Home / Animais / Ciclo de Vida do Cachorro Maltês: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Cachorro Maltês: Quantos Anos Eles Vivem?

O cachorro maltês é uma raça de cão mediterrânico cuja origem não pode ser reconstruída devido à sua grande antiguidade, visto que já era conhecido na Roma antiga. Dependendo do país, um maltês é chamado de várias outras formas, mas independente de como é chamado, sua origem é praticamente uma incógnita. No entanto, acredita-se que ele tenha origens do poodle.

Características Físicas

Cão pequeno e elegante com uma cabeça orgulhosa e distinta, medindo 21 a 25 cm na cernelha para machos e 20 a 23 cm para fêmeas e um peso entre 3 e 4 kg, com tronco alongado. A cauda curva, afilada, tem um comprimento de 60% em relação ao corpo. Seu cabelo tem uma textura sedosa sem ondulação, de um branco puro, mas é admitido que ele pode disparar em marfim claro.

Sua pele tem manchas de cor bastante escura pele vermelha e aparente, a abertura dos olhos, perto do círculo, com os lábios bem aderentes, nariz grande e almofadas estritamente negras. Sua cabeça é bastante larga. O comprimento do focinho no chanfro retilíneo e nas faces laterais paralelas é de 4/11 do comprimento da cabeça. As orelhas quase triangulares estão caídas, a largura é 1/3 do comprimento da cabeça.

Os olhos, localizados no mesmo plano frontal com os globos da cabeça, são ocre escuro. Os membros, bem aplicados ao corpo, bem prumo e paralelos um ao outro, musculatura robusta: ombros correspondem a 33% do corpo, braço a 40/45% e antebraço a 33%, coxas a 40% e pernas a pouco mais de 40% igualmente. Ele é hipoalergênico. As patas são médias e a cauda é frequentemente arredondada para a frente.

Ciclo De Vida Do Cachorro Maltês: Quantos Anos Eles Vivem?

De saúde robusta, o cachorro maltês raramente está doente; no máximo, tem olhos que estão “remelando” de vez em quando, especialmente durante o período da dentição. É recomendável a limpeza todos os dias. Tem uma expectativa de vida de mais de 15 anos, podendo ir até 18 anos. Há relatos não comprovados de uma fêmea tendo sobrevivido por 19 anos e 7 meses.

O maltês é alimentado pela mãe durante os primeiros trinta dias, então poderá mudar a comida. É preciso levar em conta que, em qualquer caso, uma mudança na dieta produz efeitos no intestino, de modo que, se for feito de repente, pode causar diarreia, bastante grave para os filhotes; ele terá que se acostumar a comer croquetes secos específicos embebidos em água muito quente para o desmame e depois esmagá-los para um mingau macio e quase líquido para que os filhotes possam começar a lambê-lo da tigela.

Os croquetes são preferíveis a molhar porque sem os dentes ainda poderiam engolir os croquetes inteiros e rapidamente (para conquistar sua própria ração comparada aos irmãos). É aconselhável dar os croquetes para filhotes molhados até que passem para secos por volta dos 3 meses.

Maltês Comendo
Maltês Comendo

O maltês é afetado por mudanças climáticas, então quando está quente, ele perde um pouco seu apetite, você tem que seduzi-lo colocando uma colherada de carne branca cozida em seus croquetes, na verdade é melhor não pular refeições nos primeiros 6 meses de vida. No mercado existem vários tipos de rações específicas, mas é melhor usar croquetes com baixo teor de proteína e gordura e, portanto, mais facilmente digeríveis.

Dê preferência ao arroz e cordeiro, coelho, pato e finalmente ao frango, que é o mais gordo. Em cachorros maltês, como em todos os cães de pelagem branca, é possível que o canal lacrimal não consiga eliminar todos os líquidos que saem e que acabam por manchar o cabelo ruivo e muitas vezes acontece porque o canal lacrimal está inflamado e, por isso, obstruído.

A causa pode ser de origem alimentar, nesse caso, mude para croquetes à base de peixe, e depois para peixe e arroz, peixe e batata, enfim, comida com menos proteína e gordura e, acima de tudo, mais fáceis de digerir; os resultados da mudança são geralmente bons. O cabelo não passa pela muda de primavera e outono, por isso é sempre muito abundante e necessita de escovação diária.

Outros Cuidados

Cães malteses são criados para serem cães de companhia. Eles são extremamente animados e lúdicos, e mesmo em idades Malteses, seu nível de energia e comportamento lúdico permanecem bastante constantes. Alguns malteses podem ocasionalmente ser irritadiços com crianças menores e devem ser supervisionados durante a brincadeira, embora sua socialização em uma idade jovem reduza esse hábito.

Eles também adoram humanos e preferem ficar perto deles. O cachorro maltês é muito ativo dentro de uma casa e, preferindo espaços fechados, fica muito bem com pequenos quintais. Por esta razão, a raça também se sai bem em apartamentos, e é apreciado como animal de estimação de moradores urbanos. Alguns malteses podem sofrer de ansiedade de separação.

Os cães malteses não têm sub-pêlo e têm pouco ou nenhum derramamento se forem bem tratados. São considerados em grande parte hipoalergênicos e muitas pessoas que são alérgicas a cães podem não ser alérgicas a esse cão. Muitos proprietários acham que um banho semanal é suficiente para manter a pelagem limpa, embora seja recomendado não lavar o cão com tanta frequência, portanto, lavar a cada três semanas é suficiente, embora o cão se mantenha limpo por mais tempo do que isso.

Filhote de Maltês na Grama
Filhote de Maltês na Grama

A limpeza regular também é necessária para evitar que os casacos de cães que não são derramados sejam protegidos. Muitos donos mantêm o seu maltês cortado em um “corte de filhote”, de 2,5 a 5 cm de comprimento, o que faz com que ele se pareça com um filhote. Alguns donos, especialmente aqueles que mostram o maltês no esporte da conformação , preferem enrolar o pêlo comprido para evitar que ele se enrole e se parta, e então mostrar ao cão com o cabelo desembalado penteado ao seu comprimento total.

Cães malteses podem exibir sinais de manchas de lágrimas sob os olhos. Coloração escura no cabelo ao redor dos olhos (“coloração de lágrimas”) pode ser um problema nesta raça, e é principalmente uma função de quanto os olhos do cão individual molham e o tamanho dos canais lacrimais. Para se livrar da mancha de lágrima, uma solução ou pó pode ser feito especialmente para manchas de lágrimas, que muitas vezes podem ser encontradas em lojas de animais locais. Um pente de metal de dentes finos, umedecido com água quente e aplicado talvez duas vezes por semana, também funciona muito bem.

Veja também

Quais os Sintomas de Infecção em Cachorros?

Os cães são animais extremamente presentes na maioria das famílias brasileiras, já que é extremamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *