Home / Animais / Raça de Pônei Fell: Características, Fotos, História e Origem

Raça de Pônei Fell: Características, Fotos, História e Origem

O pônei é um tipo de cavalo que possui inúmeras peculiaridades. A mais famosa dela, diz respeito ao tamanho desse animal, pois ele costuma ser pequeno se em comparação com os cavalos de outras raças.

Podem ser encontrados em todas as partes do mundo e são usados para diversos fins como: lazer, esportes e exposição. São animais muito distintos e que possuem características muito diversificadas. Acompanhe nosso artigo e conheça tudo sobre os pôneis. Engana-se quem pensa que o pônei é apenas um cavalo pequeno.

Características dos Pôneis

São inúmeras características que podem diferenciar os dois animais. A primeira delas é a forma de constituição do corpo dos pôneis que costuma ter a cabeça menor e o peito mais largo que os seus “parentes”.

A crina dos pôneis é mais espessa que dos cavalos, devido ao desenvolvimento da espécie em regiões frias e que necessitam de uma camada mais pesada para isolamento térmico. Possuem uma estrutura corporal musculosa e são animais extremamente fortes, sendo capazes de puxar o mesmo peso que um cavalo de tração.

Outra coisa que precisa ser destacada sobre esses animais é que eles são muito resistentes e podem permanecer fortes em temperaturas muito baixas. Além disso, são inteligentes e teimosos.

A ideia de que pônei é um cavalo somente para crianças é completamente equivocada, já que o animal pode transportar adultos e servir como auxiliar em trabalhos diversos no campo e na caça. Eles são de fato mais amáveis e mais fáceis de serem treinados e manuseados.

Raça de Pôneis: Fell

A raça de Pônei Fell é uma raça muito versátil e é originária do norte da Inglaterra. Pode ser muito confundida com a raça Dales, que habita regiões próximas e possui uma estatura um pouco menor. O pônei Fell é conhecido pela sua resistência, agilidade e força.

História da Raça Pônei Fell
História da Raça Pônei Fell

A história da raça iniciou na região montanhosa de Cubria, no noroeste da Inglaterra. Portanto, é um animal que é bastante adaptável a vários tipos de habitats e climas. Pode se apresentar nas cores: marrom, cinza, amarelado, castanho. Como todos os integrantes da espécie possuem ossos fortes e resistentes, além de um temperamento estável e uma capacidade interessante de saltos.

Atualmente existem mais de 50 raças de pôneis. Dentre elas, podemos citar algumas bem conhecidas: Shetland, Galês, Asturcón e Exmorr. Essa última é considerada a raça mais antiga e o seu surgimento está associado à época em que a Grã-Bretanha não havia sido invadida.

História do Pônei

São diversas as raças de pônei espalhas por todo o mundo. Eles são mais tradicionalmente encontrados na Europa, mas na América do Sul se destacam os pôneis argentinos, paraguaios e brasileiros.

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei
Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei

No nosso país, a da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei foi criada na década de 70 e objetiva um maior rigor e controle da criação desses animais, assim como a formação dos padrões das raças Brasileira e Piquira.

O preço de um pônei pode variar de acordo com o sexo, cor, pelagem, idade e a raça do animal. De forma geral, os machos costumam ser mais caros que as fêmeas. Os preços podem ir de R$1500 e R$7000, podendo ser possível encontrar preços ainda maiores devido à popularização dos pôneis.

Cuidados com os Pôneis

Não são animais que precisam de cuidados muito especiais, já que se alimentam de capim. Uma ração pode ser introduzida para complementar à nutrição dos pôneis. Dessa forma, eles podem ser uma forma de negócio fácil e barata.

Os Cuidados Necessários com os Pôneis
Os Cuidados Necessários com os Pôneis

Lembre-se que você deve incluir na planilha de gastos as idas ao veterinário e algumas vacinas e remédios que serão necessários para que os pôneis não adoeçam. Os carrapatos podem ser um dos incômodos mais frequentes nesses animais.

O local onde nos pôneis ficam deve ser iluminado e ventilado. O piso deve ser poroso para evitar a queda dos bichos. As ferraduras devem ser inseridas corretamente observando sempre a época para as manutenções. Além disso, não se esqueça de escovar os pelos do seu pônei e limpar as suas patas para evitar problemas de locomoção.

Pônei X Cavalo

Diferenças entre pônei e cavalo:

O pônei é conhecido em muitas regiões por “Mini Cavalo”. Os cavalos são medidos à mão e  chegam a alcançar 14,2 mãos de um homem adulto. Já o pônei sempre apresenta-se com estaturas menores e geralmente não ultrapassam os 1, 36 metros.

Diferença Entre Pônei e Cavalo
Diferença Entre Pônei e Cavalo

Entretanto, não é só o tamanho que diferencia os dois animais. As raças de pônei costuma possuir a palavra “Pônei” em seus nomes. Como exemplo podemos citar: como o Pônei de Gales, Pônei Brasileiro e o Pônei das Américas, por exemplo.

Ficha Técnica

Preparamos um pequeno resumo para que você possa relembrar as principais características dos pôneis. Vamos conferir?

História: Equino de baixa estatura,  os pôneis se desenvolveram em região que oferecia poucos recursos de subsistência. Com a falta de alimentos, o animal foi se adaptando até o surgimento da espécie que conhecemos atualmente.

Características: Sua estatura não passa de 1,50 metros e possuem pelos mais pesados que os cavalos tradicionais Os animais de menor estatura (até 90 cm) são chamados de mini-pônei.

Aptidão do Pônei Fell
Aptidão do Pônei Fell

Aptidão: Apesar de seu tamanho, pode ser usado como animal de sela e tração. Os animais com temperamento mais manso podem ser usados pelas crianças.

No Brasil: Existe um grande esforço para padronização das raças Pônei Brasileiro e Piquira. São mais de 1500 associados distribuídos em todo país.

Temperamento: Ativo e dócil

Pelagem: Todas as variedades.

Ficamos por aqui! Não esqueça de deixar um comentário ou sugestão, ok?

Veja também

Como é Transmitida a Cinomose Canina?

A Cinomose Canina é uma doença grave, extremamente contagiosa, viral, e pode deixar o cão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *