Home / Animais / Como é o Revestimento do Corpo do Pinguim? O que Cobre a Pele?

Como é o Revestimento do Corpo do Pinguim? O que Cobre a Pele?

Os pinguins são animais peculiares e cheios de curiosidades. E devido a isso, causam muitas dúvidas nas pessoas. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é como é o revestimento do seu corpo? Eles possuem pelos? O que cobre a pele deles?

São incríveis animais que habitam as terras mais geladas do Planeta Terra e por isso merecem todo nosso carinho e atenção. 

Quer saber quais são as principais características do pinguins? Então continue acompanhando este artigo, pois vamos falar quais são elas, as peculiaridades, do que é feito o revestimento do seu corpo e muito mais. Confira! 

Pinguim Feliz

Conheça os Pinguins

Os pinguins são animais sociáveis e brincalhões. Eles adoram ficar próximos aos outros pinguins. É extremamente calmo e prefere viver em grupo do que uma vida solitária. Os pinguins são aves aquáticas, assim como os patos, gansos, cisnes e outros. Porém, eles possuem características totalmente distintas dessas aves aquáticas citadas. Ele se equilibra em duas patas e é capaz de ficar com o corpo totalmente ereto, enquanto os outros permanecem com o corpo na horizontal. 

Eles possuem bico, e próximo a ele, são dotados de glândulas que liberam uma substância que torna-o capaz de ficar seco, evitando assim o encharcamento. Tal glândula produz um tipo de gordura corporal e a ave espalha-a com o bico por todo o corpo. Seu corpo é totalmente adaptado para a vida aquática e eles são exímios nadadores. Por isso, conseguem nadar e capturar suas presas com muita facilidade. 

Existem espécies de pinguins que conseguem nadar mais de 50 quilômetros em um único dia. Eles passam a maior parte da sua vida no mar, cerca de 6 a 8 meses durante o ano. Eles vêm ao solo apenas quando vão se reproduzir ou mesmo quando estão cansados.

Porém, o que eles são bons nadadores, não são caminhando. Suas patas são curtas, pequenas e dificultam o caminhar da ave, que faz movimentos duros com as pernas quando as locomove. Em terra, eles não conseguem fazer muitas coisas, por isso vão apenas para reprodução. Não conseguem correr e quando existem os paredões de gelos, eles adoram deslizar de barriga, como um escorregador. 

Quando está na água, ele caça, se locomove entre as correntes marítimas e descansa. Entre suas principais presas estão os peixes pequenos, os moluscos e os crustáceos. São animais rápidos (na água) e inteligentes, sempre unidos e sociáveis. Quando estão na terra, a cauda e as asas são utilizadas sobretudo para a ave manter o seu equilíbrio e ficar com o corpo totalmente ereto. Ele anda com as duas asas abertas a fim de não desequilibrar e cair. 

Mas afinal, como é o revestimento do corpo dos pinguins? Eles possuem pelos ou penas? Confira a resposta logo abaixo! 

Revestimento do Corpo do Pinguim: Penas ou Pelos? 

Os pinguins, em sua grande maioria, possuem a coloração corporal variada entre preto e branco. Alguns são maiores, outros menores, uns possuem tufos na cabeça, outro não, enquanto uns são caracterizados com manchas na cara, outros possuem apenas uma  cor estampado na face. Claro, isso varia de espécie para espécie. 

No caso do pinguim, existem cerca de 17 espécies que são classificadas dentro da família Spheniscidae. Apesar das diferentes características entre as espécies, uma coisa que não muda é o revestimento do seu corpo. 

Os pinguins possuem penas e não pelos, como muitos pensam. O que acontece é que as penas são bem curtas e não parecem penas, e sim pelos, por isso gera confusão. Mas se formos analisar os animais que possuem pelos, todos são mamíferos, e não é o caso do pinguim, pois ele é um ovíparo, uma ave. Mesmo que não voe, pois suas asas são atrofiadas e pequenas e não conseguem levantar voo, eles são excelentes nadadores e se adaptaram perfeitamente nas águas geladas do Planeta Terra. 

Além disso, eles possuem um  espécie de isolante térmico natural, é caracterizado por uma grossa camada que o auxilia a manter o calor do corpo mesmo nas águas mais friorentas. Outro fator interessante a respeito da pele dos pinguins é a incrível capacidade de conseguir controlar o fluxo e a quantidade de sangue que chega nas extremidades do seu corpo, tal ação reduz o que esfria e ao mesmo tempo evita o congelamento de determinadas partes do corpo. 

Os pinguins não são sociáveis a toa, eles ficam juntos para manter o calor e preservar a temperatura de todos, eles ainda fazem variações de quem fica no meio para que todos possam usufruir do centro (parte mais quente) da roda. 

Agora que  você já sabe quais são as principais características, dos  pinguins, como o seu corpo é revestido para aguentar as temperaturas mais frias, chegou a hora de saber quais são as terras que eles habitam. Confira! 

Onde Vivem os Pinguins?

Sabemos que os pinguins vivem nos lugares mais gelados do Planeta Terra, mas onde é? Os pinguins vivem em sua grande maioria no Hemisfério Sul. São aves características e presentes apenas neste Hemisfério, dificilmente, ou quase nunca, foram avistados no Hemisfério Norte. 

Eles estão presentes sobretudo na Antártida, o segundo menor Continente do Planeta Terra (maior apenas que a Oceania). Mas também são encontrados em quase todos os outros continentes, já que estão sempre nadando entre as correntes marítimas. 

Os pinguins também são encontrados nas ilhas próximas a Antártida e outra nem tanto. Eles vivem também na Patagônia, Terra do Fogo, na Costa Oeste da América do Sul, nas Ilhas Galápagos. 

Especies de Pinguim

Também são encontrados nas bordas da Antártida, em ilhas muito próximas. Mas também são encontradas em outros continentes, como a Oceania, mais precisamente no Sul da Austrália e também no continente africano, nas ilhas do Sul. Os locais mais ao Norte onde os pinguins são encontrados é a Linha do Equador e na costa Oeste da América do Sul, em países como Chile e Peru.

Os pinguins vivem nadando entre as correntes marítimas, eles pegam velocidade e embalam em uma longa viagem intercontinental a fim de encontrar temperaturas ideias e alimentos para sua sobrevivência. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *