Home / Animais / Porquinho da Índia Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Porquinho da Índia Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Olá! Hoje vamos falar um pouco mais sobre o porquinho da índia, esse animal tão incrível e curioso que vem cada dia mais ficando popular e sendo o primeiro de escolha de pet entre as pessoas no mundo. Uma espécie afetuosa e fácil de cuidar, se você não tem muito tempo e gostaria de ter um animal de estimação para te fazer companhia, essa com certeza é a escolha certa. Esse roedor não é um porquinho, viu? Na realidade ele nem veio da índia, você foi enganado esse tempo todo. Essas e outras curiosidades e pontos interessantes você vai descobrir aqui nesse post. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Fatos Interessantes Sobre o Porquinho da Índia

Para começar precisamos saber que esse animal pode transmitir algumas doenças se estiver contaminado, e isso é um risco que você corre independente de ter adotado ou comprado o animal em algum lugar. Mesmo que não pareçam, eles podem sim estar contaminados com Salmonella que é uma bactéria bem perigosa. É aquela mesma que surge em ovos, mas quando cozidos o alimento não oferece risco.

Então nesse caso você precisa entender o risco e decidir se essa é mesmo uma boa opção de pet. Outro ponto de atenção é que roedores em geral não são indicados como pet para crianças menores de 5 anos, não é uma boa ideia também para idosos e grávidas, além de pessoas de baixa imunidade.

Sempre higienize bem as suas mãos depois de estar em contato com esse animal, também não consome alimentos enquanto estiver próximo a eles.

Não mantenha o animal e seus acessórios próximos da cozinha, também mantenha no banheiro e espaços de alimentação. Quando for alimentar, higienizar e etc faça do lado de fora de casa para evitar possível contaminação.

Não é uma boa ideia também ficar beijando o animal, ou aproximando a sua face no focinho deles, podem ser portadores de germes. Assim você evita alguma contaminação e também evitar ser mordido por eles. Uma mordida ainda pode deixar micróbios na sua pele e te causar problemas. Saiba que todas essas dicas são uma forma de prevenção, se você levar seu animal constantemente ao veterinário, realiza exames e tem certeza que ele é um animal saudável certamente não terá problemas, mas é sempre mais seguro se certificar antes.

Quanto Custa um Filhote de Porquinho da Índia?

Porquinho da índia
Porquinho da índia

Os valores podem variar de acordo com a região e muito mais, mas custam cerca de R$35,00.

Por que o Porquinho da índia Morde?

Isso pode ocorrer enquanto você estiver segurando o animal, pode ser simplesmente desejo de urinar. Se sentir desconforto dele, coloque dentro de sua gaiola e perceba qual era a necessidade dele. O macho quando não castrado pode morder simplesmente para mostrar ser o dominante, o risco é menor com fêmeas e animais castrados.

É Preciso Vacinar o Porquinho da índia?

Por serem animais simples de cuidar, eles não precisam de vacinas e nem de vermífugos. Mas precisam de uma boa alimentação e uma boa higiene do seu local. Os de pelo curto não precisam de banhos frequentes.

São animais encantadores, são apegados e brincalhões.

Curiosidades sobre  o Porquinho da índia

Confira algumas curiosidades que separamos para vocês.

  • Como dissemos ela é um roedor e não um porquinho, também não é nativo da índia, mas ainda ninguém sabe o motivo dessa confusão toda;
  • Eles praticam o famoso banho de gato, ou seja, se lambem para se higienizar. É bem comum ver o porquinho da índia lambendo sua pelagem por bastante tempo. É com a saliva e com a língua que eles procuram se manter limpos. Mas infelizmente na maior parte das vezes essa tática não é suficiente. Por esse motivo, animais com pelagem mais longa recomendamos que sejam escovados frequentemente para remover a sujeira do pelo;
  • Saiba que eles podem consumir alguns alimentos que costumamos comer, apesar disso a sua dieta deve ter como base uma ração própria, mas você dará folhas de couve que eles vão adorar. Eles gostam muito de frutas, e inclusive faz um bem danado para o intestino deles oferecendo uma boa quantidade de frutas, mas como nada demais é bom, cuide para não extrapolar nas quantidades. Feno de capim também pode ser oferecido como uma outra opção de alimento, e este pode ser oferecido sem limites pois não fará mal a ele. Ainda colabora com mais fibras no organismo, além de favorecer no desgaste dos seus dentes, prevenindo uma série de problemas;
  • Saiba que os dentes do porquinho da índia crescem por toda a sua vida, por esse motivo eles precisam ter alguma forma de desgastar os dentes não crescerem além da conta e prejudicar a saúde desses animais. Por isso também eles precisam de tantos brinquedos, pois precisam roer constantemente.

Raças de Porquinho da índia

Você sabia que existem raças de porquinhos da índia? Pois é existe uma variedade, e eles têm pelagens diferentes. Vamos citar algumas:

  • Sheltie – Essa raça possui pelos  longos e lisos;
  • Peruano – São fofos e rechonchudos, além de pelagem longa. Chamam muito atenção por essas características;
  • Abissínio –  Essa raça tem algumas rosetas em sua pelagem, cerca de 10;
  • Silkie – Esse curioso tem o formato de gota, sua pelagem começa a crescer da cabeça até o fim do comprimento.
  • Angorá- Essa raça é bem semelhante a raça abissínio, a principal diferença entre eles é que esse tem pelos mais longos;
  • Pelo curto inglês – Essa é a raça mais popular, sua pelagem não é longa e cheia, mas mais uniforme.

Reprodução de Porquinho da índia

Porquinho da índia com filhotes
Porquinho da índia com filhotes

A não ser que a sua intenção seja virar um criador desses animais, não crie um casal em casa. A cada parte nascem cerca de 5 a 10 filhotes de porquinhos da índia, eles se reproduzem muito rapidamente e pode se tornar um problema. Uma solução seria castrar  o seu animal.

E aí? O que você achou sobre essas informações? Conte para gente aqui nos comentários e até a próxima.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.