Home / Animais / Como os Equinodermos Respiram? Sistema Respiratório

Como os Equinodermos Respiram? Sistema Respiratório

Você já ouviu falar sobre os equinodermos? Eles são seres que habitam as profundezas marinhas e alguns deles são poucos conhecidos por nós, no entanto, alguns deles nos são familiares, como é o caso da estrela do mar. 

Os equinodermos fazem parte do grupo Echinodermata, que é amplo, repleto de seres vivos com características distintas.

Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito dos equinodermos, quais são as principais espécies, os principais características e também como eles respiram embaixo da água. Confira! 

Você Sabe o que são os Equinodermos?

Os equinodermos passam muitas vezes despercebidos por nós, pois são animais que vivem nas profundezas marítimas e raramente são vistos. Mas é importante destacar que esse animais existem em grande quantidade nos oceanos.

Os equinodermos possuem o corpo coberto por “espinhos”, que compõem praticamente toda a estrutura do animal. Eles possuem um endoesqueleto, ou seja, seus ossos localizam no interior do corpo do seu corpo. O próprio nome Equinodermos tem o significado de echinos = espinhos e dermos = corpo, logo, é identificado como “corpo de espinhos”. Seu esqueleto é muito resistente e muito bem desenvolvido, fato que facilita a sustentação de todo o corpo do animal.

Mas não são apenas essas as características dos equinodermos, eles possuem diversas particularidades e se diferenciam dos demais devido a elas. 

Outra característica muito interessante desses seres vivos é o fato de possuírem diversas lâminas na composição do seu corpo. É um sistema denominado como ambulacrário, que tem a principal função de facilitar a locomoção do animal, mas não apenas isso, o sistema está totalmente ligado também com a respiração, com a excreção e circulação. Então essa é uma característica vital desses seres vivos, que podem viver com tranquilidade nas profundezas marítimas. 

Eles também possuem pés, conhecidos como pés ambulacrais, estes que são dotados de paredes musculares e contribuem para a absorção de líquidos. Quando o líquido é absorvido e faz pressão nos pés, eles ficam rígidos, porém, quando tal pressão é diminuta, tendem a ficar moles, e devido a isso, acontece a movimentação dos equinodermos. 

Eles são animais peculiares e cheios de curiosidades. Mas afinal, como os equinodermos respiram embaixo da água? Para saber a resposta, continue acompanhando o artigo e veja logo abaixo! 

Como Funciona o Sistema Respiratório dos Equinodermos?

O sistema respiratório dos equinodermos acontece pela difusão. Isto é, a troca gasosa acontece principalmente entre a água do mar e a água já presente no corpo do animal. Ela pode ocorrer pelas pequenos filamentos posicionadas ao lado da boca (semelhantes as brânquias), como também podem correr pelo sistema ambulacral. 

Vale lembrar que os equinodermos não possuem pigmentos capazes de transportar o oxigênio, por isso a troca de gases acontece principalmente pela difusão. É importante destacar ainda que o sistema respiratório dos equinodermos não é complexo. 

Cada espécie possui a sua maneira característica de respiração, todas ocorrem por difusão, porém, cada qual com a sua especificidade. 

No caso dos pepinos do mar, a respiração ocorre principalmente pelos pequenos filamento próximos a sua boca e é capaz de transportar o líquido celomático. Já quando falamos dos ouriços do mar, a respiração acontece sobretudo pelas brânquias dérmicas, onde também tem a função de transportar o líquido celomático, eles também possuem pequenos apêndices, com pinças em determinadas extremidades para limpar pequenas “sujeiras” que ficam no organismo. 

É importante destacar também que algumas espécies de equinodermos são venenosas, e muitas, podem ser perigosas se entrarem em contato com a pele humana. Eles são animais curiosos e muito peculiares e pouco conhecidos por nós, então fique atento ao entrar em contato com um destes animais. 

E quais animais são equinodermos? Como eles são classificados? Veja abaixo algumas espécie e suas principais características! 

Quais Animais são Equinodermos?

Existem muitas espécies que são classificadas dentro da filo Echinodermata. São mais de 7.000 espécies, que são dividas em 5 classes distintas, sendo elas: 

Crinoidea

A Classe Crinoidea é caracterizada sobretudo pelo formato de estrela, tendo então seus braços todos ramificados. Eles não possuem espinhos como as outras classes e são muito bonitos, como é o caso do lírio do mar, um animal de rara beleza, pouco avistado por nós. 

Eles vivem até 6.000 metros de profundidade e estão amplamente espalhados por todo o oceano. São exemplos dessa Classe, os lírios do mar, os crinóides e também os comatulídeos. 

Holothuroidea

Essa classe é uma das mais curiosas entre os equinodermos, isso porque os animais presentes nela possuem o corpo cilíndrico, comprido, não sendo dotados de braços, nem ramificações. Os animais desta classe também não possuem espinhos e sendo assim, são diferentes dos mais. 

Um exemplo de Holothuroidea é o pepino do mar, um animal muito peculiar com características únicas. Existem mais de 900 espécies e variações de pepinos do mar. 

Asteroidea

A Classe Asteroidea conta com o animal mais famoso dos equinodermos, a estrela do mar. Os animais classificados como Asteroidea possuem formato de estrela e são dotados de cinco braços com ramificações. Eles também possuem espinhos, porém estes são pequenos, fixos e curtos. 

A estrela do mar é a principal representante desta classe, isso porque existem nada mais nada menos do que 1500 espécies de estrelas do ar no oceano. Elas vivem nas profundezas e sempre procuram lugares tranquilo onde possam se fixar. 

Ophiuroidea

Essa classe é conhecida pelos Ofiúros. Eles são pequenos animais que possuem o corpo também em formato de estrela, com um disco central, pequenos espinhos, que variam de espécie para espécie. 

São exemplos da Classe Ophiuroidea os próprios Ofiúros, onde existem mais de 1.200 espécies, como também as serpentes do mar. 

Echinoidea

A Classe Echinoidea é caracterizada pelo corpo oval, arredondado. Seus espinhos são grandes e móveis, como é o caso dos ouriços do mar, mas também podem ser pequenos e fixos, como no caso da bolacha do mar. São animais muito atraentes que chamam atenção de qualquer um quando são observados. 

São exemplos de Echinoidea as bolachas do mar, os ouriços do mar, corações do mar e também os corrupios. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Espécies de Mariscos: Lista com Tipos- Nomes e Fotos

Os mariscos, também conhecidos como frutos do mar, são os queridinhos na culinária, principalmente nas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *