Home / Animais / Polvo do Mar: Características, Nome Científico, Origem e Fotos

Polvo do Mar: Características, Nome Científico, Origem e Fotos

Os polvos são animais invertebrados que possuem muitos pés. O próprio nome “polvo” possui esse mesmo significado. São animais que são encontrados somente no mar e habitam todos os oceanos do planeta. Entretanto, eles preferem as águas mais quentinhas e tropicais. Outra característica muito marcante desse animal é a presença de tentáculos que ficam ligados na cabeça.

Características do Polvo

Eles possuem oito braços que são extremamente importantes para a sua sobrevivência. Esses animais podem fazer a dispersão desses membros em um processo que se chama amputação espontânea.

Outra curiosa característica dos polvos é que eles mudam de cor conforme a situação. Em momentos de perigo ou atenção eles costumam mudar de cor de forma muita rápida, sendo essa ação uma espécie de camuflagem.

Lembra que os desenhos animados mostram os polvos sempre soltando uma tinta muito escura? Saiba que isso acontece de verdade e esses animais liberam esse jato de tinta. Assim, eles podem despistar os predadores e fugir com mais precisão. A tinta também contem um cheiro que proporciona mais uma facilidade  para fugir dos inimigos. Os polvos podem possuir até quatro tipos de pigmentos usados em suas tintas, que variam  de acordo com a espécie do bicho.

Para você ter uma ideia de como essa tinta possibilita a sobrevivência dos polvos, algumas espécies conseguem se camuflar de um jeito tão perfeito que  imitam até mesmo a aparência dos seus predadores mais ferozes.  É ou não é um dos animais mais espertos que você conhece?

Não costuma nadar em bandos e utilizam as rochas como abrigo. O peso dos polvos varia conforme a espécie que pertencem. Alguns são bem pequenos  epesam apenas poucos quilos, enquanto outros chegam a atingir mais de 30 quilos. Por essa aparência eles também são conhecidos com o “monstro dos mares”.

Nome Científico e Outras Informações Sobre os Polvos

A espécie mais conhecida de polvo é a Octopus vulgaris. São animais que possuem um complexo sistema sensorial, com a presença de um cérebro que possui memória e capacidade de aprendizado.

Por sua inteligência incomum são animais que são estudados com muita frequência. Os braços têm uma flexibilidade impressionante e podem captar tensões, Já as ventosas ajudam na locomoção do animal e são responsáveis por garantir que o polvo sinta as texturas e cheiros.

Polvo Nadando no Fundo do Mar
Polvo Nadando no Fundo do Mar

Os polvos do mar se alimentam de carne, em especial, de peixe e crustáceos. Uma informação curiosa é que eles podem comer indivíduos da mesma espécie. É um animal muito explorado de forma comercial e serve de matéria prima para pratos da culinária de todo o mundo.

Quando estão na superfície costumam se alimentar de algas e plâncton. Entretanto, esses animais costumam frequentar de forma mais intensa as partes mais profundas dos mares.

Reprodução do Polvo Marinho

A reprodução desse animal é realizada de forma assexuada quando a fêmea tenta trair os machos por meio de feromônio. Por meio de um dos braços, os machos depositam os espermatozoides que ao fecundarem os óvulos dão origem a mais de 100 mil ovos. Logo após esse processo, os machos acabam morrendo.

Ovos da Reprodução do Polvo Marinho
Ovos da Reprodução do Polvo Marinho

Os ovos são depositados em locais diferentes e permanecem sendo cuidados pela fêmea até o nascimento dos pequenos polvos. São animais que procuram procurar companheiros apenas na época da cópula.

Os tentáculos do bicho possuem ventosas que ajudam na captura das pressas. É como se fosse uma espécie de “adesivo” que não deixa alternativa de escape para o animal capturado. Assim, essa importante característica garante que os polvos possam caçar e se locomover com muita rapidez.

 Curiosidades Sobre os Polvos

Considerados um dos animais mais inteligentes do mundo, o polvo é estudado com muita frequência. Isso porque a sua inteligência ainda é um grande mistério para os cientistas. Você acredita que eles são capazes de criar ferramentas, manter laços e desenvolver estratégias? São animais que manifestam medo e possuem habilidades muito desenvolvidas.  Por esse motivo, trouxemos algumas das mais interessantes curiosidades sobre os polvos. Vamos conferir?

  • Os polvos possuem olhos desenvolvidos o que é um diferencial para o desenvolvimento da espécie.
  • Depois do ato de acasalamento, as fêmeas permanecem atentas aos ovos colocados. Com a “ocupação”, elas acabam ficando sem se alimentar e morrem logo após os ovos eclodirem.
  • Em testes realizados os polvos foram colocados em uma caixa. As observações dão conta que os animais foram capazes de formar estratégias para empurrar e conseguir alcançar alimentos por um buraco existente.
  • Possuem cérebros grandes. Mas engana-se quem pensa que ele é utilizado para com função cognitiva. A maior parte dos neurônios responsáveis pelas atividades estão localizados nos tentáculos do animal.
  • É muito comum que o polvo deixe um pedaço do seu membro com seus predadores. Ele solta o tentáculo e foge rapidamente. Isso é possível graças a sua incrível capacidade de regeneração que possibilita que logo um novo membro se desenvolva. Inacreditável, não é mesmo?
  • Em um piscar de olhos os polvos conseguem mudar de cor de acordo com a situação que estão vivendo. Por meio dessa camuflagem eles conseguem despistar os inimigos, além de conseguirem alcançar de forma mais efetiva as suas presas.
  • O polvo-véu possui uma forma muito peculiar de despistar os seus predadores. Com o auxílio de uma espécie de véu formado de membrana ele engana os demais animais fingindo que é maior do que parece.
  • Você lembra do Polvo Paul, o profeta da Copa do Mundo de 2010? Esse polvo ficou famoso por acertar qual das seleções iriam vencer os jogos no campeonato mundial de futebol.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o polvo do mar, que tal nos contar qual curiosidade sobre o bicho você achou mais interessante? É só deixar um comentário logo abaixo! Até a próxima!

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *