Home / Animais / É Verdade Que o Leite Corta o Efeito do Veneno?

É Verdade Que o Leite Corta o Efeito do Veneno?

O leite corta o efeito de venenos? É verdade ou mito? Há muitas pessoas e muitos ditos que acreditam que o leite é capaz de agir positivamente no combate a determinados efeitos, sobretudo em animais. 

Mas será que isso é verdade? Essa é uma dúvida muito comum, tendo em vista as propriedades do leite e também as diferentes intoxicações por causa de venenos. 

Continue acompanhando este artigo para saber se é verdade que o leite corta o efeito do veneno ou não, e também como proceder em caso de envenenamento. Confira! 

O Leite Corta Ou Não O Efeito Do Veneno?

Antes de tudo, para deixar claro, todo e qualquer tipo de envenenamento é caracterizado por toda substância nociva que de alguma forma entra no organismo e prejudica as células que o constituem. Sendo assim, um envenenamento pode ser tanto de grau leve, quanto de maior grau. 

Tudo depende do tipo de veneno, do tipo de peçonha e claro, de qual veneno foi ingerido ou mesmo de alguma forma entrou em contato com as células do organismo.

Copo de Leite
Copo de Leite

 

O fato do veneno agir no organismo e prejudicar as células pode ser tanto em animais domésticos, como nos seres humanos. 

Em animais, sobretudo gatos e cachorros, o envenenamento pode acontecer a partir do simples contato com um animal perigoso, como aranha ou escorpião, ou também a partir da absorção de venenos e ingerir alimentos com substância tóxica. 

Muitas pessoas não gostas de animais, e por maldade, fazem “armadilhas” para os pequenos seres consumirem e consequentemente morrem intoxicados. 

Afinal, será que o leite resolve esse problema? 

Vamos lá, ele resolve em partes, de modo muito raso. o leite é capaz de apenas neutralizar alguns efeitos, mas não inibir totalmente o veneno. 

Ele ajuda a conter a ação tóxica do veneno, pois age na parede de órgãos que foram afetados, dessa maneira, “neutraliza” por alguns momentos as ações tóxicas.

Mulher Bebendo Leite
Mulher Bebendo Leite

Porém, ele não vai neutralizar totalmente os efeitos que o veneno causa no corpo. Desta maneira, o leite é uma menino pouco eficaz no combate a determinadas toxinas. 

No caso de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões, cobras, etc. não adianta consumir o líquido, pois o veneno vai diretamente para a corrente sanguíneo e não para o estômago. 

O leite quando ingerido vai para o estômago, por isso, pode proteger de maneira rasa quando ingere algum tipo de veneno por via oral. ele protege a parede do estômago evita maiores danos, mas no caso de picadas, ele não funciona de modo algum. 

então o que fazer caso você ou seu animal de estimação seja intoxicado por algum tipo de veneno? Confira as dicas abaixo! 

O Que Fazer Em Caso De Intoxicação?

O mais indicado, sem dúvida alguma, é buscar ajuda de especialistas, seja um médico veterinário para o seu pet, ou um médico para você. 

Isso porque existem remédios que se aplicados diretamente no local, inibem de maneira efetiva e combatem com sucesso diferentes venenos. 

E quem sabe quais são esses remédios, como e onde aplicá-los, é o especialista. Em caso de qualquer tipo de intoxicação, seja ela de grau leve ou grau elevado, busque por um especialista que entenda do assunto, com certeza ele lhe fornecerá os remédios e as informações necessárias para se livrar de uma vez dos venenos e intoxicações ocorridas. 

O leite é pouco eficiente, e só funciona quando o veneno é ingerido por via oral, fazendo com que vá para o estômago, se for de outro modo (que são muitos, falaremos mais abaixo) não adianta tomar leite e sim procurar ajuda.

Existem muitos “mitos” e receitas caseiras que podem ser utilizadas, mas especialistas garantem, nenhuma delas são comprovadas cientificamente e algumas vezes pode ser apenas perda de tempo utilizá-las. 

Como por exemplo é o caso de dar ovo cru ao animal intoxicado, ou mesmo oferecer a gema ou a clara do ovo cru, como também dar quiabo cozido, ou mesmo alguns outros remédios como dipirona. 

É importante destacar que essas são medidas e soluções caseiras que não comprovadas cientificamente e podem não fazer efeito algum em caso de intoxicação. 

Desta maneira, não hesite em buscar ajuda, especialistas sabem como agir e os remédios que realmente funcionam no organismo do seu animal e no seu.

Cachorro Bebendo Leite
Cachorro Bebendo Leite

Existem muitas formas de intoxicações, de diferentes maneiras e sobretudo quando os pets têm contato direto com a rua, eles podem consumir, diretamente ou indiretamente algum tipo de veneno, seja colocado de propósito ou mesmo sem querer, sem intenção de prejudicar o ser vivo, mas que mesmo assim ele continua sendo prejudicado. 

Agora que você já sabe o que fazer em recorrentes casos de infecções, veja a seguir quais são os tipos mais comuns de intoxicação e fique atento para evitá-las.

Quais Os Tipos Mais Comuns De Intoxicação?

O veneno pode ser absorvido pelo organismo de diferentes maneiras, e através dele substâncias nocivas entram em contato diretamente com as células e afetam drasticamente, podendo levar inclusive à morte, de acordo com o grau doce veneno.

Algumas maneiras comuns de infecção, sobretudo nos pets, é o de ingerir algum alimento com a substância tóxica. 

Isso acontece tanto de maneira proposital, como sem querer. é o seguinte, muitas pessoas não gostam de gatos e cachorros e diariamente maltratam qualquer bichinho que observam na rua, tenha dono ou não, colocam veneno dentro de algum alimento e depois dão ao animal, ou mesmo jogam água fervendo, batem e realizam outras diferentes ações para prejudicar o animal. Nesse caso, o animal ingere o veneno é muito prejudicado, devendo ser socorrido com urgência. 

Outra coisa muito comum e que acontece com frequência, é o caso de pessoas colocarem venenos para ratos e sem querer, cães ou gatos consumirem, nesse caso o animal pode ter convulsões e deve ser levado ao especialista com extrema urgência, pois o veneno é muito nocivo para sua saúde. 

Muitos venenos tóxicos também podem ser ingeridos pelo ar, através de inseticidas e pulverizações. 

Não hesite de modo algum em procurar ajuda de um especialista, ele pode salvar a sua vida, como também a do seu pet! 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo! 

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *