Home / Animais / Como Identificar Um Pitbull? Como Saber Se É Puro ou Mestiço?

Como Identificar Um Pitbull? Como Saber Se É Puro ou Mestiço?

O nome pitbull é usado regularmente de maneira não corrigida. Tradicionalmente, o pitbull é um termo abreviado para American Pit Bull Terrier, é usado erroneamente em referência a cães que têm um aspecto e aparência semelhante ao pitbull terrier americano.

O uso incoerente da expressão cria confusão, ainda mais quando se refere a descrição de raças mistas. E diante de todas as leis pelo mundo que discrimina aqueles que consideram “cães do mal” torna-se ainda mais significativo identificar corretamente um pitbull genuíno. Vamos analisar passo a passo a identidade do verdadeiro pitbull de raça:

Como Identificar Um Pitbull?

Primeiro passo: assistir o cachorro em jogo. Isso lhe dará uma ideia confiável do caráter do cão. Os pitbulls são caracterizados por serem amigáveis, alertas e confiáveis. Um pitbull criado de modo responsável e bem socializado mostra um suave carisma e afeição por seus donos.

Mas os pitbulls também são traiçoeiros e podem estar instintivamente mais propensos a atacar outros cães, a menos que esteja treinado a se socializar ou se comportar corretamente desde filhote.

Segundo passo: Observar o cão interagir com as pessoas. Ele deve ser curioso e obediente enquanto age com um comportamento protetor instintivo. A suspeita quanto a pessoas desconhecidas e cães é típica desta raça. Se o cão é ágil, tímido ou tem medo de estranhos, é provável que tenha sido maltratado ou que não seja um verdadeiro pitbull.

Terceiro passo: Examinar a força física do cão. O peito deve ser musculoso e ter uma forma de barril, dando a impressão de força e agilidade. Acredita-se que a fraqueza física são indicativos de falhas cruzadas ou genética. Cães dessa raça que demonstram essas qualidades não devem ser usados para reprodução.

Quarto passo: Medir a cabeça e os ombros com uma fita métrica. A cabeça deve ter a terça parte da largura dos ombros. O pitbull terrier americano tem uma mandíbula forte e definida.

Quinto passo: Sentir o pescoço. Deve ser firme e musculoso, mas flexível. Um pescoço fraco é considerado um defeito e os cães que exibem esse recurso não devem ser usados para reprodução.

Sexto passo: Medir a altura do cão desde as patas frontais até o ombro. A altura típica de um pitbull varia de 14 a 24 polegadas no ombro, enquanto as fêmeas são um pouco menores que os machos. Qualquer cão fora desta faixa de altura provavelmente não é um pitbull puro-sangue.

Sétimo e último passo: Levar o cachorro a um veterinário e pesa-lo. Um macho adulto não deve pesar mais 27,21 kg, enquanto o peso para a fêmea madura, em boas condições, oscila entre 13,60 e 22,67 kg.

Como Saber Se É Puro Ou Mestiço?

A primeira coisa a ter em mente é que as principais associações e entidades oficiais responsáveis pela classificação e padronização de raças caninas, como a FCI ou a International Cynological Federation ou o AKC ou American Kennel Club, não reconhecem o American Pit Bull Terrier como uma raça oficial.

Portanto, neste nível oficial não é uma raça consolidada. Em qualquer caso, existem certas associações, como a UKC, que o reconheceram como uma raça diferente e registraram, levando em conta um determinado padrão.

Além disso, também é necessário saber que existem muitas variedades consideradas como tipos ou sub-raças do pitbull, como: pitbull nariz vermelho, pitbull nariz azul, colby, chamuco ou pitbull mexicano etc, mas que, na verdade, eles não são reconhecidos oficialmente por nenhum clube ou associação oficial.

São as associações do United Kennel Club e American Dog Breeders que estipularam que o pitbull terrier americano deve preencher os seguintes atributos físicos :

O pitbull é um cão de tamanho médio que parece sólido e compacto, porque o corpo é apenas um pouco mais comprido do que alto. Nas fêmeas, pode ser um pouco mais longo que nos machos.

Com musculatura forte e bem definida, o pitbull é um cão muito atlético. Sua cabeça é de comprimento médio, largo e plano. O focinho é largo e um tanto plano, não tão plano quanto o de um bulldog, já que pode ser mais ou menos longo, mas sem atingir o comprimento do nariz de raças como alguns cães pastores. Seu nariz é grande e largo, com narinas bem marcadas, não importando com que cor se apresente.

As orelhas estão entre pequenas e médias, altas e retas ou com meia queda. Este é o caminho natural embora, infelizmente, muitos ainda sejam encontrados com suas orelhas cortadas. A cauda é relativamente curta, com uma base larga, estreitando-se gradualmente até a ponta.

Pitbull Com a Orelha Pontuda
Pitbull Com a Orelha Pontuda

Sua pelagem é muito curta e pode ser vista em todas as cores e padrões, ou seja, com manchas, sem elas, listradas e mistas, sejam brancas, pretas, marrons, avermelhadas, azuis, etc. A única cor não encontrada nesta raça é mel, que vemos em outras raças caninas.

Como Identificar Desde Filhotes

Filhotes de qualquer raça de cachorro podem, às vezes, ser complicado para se identificar com uma raça específica e é freqüente que nos perguntemos que raça eles poderiam ser. No caso dos filhotes de cachorro pitbull, devemos levar em conta que, mesmo que sejam pequenos, eles continuarão a ter uma cabeça e focinho grandes e largos, bem como as orelhas triangulares e a base larga um pouco inclinadas para a frente, se não forem cortada.

Em geral, deve-se notar que o filhote cumpre as mesmas características mencionadas acima no artigo. Além disso, lembre-se de que, como filhote, alguns traços de caráter serão mais marcantes, como energia, entusiasmo, confiança e assim por diante.

O tipo de pelagem e a cor não mudam só porque são filhotes, quer dizer, um cachorro pitbull terá pelo curto e pode ser de várias cores e padrões. À medida que o cão cresce, será mais fácil saber com mais certeza se é um pitbull puro ou não, ou se tem parte da mistura com esta raça.

E Se Não Conseguir Identificar O Pitbull Puro?

Pitbull Puro
Pitbull Puro

Se todas essas indicações não foram suficientes para que você possa determinar se o pitbull é de raça pura, se é uma raça misturada ou outra raça similar, como um staffordshire terrier americano ou um valentão americano, recomendamos ir a um veterinário para ajudá-lo a descobrir, ou entrar em contato com um clube ou associação de cães.

Contatar o criadores de cães., em especial os criadores onde adquiriu o seu pitbull pode ajudar muito também. Estes são os profissionais que poderão ajudá-lo a saber se o seu pitbull é puro ou não, ou se é um cruzamento entre diferentes raças. Por fim, existem testes de DNA específicos que poderão definir a pureza ou mistura.

Veja também

Quais os Animais Com Menor Tempo de Gestação?

Explorando o que acontece nas diversas espécies, há tantos aspectos que os unem, mesmo que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *