Home / Animais / Marisco: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Marisco: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Os mariscos são seres vivos muito curiosos e, apesar de suas características excêntricas, eles podem ser muito comuns no nosso dia a dia, sobretudo na culinária. 

Os mariscos são também conhecidos como frutos do mar, e há uma infinidade de espécies, de diferentes tamanhos, formatos e colorações. 

Quer saber mais sobre os mariscos? Então continue acompanhando este post, pois aqui você vai encontrar muitas curiosidades e fatos interessantes sobre os moluscos, além de suas principais características, habitat e muito mais. Confira! 

Marisco
Marisco

Você Conhece os Mariscos?

Os mariscos são seres marítimos que vivem em meio aos corais. Eles também são conhecidos como frutos do mar, tendo em vista a grande variedade e ampla disseminação na alimentação humana. Eles conquistaram o paladar e muitos são criados em cativeiro para fins alimentícios. 

O marisco possui uma carapaça , ou mesmo uma casca, dura, rígida, semelhante a uma concha. A carapaça é dividida em duas conchas, que são grudadas e juntas, finalizam o corpo do animal. Ele precisa dela pois o seu corpo é mole, extremamente frágil, e sendo assim, utiliza-a como proteção contra diferentes ameaças. 

Muitas espécies possuem um alto valor econômico e por isso, são muito procuradas para a composição de pratos culinários. Há uma espécie de molusco, que é extremamente procurada, procriada e disseminada, que possui uma “pérola” em seu interior, essa pérola fica protegida por duas cascas rígidas, como se fossem duas conchas, uma grudada na outra, garantindo assim a proteção de sua preciosidade.

Os mariscos são animais da mesma família dos moluscos, estes que são divididos e classificados em várias classes para facilitar a diferenciação dos mesmos. Sendo assim, os mariscos são seres muito especiais quando falamos da culinária de diversas culturas. 

Os mariscos fixam-se no substrato de rochas, corais através do bisso, um tipo de filamento que ele possui que facilita, e muito, a sua permanência em determinados ambientes. 

Agora que você já sabe algumas peculiaridades dos mariscos, entenda melhor como funciona a divisão das classes de moluscos, grupo ao qual os mariscos fazem parte. 

Classes de Moluscos

Eles são animais classificados em diferentes gêneros e classes. Há uma série de moluscos que podemos citar, entre eles estão: 

Classe Polyplacophora: Uma classe que chama atenção devido ao posicionamento de suas casca de segurança. o nome refere-se ao termo: “muitas placas”. Tais placas são dispostas uma em cima da outra, dividas em oito partes, como se estivessem sobrepostas e localizam-se no dorso do animal. Entre os animais dessa classe, podemos citar os quítons. Vale lembrar que todos os animais pertencentes a essa classe vivem em ambientes aquáticos, mas não alcançam grandes profundidades.

Classe Polyplacophora
Classe Polyplacophora

Classe Gastropoda: Os seres dessa classe são bastante conhecidos por nós. São as lesmas, caracóis, caramujos. Eles podem viver tanto em ambiente aquático, quanto terrestre. Devido a isso, é considerada a maior Classe de moluscos presentes no planeta. Os animais  possuem uma concha na parte superior do corpo com formato arredondado e helicoidal. O significado do nome refere-se a “estômago nos pés”.

Classe Gastropoda
Classe Gastropoda

Classe Bivalvia: Nessa classe estão os moluscos que se protegem entre duas conchas. Ele vivem tanto na água salgada, quanto na água doce. Eles ficam extremamente protegidos pelas duas partes da casca. o próprio nome da classe é referente as duas conchas, significando “duas metades de concha”. Podemos citar como parte dessa classe: as ostras, mariscos e mexilhões.

Classe Bivalvia
Classe Bivalvia

Classe Scaphopoda: Nessa classe estão os moluscos mais pequenos, que vivem em água doce ou salgada, eles geralmente estão embaixo da areia se escondendo de possíveis ameaças. Eles possuem uma casca dura, em formato de cone e alongada. Isso favorece na sua proteção, o nome da classe refere-se a “pés em formato de canoa”.

Eles são animais peculiares, com características e hábitos únicos. Veja a seguir algumas curiosidades fatos interessantes sobre os mariscos. Confira! 

Curiosidades Sobre os Mariscos

Estes são animais pouco conhecidos pelos humanos, a não ser, é claro, pelos seus fins culinários. Porém, não são muitos que conhecem suas características, principais propriedades e também suas peculiaridades. Quer saber um pouco mais? Veja abaixo! 

Rico Em Proteínas E Minerais

Os mariscos são animais que possuem alta concentração de proteína. Junto com outros frutos do mar, são dotados de propriedades e minerais que auxiliam muito a saúde humana. Além disso, eles fornecem os famosos “ácidos gordos”, muito importante para o nosso organismo.

Os mariscos e peixes em geral possuem uma série de vitaminas e minerais que nos fortalecem e são altamente indicados para o consumo, também possuem ômega 3 e 6. Não à toa, seu consumo acontece na culinária e cultura de diversos países. 

Um Alimento Apreciado No Mundo Inteiro

Países como a Bélgica, Espanha, Portugal, Itália possuem receitas próprias quando o assunto é o consumo dos mariscos. A culinária local de cada um desses países tornou os mariscos, peixes e moluscos em uma especiaria gastronomia. 

Cada país possui a receita típica com os moluscos e mariscos. Por exemplo, em Portugal existe uma forte tradição quando o assunto são os frutos do mar, diferentes pratos e delícias da culinária são desenvolvidas por lá. Na Bélgica, um prato muito comum é o mexilhões ao vapor, altamente consumido na cidade de Bruxelas. Já na Espanha, o prato mais comum referente aos moluscos e mariscos vem coberto de especiarias, como sal, limão, alho, temperos excêntricos, como cravo, canela e assim é servido aos espanhóis, que possuem uma forte tradição com frutos do mar.

Marisco na Panela
Marisco na Panela

Vivem “grudados”

É claro que algumas espécies de bivalves conseguem se locomover a partir do fechamento e depois abertura das valvas. Porém, a grande maioria de moluscos não conseguem, e tendem a viver fixados em uma determinada rocha, ou mesmo em corais, onde também são bastante encontrados. 

Vale destacar que apenas os mariscos que vivem em água salgada fixam-se nas rochas. Eles realizam tal ação através de um filamento que auxilia-o. Os que vivem em água doce conseguem desenvolver o nado e capturar alimentos. Eles se alimentam através da abertura e do fechamento de suas valvas, quando entram as partículas de alimento. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *