Home / Animais / Como Fazer um Cachorro se Acostumar com Outro?

Como Fazer um Cachorro se Acostumar com Outro?

Cachorro é sempre sinônimo de companheirismo e alegria. Não é difícil para os amantes desses bichinhos decidirem por ter um segundo cão. Os benefícios podem ser muitos! Dentre eles, os animais podem brincar e interagir de forma harmoniosa.

É preciso lembrar que brigas também podem ser muito frequentes com a chegada do novo membro da família. Uma situação muito comum é o cão mais velho sentir seu território invadido e não querer muita aproximação com o caçula. Algumas dicas podem fazer a diferença nesta essa adaptação. Veja:

Escolha Lugares Neutros

No geral, os cachorros são territorialistas. O ideal é realizar o primeiro contato entre os dois animais em um lugar que não seja a casa do cão mais velho. Dessa forma, a dica é realizar a apresentação dos dois pets em um parque, por exemplo. Assim, eles podem se conhecer em outro ambiente e evitar a competição e sentimento de invasão por parte do cachorro que já vive com você.

Dois Cachorros se Conhecendo
Dois Cachorros se Conhecendo

A orientação é que você fique com o cachorro mais velho e uma outra pessoa fique responsável por segurar o mais novo. Brincadeiras, carinhos e mimos são uma boa pedida nesse primeiro contato. Desta forma, investir em um passeio é uma grande dica para que a apresentação não gere brigas entre os peludinhos.

Levando para Casa

Depois da interação em um ambiente neutro, chegou a hora de levar os cachorros para casa. É muito importante fazer uma preparação prévia e deixar comida e brinquedos separados para cada um deles. Assim, o cão mais velho não irá precisar disputar nem defender nada e os conflitos serão evitados.

O cachorro mais velho tem uma tendência a querer impor respeito, entretanto, os cães adultos não costumam atacar os filhotes. Em todo caso, é muito importante se manter por perto para avaliar com cuidado as primeiras impressões do peludo com o novo irmão e, claro, ficar sempre preparado para conter os ânimos.

Ciúmes e Carinhos

Cada situação e cada animal são únicos. Na hora de fazer carinho é importante fazer os cães associarem que a presença do outro é importante. Ou seja, quando você estiver fazendo carinho em um deles e o outro se aproximar, é importante que você não fique receoso e pare o carinho.

Continue as demonstrações de afeto e mostre que você fica feliz, fazendo o outro cãozinho perceber que o novo companheiro é uma coisa boa em sua vida e não uma ameaça.

Cachorro Ciumento
Cachorro Ciumento

Lembre-se de não focar atenção em só um deles. Isso poderá gerar um sentimento de abandono no menos contemplado com cuidados e carinhos e causar ciúmes e desconfiança entre os cachorros. O resultado disso você já pode imaginar, não é mesmo? Brigas!

Esse cuidado é muito importante no início da adaptação dos peludinhos pois eles tentarão a todo custo chamar a atenção do dono.

Cães de Tamanhos e Idades Diferentes

Se o seu animal mais velho é de grande porte fique atento a interação com o novo membro da família nos primeiros dias. Principalmente, se o novo morador da casa for um filhote. Muitas vezes, os cachorros maiores não têm noção da força e até mesmo em uma brincadeira pode machucar o novato.

A dica é ficar sempre atento para verificar se o cão mais antigo não está sendo agressivo em excesso. No caso de adaptação de filhotes com cães mais velhos é comum que os idosos não aguente o “pique” do mais novinhos e acabem se estressando com tanta brincadeira.

Comida e Brinquedos

Não esqueça de separar um pote de ração, caminha e água para o caçula. Isso é muito importante para que o cão mais velho possa ter a certeza de que ele continua tendo o seu próprio local especial e que seus privilégios como “irmão mais velho” não foram retirados com a chegada do novo cachorro.

Se for possível, separe fisicamente os dois potes de comida e água e coloque-os em regiões diferentes da sua casa para que cada um tenha seu espaço.

Cachorros Comendo Juntos
Cachorros Comendo Juntos

O mesmo vale para os brinquedos: procure fazer com que eles entendam que cada um deles tem o seu objeto e não há motivo para disputas e ciúmes.

Outras Dicas para Acostumar um Cachorro com Outro:

-Para consolidar essa amizade os passeios sempre são uma excelente alternativa para que os cachorros possam interagir. Vale parques, praças e demais áreas ao ar livre que poderão proporcionar bons momentos de conhecimento entre os bichinhos.

– Seja firme em caso de brigas. O ideal é sempre intervir e separá-los quando acontece algum desentendimento mais grave. Essa atitude pode evitar que um deles se machuque e, consequentemente, isso seja mais um problema na relação entre eles. Esse processo de adaptação pode ser mais lento nos casos em que os dois cães já sejam adultos.

– Evite deixar os animais desacompanhados nos primeiros dias de adaptação. Reforce isso caso os dois cães sejam de tamanhos muito diferentes.

– Procure compreender e observar o temperamento de cada cãozinho. Assim, você poderá identificar como eles preferem ser tratados e como o cão mais velho está reagindo a nova companhia dentro de casa. Entender seus pets é um grande passo para executar a interação dos cães de forma saudável e correta.

Tenha Paciência, Tudo tem seu Tempo

Com o passar do tempo a tendência é que algum estranhamento inicial desapareça. Mesmo com todos os cuidados é possível que a adaptação seja complicada e que os cachorros não interajam tão bem com o passar dos dias.

Mas não desanime! Mesmo se depois de tentar todas essas dicas os cachorros ainda estão se entranhando muito, o ideal nesse caso é procurar um profissional especializado para avaliação correta dos bichinhos, dos seus temperamentos e do que pode ocasionar essa situação.

Dessa forma, tenha paciência e vá com calma! Tudo tem o seu tempo e com os animais também é assim! Passada essa fase turbulenta de adaptação, certamente os cães irão se familiarizar e você ganhará uma casa mais felizes, animada e repleta de amor com os peludinhos em perfeita harmonia.

Veja também

Silky Terrier: Preço, Como Adotar e Onde Conseguir Um

O Australian Sikly Terrier ou Silky Terrier tem, à primeira vista, uma aparência muito semelhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *