Home / Animais / Como Cuidar De Um Doberman Filhote: Cuidados E Doenças

Como Cuidar De Um Doberman Filhote: Cuidados E Doenças

Se a ideia é mencionar uma raça de cachorro realmente extraordinária, certamente o Doberman poderia assumir uma ótima colocação em um ranking completo!

Mesmo com uma evidente “cara de mau” tá aí um cachorro que transborda afeto, lealdade e proteção para o lar de qualquer pessoa!

Tudo isso seria suficiente para resumir essa raça, mas há muitos outros aspectos que ajudam a defini-lo como um grande amigo do homem!

Sem a menor sombra de dúvidas essa raça é uma das mais amigas que existe, sem contar que pode também ser considerado um excelente cão de guarda, sabia?

Ele também é comumente chamado de dobie, bem como de doberman pinsher, sendo uma raça bastante conhecida por conta de sua elevada inteligência e ainda senso de obediência.

E por conta de tudo isso, não é a toa que esse cão é considerado um dos mais indicados para atuar frequentemente em resgastes e ainda como cão policial!

Mesmo sendo uma raça que geralmente não propõe um grande trabalho ou maiores cuidados, é importante considerar alguns aspectos relevantes sobre sua criação!

E é exatamente isso que você poderá conferir no decorrer desse conteúdo! Confira mais detalhes sobre esse cão tão amigo e incrível!

Pontos Relevantes Sobre Os Cuidados Desde Cedo!

O doberman não é um cão que costuma dar grande trabalho na sua rotina diária, algo que acaba sendo diferente com outras raças com relação aos banhos, tosa e escovação, por exemplo.

Mas, por outro lado, essa é uma raça que exige um cuidado redobrado com relação à rotina de exercícios físicos! Isso é fundamental para que ele possa manter seu vigor e saúde sempre perfeitos!

E não pense que isso acontece somente na fase adulta! Desde filhote o doberman já apresenta uma explosão de energia! E energia é algo que precisa ser extravasado todos os dias.

Aliás, considerar isso poderá ser a melhor maneira de preservar sua casa – morder, correr e pular são ações típicas dessa raça!

O Temperamento Do Doberman! O Que Você Precisa Saber?

Esse cachorro quando ainda filhote não evidencia tanto, mas futuramente ele terá um porte forte e muito musculoso. Isso sem  contar que na fase adulta ele agrega uma aparência bastante elegante e até mesmo um temperamento bem agradável.

E não é só isso: ele é um cão extremamente leal, inteligente e que ainda apresenta um fortíssimo instinto de proteção.

Com o passar dos anos você poderá perceber que ele será um cão extremamente obediente e com muita facilidade de aprender e absorver.

Alimentação

Doberman Comendo
Doberman Comendo

A quantidade de ração adequada poderá variar  conforme o peso e também o tamanho do cão.

Até os doze meses de vida o Doberman é ainda considerado filhote e nessa fase a quantidade de ração poderá variar entre 90 gramas e 270 gramas diariamente.

É importante que nessa fase se priorize também dar rações específicas para filhotes, que possuem todos os nutrientes e vitaminas necessárias para um bom desenvolvimento do animal.

A partir de um ano de vida o animal já pode ser considerado adulto, e diante disso é recomendado mudar a ração e também as quantidades diárias – elas podem variar entre 230 gramas e 400 gramas por dia!

Mas, a melhor recomendação é realizar visitas periódicas ao veterinário para que ele acompanhe de perto o desenvolvimento do cão e possa dar as indicações assertivas sobre o tipo de ração e as quantidades!

A Saúde Do Doberman!

Uma das maiores preocupações associadas à saúde do doberman tem relação com a CVI – Síndrome de Wobbler. Outro ponto de alerta se refere a cardiomiopatia.

Existem ainda outras doenças que podem afetar essa raça, porém, são casos mais raros de uma maneira geral. Entre eles, podemos citar os seguintes quadros: vWD, demodicose, osteossarcoma, narcolepsia, torção gástrica,  displasia de quadril.

É sempre bom destacar também que o doberman azul pode apresentar  alopecia, enquanto o doberman branco pode ser acometido por diversos problemas graves de saúde!

Saúde Do Doberman
Saúde Do Doberman

E novamente, a melhor maneira de lidar com isso é manter visitas periódicas ao veterinário para que ele possa acompanhar de perto o desenvolvimento do cão desde quando ele ainda é um filhote!

Mas, afinal, por que vale tanto a pena ter um doberman?

Mesmo que ele possua uma grande fama de ser um cão bravo, isso não é um ponto de vista tão justo assim! O doberman é um grande companheiro e que está sempre disposto a cuidar de seus tutores!

Além disso, ele é considerado um excelente cão de guarda, justamente por conta dessa característica de companheirismo e fidelidade.

Ele também é extremamente carinhoso e muito amigável. Ter um cão desse como membro da família é realmente uma experiência pautada por muito amor!

Outro ponto interessante se refere aos cuidados rotineiros desse cão! Por conta de possuir um pelo bem curto, ele não exige grandes cuidados com relação à higiene – todos os cuidados são realmente bem básicos!

Mas, O Doberman É Recomendado Para Todas As Pessoas?

É sempre importante deixar claro que o doberman é um cão que possui uma enorme quantidade de energia. Isso quer dizer que ele realmente precisa de liberdade para se exercitar. Essa é a maneira que ele poderá encontrar de gastar toda a energia acumulada que possui.

Nesse caso, quem costuma ficar pouco em casa ou até mesmo não possui tempo para interagir com um pet, essa não é uma raça ideal!

Além disso, o doberman não é um cão muito amigável com estranhos, e isso se dá justamente por conta de seu senso de proteção e território!

Essas duas características são manifestadas desde que o cão ainda é um filhote – ele vai defender sua família sempre que achar necessário, disso não se pode duvidar em nenhum momento!

Filhote de Doberman
Filhote de Doberman

Conclusão

Se você está cogitando adotar um filhote de doberman, leve em conta todos os pontos que foram citados no decorrer desse artigo, sem contar uma dose extra de paciência e amor!

Quando filhote, ele terá muita energia para gastar e vontade de brincar e correr, e essa é uma fase que exige paciência por parte da família toda!

Mas, acredite, no final das contas você somente terá a ganhar! O doberman é um grande  companheiro e muito amoroso!

Veja também

Norwich Terrier

História do Norwich Terrier, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo da história e da origem do Norwich …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.