossíntese. Tudo isso tem que ser pensado antes que se comece a montar uma horta.

Recipiente para Jardinagem

Essa dica é específica para as pessoas que não conseguem conter o ímpeto de seus cães. Se, por acaso, a pessoa não encontrar meios de proteger os canteiros, talvez a melhor solução seja criar os seus vegetais ou plantas em recipientes específicos.

Com esses recipientes, proteger a plantação se tornará mais simples e impedirá que ela seja esmagada pelo cachorro. É mais fácil deixar um vaso longe de um cão do que uma horta inteira. Montar a plantação em um grupo de vasos pode trazer menos dor de cabeça para as pessoas que têm cães em casa.

Adestramento

Treinar o seu cachorro é um bom modo de impedir que ele entre em locais que não deve. O ideal é que esse treinamento comece ainda na infância do animal e seja feito baseado em um sistema de recompensa. Ou seja, cada vez que o cão fizer algo positivo, recompense-o com um biscoito ou algo parecido.

O cão precisa saber que a horta não faz parte dos caminhos que ele pode seguir. O ideal é ensinar o cachorro a não ir para um determinado local antes que ele vá. Deixar para fazer isso depois que o cachorro invadiu o local pode ser uma tarefa complicada. O cachorro pode gostar daquele ambiente e não querer sair mais.

Enquanto o cão estiver nessa fase de treinamento, não é bom deixa-lo sozinho, especialmente quando ele estiver próximo da sua horta. Isso é pedir para que o cão invada a sua plantação.

Área para Cães

Indique para o seu cão um local onde ele possa correr e brincar. Faça com que essa área seja divertida e chame a atenção do animal. Deixe alguns brinquedos disponíveis para o seu pet e tenha certeza que ele consegue se locomover com liberdade. Com isso, o animal provavelmente não sentirá necessidade de invadir outros espaços.

Além disso, também é possível colocar o cão em um espaço onde ele pode cavar, caso ele goste muito disso. Alguns cachorros invadem canteiros justamente para fazer buracos e enterrar coisas. Se quiser evitar que o cachorro faça buracos no solo, adicione pedras grandes ou então coloque alguma membrana de plástico no chão.

Não dê broncas no cão se tentar invadir a sua horta. Se a pessoa fizer isso, o cachorro sempre vai procurar aquele local somente para chamar a atenção de seu dono. O ideal é que a pessoa use pequenas sutilezas, como distrair a atenção do cachorro para que ele esqueça a horta.

Repelente para Cães

Repelente para Cães
Repelente para Cães

Um bom método para afastar o cachorro do canteiro é a utilização do repelente canino. Borrife esse produto em cima da barreira de proteção da horta ou do canteiro, pois assim o cachorro se manterá afastado. É importante lembrar que isso deve ser borrifado no canteiro e não no cachorro. Se o cão receber a borrifada diretamente, ele provavelmente vai se afastar de você e não da sua horta.

Instruções Repetitivas

É preciso ser insistente no processo de ensino do seu cão. Nunca deixe que ele entre em seu canteiro sem receber nenhum tipo de punição. Vale lembrar que essas punições jamais devem ser agressivas. Por outro lado, se o cachorro fizer algo de bom, sempre o recompense por meio de algum petisco. Assim, o cachorro saberá que existe um bom motivo para ele te obedecer.

Cachorro Longe da Horta
Cachorro Longe da Horta

Somente a persistência no treinamento fará com que o cachorro fique longe de sua horta. Dificilmente algum cão vai entender essa mensagem na primeira vez que você disser. Portanto, será preciso repeti-la várias vezes até que ele entenda que não deve invadir o seu local de plantação. Tenha paciência e não esqueça que o cachorro é seu amigo, portanto, não deixe de brincar e se divertir com ele.

Veja também

Animais que Começam com a Letra F: Nomes e Características

A fauna animal é diversa de A a Z. A numerosa quantidade de espécies, filos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *