Home / Animais / Quanto Tempo Demora Para Crescer o Pato?

Quanto Tempo Demora Para Crescer o Pato?

Os patos são muito comuns em fazendas e sítios por todo o Brasil, já que sua forma de criação não é muito complicada. Dessa maneira, o mais comum é que os patos tenham muito espaço na zona rural brasileira. Porém, com a domesticação contínua desse animal, surgem perguntas sobre a forma de criação da ave.

Afinal, cuidar de um pato pode ser mais complexo do que parece, embora não seja o feito mais complicado do mundo. Mas quando saber o momento de alimentar o animal? Como saber se o pato deveria estar maior ou menor em determinada idade? O número de ovos está certo? Todas essas questões podem parecer pequenas, mas são importantes para quem cuida de animais em seu dia a dia.

Assim, entender o que está acontecendo com o animal passa a ser parte essencial da rotina. Portanto, veja abaixo quanto tempo demora para o seu pato crescer, além de entender mais sobre o modo de vida do animal. Dessa maneira será possível saber todas as informações básicas sobre a criação de patos, algo que nem sempre pode ser obtido apenas com a experiência prática.

Quanto Tempo Demora Para o Pato Crescer?

O pato nem sempre cresce de maneira uniforme, já que essa ave possui distinções entre si. Assim, a forma como o pato crescerá dependerá, também, da espécie que se tem. Em todo caso, uma boa dica é pesquisar um pouco mais sobre o tipo de ave que você possui.

Mas, se for necessário ter uma informação geral, saiba que os patos começam a crescer de forma mais aguda a partir dos 4 meses de vida. Contudo, o animal apenas atinge o seu tamanho máximo quando ultrapassa os 12 meses. Logo, para que o seu pato cresça por completo, é necessário que o animal chegue a um ano de vida. É muito importante se manter atento à alimentação do pato mais jovem, pois os filhotes podem encontrar dificuldades para se alimentar e se manter hidratados.

Assim, é fundamental que você observe bem o comportamento da ave nos primeiros meses de vida. Ademais, uma rotina saudável logo no começo da vida fará com que seu pato cresça de forma mais natural e constante, o que é o esperado por todos os donos. Outro ponto importante é evitar o contato dos mais jovens com cachorros ou outros animais agressivos, já que isso pode gerar traumas e, com o tempo, interferir no crescimento do patinho.

Como Alimentar Um Pato

A alimentação é fundamental para que os animais cresçam de maneira saudável, sem apresentar grandes problemas. Não é diferente com os patos, então fique atento àquilo que sua ave come. Nos primeiros dias de vida, o pato deve comer a chamada ração peletizada, um tipo especial voltado apenas para os filhotes.

A ração deve servir para os primeiros 15 dias de vida do pato, um momento em que o animal ainda é frágil e, por isso, o número de mortes acaba por ser bastante elevado. Em seguida, passadas as 2 semanas, você deverá oferecer ao animal a ração comercial de crescimento, que deverá ser consumida pelo pato dos 15 dias aos 35 dias.

Essa ração também é especial e faz com que a ave se mantenha forte o bastante para terminar de constituir o seu organismo de maneira equilibrada. Já quando o animal passa dos 35 dias de vida, o mais natural é que seja oferecida a ração de engorda, voltada justamente para engordar o pato visando o abate. Essa ração continuará como a principal até o abate do pato. Assim, cada fase da vida da ave deve ser respeitada, pois ministrar o tipo errado de ração poderá fazer com que a ave cresça muito menos do que deveria.

Instalação do Pato

Para que o pato possa se manter saudável em seu local de instalação, o ideal é que o animal tenha ambiente fechado para seu descanso. Grandes galpões costumam funcionar bem nesse sentido, já que a área em que o pato ficará será essencial para o seu crescimento adequado.

O tamanho depende muito do número de patos que você terá por metro quadrado, mas lembre-se de que, em regiões de clima quente, o teto do local deverá ser um pouco mais elevado – dessa maneira os patos poderão respirar de forma muito mais tranquila. Não deixe o seu galpão muito exposto ao sol e aos possíveis problemas gerados por ele, já que o sol em excesso pode até mesmo gerar doenças nos patos.

Instalação do Pato
Instalação do Pato

O galpão deverá, pelo menos, ter uma área que não recebe luz solar em nenhum momento do dia. Assim os patos poderão oscilar entre o sol e a sombra, o que é positivo para o animal. Amontoar exemplares também não é nada bom, já que isso pode causar problemas emocionais e estressar muito os patos. O estresse, no longo prazo, pode fazer com que o pato não atinja todo o seu potencial de crescimento.

Reprodução dos Patos

A reprodução é um momento bastante aguardado pelos donos, já que os patos poderão gerar filhotes. A reprodução da ave costuma acontecer na água, o que torna ainda mais importante ter um lago de qualidade no seu terreno, ainda que nem seja tão grande. Isso fará com que os patos tenham mais facilidade em reproduzir, sendo um ótimo investimento para quem cria esse tipo de ave.

Reprodução dos Patos
Reprodução dos Patos

Patos tendem a reproduzir a partir dos 7 meses, quando o corpo do animal já estará preparado para isso. Um único pato pode ter relações com até 4 fêmeas ao longo do período reprodutivo, então muitas vezes os criadores optam por ter um número muito maior de fêmeas em relação aos machos. A fêmea, em geral, choca o ovo por cerca de 30 dias.

Os filhotes, embora muito frágeis e dependentes da mãe nos primeiros momentos de vida, já nascem prontos para comer e beber água, o que deverá acontecer a partir do segundo dia de vida – sempre, é claro, seguindo a cartilha de rações para filhotes. Por fim, vale ressaltar que os patos cuidam muito bem dos filhotes e a relação dos jovens com as mães costuma ser de puro amor.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *