Home / Animais / Quantas Vezes por Dia um Filhote de Basset Hound Deve Comer?

Quantas Vezes por Dia um Filhote de Basset Hound Deve Comer?

O Basset Hound é uma raça de cães amplamente disseminada em diversas residências do Brasil e do mundo. São animais extremamente carinhosos, bonitos e que chamam muito a atenção de qualquer pessoa. 

Eles possuem o porte médio, não são nem grandes, nem pequenos. Suas longas orelhas são características específicas da raça. 

Continue acompanhando este post para saber quais são as principais características de um Basset Hound, quais os seus costumes, os devidos cuidados que você deve ter com a raça e como deve alimentar o seu filhote. Confira!

 

Basset Hound: Características

O Basset Hound é um cão inteligente, sagaz, porém, um tanto preguiçoso. Ele é dotado de um corpo parrudo, junto com pernas curtas, o que não deixa o animal alcançar uma altura considerável. Seus pelos são curtos e possuem uma coloração predominante, a tricolor, sendo elas marrom, preto e branco. As orelhas tão características da raça possuem a mesma cor e são de textura diferente, um tanto aveludado, diferenciando-as das demais raças de cachorros. 

Essa é uma raça oriunda da França, onde diferentes cruzamentos e experimentos levaram ao resultado final. Acredita-se que ele é uma variação do Bloodhound, onde mutações e variações genéticas desenvolvam e levaram os criadores a conhecerem o Basset (bas = baixo), um cão semelhante ao seu ancestral, porém com as patas mais curtas e hábitos diferentes. 

Antigamente eles eram muito utilizados como cães farejadores, pois seu faro é incrível e ele consegue identificar lebres, coelhos, ratos e gatos a longas distâncias. Ele não é um exímio caçador, e sim farejador, assim como os Beagles (raça semelhante). Sua principal função e motivo de procriação era esse, para encontrar determinadas “pragas” que se desenvolvem muito rápido nos ambientes.

Com o passar dos anos, as funções foram deixadas de lado, mas devido a sua fofura, inteligência, companheirismo e fidelidade ao dono os Bassets Hounds permaneceram no gosto popular e são comprados até os dias de hoje para serem domesticados. São animais com uma rara beleza, com orelhas enormes que causam impacto visual em qualquer pessoa. 

Um Basset Hound mede entre 30 a 38 centímetros de altura e seu peso varia entre os 30 e 35 kg. Se não alimentado da maneira correta e com as devidas restrições, o cão pode tornar-se obeso, já que possui sérias tendências de obesidade.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para dar uma boa qualidade de vida ao seu pet, todos os cuidados necessários que o dono deve ter com a raça Basset Hound. 

Cuidados com o Basset Hound

Como muitas outras raças desenvolvidas em laboratório, o Basset Hound possui uma série de doenças que ele pode desenvolver ao longo de sua vida. Cada raça é vulnerável a um tipo de doença. Raças grandes sofrem com a displasia, com tumores, já as pequenas tendem a sofrer com obesidade e outras deficiências que podem acontecer ao longo da vida do animal se não forem observadas com atenção. 

Por isso é de extrema importância que você observa quais são as possíveis doenças que o seu pet pode desenvolver, pois assim você garante que nada acontecerá a ele e minimizar os futuros problemas. Veja a seguir algumas doenças e problemas que os Bassets Hounds podem desenvolver ao longo de sua trajetória.

Comilão e Obesidade

como foi dito acima, ele tem uma séria tendência a obesidade. Isso porque ele adora comer, e quem não gosta, não é mesmo? Porém, no caso do Basset Hound, a atenção precisa ser redobrada, pois o quanto você dar de comida pra ele, com certeza ele irá comer, mesmo que já não aguente mais. Por isso, o ideal é que você alimente-o 3 vezes ao dia em pequenas porções. Divida a quantidade diária em 3 e alimente-o.

Além da alimentação correta, outro fator que favorece a saúde do Basset Hound e protege contra a obesidade é a prática de exercícios físicos. Sair caminhar com o seu cachorro é muito importante, tanto para você, quanto para ele. Uma pequena volta já estimula o cachorro a ativar os seus mecanismos de proteção contra a obesidade. Ele também adoram brincar com bolas, panos e outros brinquedos, que deixam o cachorro ativo. Mantenha a saúde do seu Basset Hound em dia, é simples, basta alimentá-lo da maneira correta e praticar os devidos exercícios ao seu lado. 

Orelha

Orelha do Basset Hound
Orelha do Basset Hound

A sua orelha é muito bonita e chama atenção de todos nós. Porém, também é preciso muita atenção quanto a ela, pois por ser muito grande, pode acumular muita sujeira, e consequentemente trazer fungos e bactérias para o cachorro. Isso não é nada bom para a sua saúde, pois com o passar do tempo, ele pode desenvolver diferentes doenças. 

Sendo assim, sempre limpe bem a orelha dele, de preferência com um pano úmido, mas lembre-se de não deixar entrar água no seu ouvido, isso causa um incômodo e também estimula  o aparecimento de problemas futuros. 

Agora que você já sabe os principais cuidados que deve ter com um Basset Hound, chegou a hora de saber como deve ser a alimentação dele enquanto filhote. Confira!  

Alimentação dos Filhotes de Basset Hound

Filhotes de Basset Hound
Filhotes de Basset Hound

Os filhotes de Basset Hound são seres muito atraentes, extremamente fofos. Como são comilões desde pequeninos, a tendência é querer morder tudo o que encontram pela frente, então não exite em deixá-lo com brinquedos, bolas, panos para ele morder e se distrair. 

A ração deve ser a indicada para filhotes e então observe se ele se adapta a ela. De preferência para rações de qualidade comprovada, assim você garante a saúde do seu pat. 

A alimentação de um Basset Hound filhote varia entre as 90 gramas e 250 gramas. Isso depende do peso do animal. Para saber, descubra o seu peso e analise a quantidade indicada atrás da embalagem da ração. E desta maneira, divida em pequenas porções para alimentá-lo durante o dia. O ideal é que sejam dadas 3 refeições a ele com pequenas quantidades, tendo em vista os problemas de obesidade da raça

Cuide do seu pet! Ele merece toda a sua atenção, amor e carinho. Proporcionando isso a ele, você receberá tudo em dobro da parte dele. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo! 

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *