Home / Animais / Como os Filhotes de Tucano Nascem? O Que Eles Comem?

Como os Filhotes de Tucano Nascem? O Que Eles Comem?

Tucanos defendem seu território com seus enormes bicos no alto do dossel da floresta tropical. Eles são deslumbrantes, brincalhões e bastante barulhentos – e vivem no alto das copas das árvores das florestas da América Central e do Sul. Pode-se pensar que um tucano é um dos papagaios por causa de seu bico distinto – mas, na verdade, é um pássaro pica-pau.

Melhor Pular ou Melhor Voar? O Tucano Responde!

Os tucanos habitam o andar superior do gigante da selva e estão bem camuflados, apesar de suas cores de sinal na densa folhagem. Outros animais podem considerá-los flores. Com suas pernas poderosas e os dois dedos projetando-se para frente e para trás, os tucanos saltam habilmente pelos galhos e sempre encontram um local seguro lá. Para voar, suas asas curtas e arredondadas não são tão adequadas, pelo menos não para distâncias maiores. Como a maioria dos pica-paus, eles voam em forma de onda: com algumas batidas rápidas nas asas, eles se elevam – e depois deslizam por um momento.

Alto e Brincalhão

Em busca de comida, os tucanos percorrem a selva em pequenos grupos; eles deveriam pertencer aos animais mais barulhentos da selva. Desejados são frutas e insetos. Os tucanos maiores também comem pequenos répteis e mamíferos. Alguns roubam até ninhos de pássaros. Para beber e tomar banho, eles procuram poças de chuva nas cavidades das árvores, porque os tucanos relutam em deixar as árvores.

Os tucanos são muito sociáveis ​​e gostam de brincar. Com seus grandes bicos, eles realizam batalhas fortes de esgrima ou jogam entre si bagas e frutos. Eles dominam perfeitamente a arte de fazer bagas: com a ponta do bico, pegam uma baga, jogam-na para cima, colocam a cabeça para trás, pegam e deixam rolar pelo bico longo. A propósito, as bordas dos bicos são serradas. Isso lhes permite segurar e cortar melhor as frutas maiores. Os filhotes de tucano nascem em ninhos nas arvores. À noite, um tucano se disfarça de bola: coloca o bico nas costas e inclina a cauda por cima.

E Essa Família Colorida?

45 espécies pertencem à família – e nenhuma se assemelha à outra em tamanho, cor e padrão. Os pássaros têm entre 32 e 64 polegadas de comprimento. A menor espécie de tucano do mundo tem apenas metade do tamanho do tucano gigante. Com a plumagem mais colorida, algumas espécies adornam-se. A única semelhança familiar: o bico imponente, que compõe cerca de um terço do corpo em todas as espécies.

E Esse Bico Gigante? Para Que Serve?

Os cientistas têm várias explicações para o significado do poderoso bico de tucano, que é preenchido principalmente com ar no interior e, portanto, é muito leve. Caso contrário, o pássaro tombaria. Cada espécie de tucano tem sua própria coloração de bico sempre muito perceptível. Obviamente, serve para reconhecer co-específicos. Além disso, inimigos menores podem ser dissuadidos pelo poderoso bico; Aves de rapina e martas não serão capazes de escapar.
Ao mesmo tempo, o bico é uma espécie de ar condicionado. Se estiver quente demais para o tucano, ele bombeia sangue para esfriá-lo. Aliás, os elefantes fazem isso com os ouvidos. Ele é fiel e atencioso. Um casal tucano fica junto por toda a vida. Eles se reproduzem em cavernas de árvores, mas com o bico quase oco não conseguem fazer um buraco no tronco como outros pica-paus. Os tucanos, portanto, usam buracos naturais ou já vazados.

Bico do Tucano
Bico do Tucano

A fêmea põe de dois a quatro ovos por ano, dos quais os pais cuidam juntos. Depois de duas a três semanas, os meninos chocam sem penas – seis a nove semanas são alimentados pelos pais até deixarem o ninho. Dão para os filhotes pequenos insetos.

Fatos e Curiosidades Sobre o Tucano!

  • Os tucanos pertencem à ordem dos pica-paus e são encontrados em florestas tropicais e subtropicais no meio das terras altas da América do Sul e em Trinidad. A maioria das espécies vive na região amazônica.
  • No total, existem 45 espécies de tucanos classificados em seis gêneros pertencentes à família dos Ramphastidae.
  • As espécies maiores são os tucanos gigantes com um comprimento de corpo de sessenta centímetros. Os pássaros mais coloridos desta família são o arco-íris e o tucano-peixe.
  • Todos os tipos de tucanos são considerados ameaçados de extinção, porque são caçados pelos seres humanos por sua plumagem e carne vistosos.
  • A cor básica da plumagem brilhante é preta, na garganta e no peito aparecem manchas de cores brilhantes em branco intenso, laranja, vermelho, verde ou amarelo.

  • Os tucanos se alimentam principalmente de ovos de outras aves, insetos, aranhas e frutas. Os grandes espécimes também são pequenos mamíferos e répteis como fontes de alimento.
  • Por causa das asas curtas, os tucanos voam mal e se movem principalmente saltando de galho em galho.
  • Os pássaros coloridos vivem na densa floresta nas copas das árvores e nidificam em pequenas cavernas de troncos grossos.
  • O bico atraente, pouco prático e colorido dos tucanos é quatro vezes maior que a cabeça dos pássaros e tem um comprimento de cerca de vinte centímetros. Embora pareça pesado e maciço, seu bico pesa pouco, pois possui cavidades no interior. Cada pássaro tem um bico único e colorido individualmente, o que é, portanto, uma característica distintiva entre seus pares.
  • Os cientistas suspeitam que o bico grande, por um lado, ofereça uma atração visual adicional para encontrar um parceiro, por outro lado, usado para se defender de predadores, como pássaros grandes e doninhas. A função de regular a temperatura corporal também está sendo pesquisada intensivamente. Os pássaros podem liberar excesso de calor no corpo através do bico grande no ar.
  • Machos e fêmeas vivem como casais monogâmicos e cuidam da criação dos meninos juntos.
  • O chamado característico dos tucanos pode ser ouvido a longas distâncias na selva e soa semelhante ao barulho alto dos sapos.
  • Na posição de dormir, os tucanos parecem bolas de penas enroladas, enquanto colocam as contas nas costas e dobram as longas caudas sobre os corpos.
  • Em muitas culturas indígenas da América do Sul e Central, diz-se que o tucano possui energias negativas. As pessoas supersticiosas suspeitam que os pássaros sejam habitados por espíritos malignos e, portanto, sua carne não deve ser comida em certas ocasiões.

Veja também

História do Tracajá e Origem do Animal

O tracajá é uma espécie de cágado que habita o Brasil há milhões de anos. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *