Home / Animais / Ciclo de Vida da Moreia: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Moreia: Quantos Anos Elas Vivem?

O modo de vida de um animal marinho pode ser completamente diferente e novo para as pessoas, até mesmo pela dificuldade enfrentada para imaginar todas as relações naturais que se dão no fundo dos oceanos. Portanto, pode ser bastante complicado para o ser humano entender algumas das coisas que acontecem com os peixes, por exemplo.

É o caso da moreia, um animal de água salgada que possui aparência semelhante à de uma cobra. A moreia pode ter características bastante exclusivas, com uma aparência que não costuma ser muito convidativa para quem não conhece o ser vivo. Assim, existem muitíssimas espécies de moreia em todo o Brasil. Na realidade, de maneira mais precisa, são cerca de 200 espécies de moreia, distribuídas por 15 gêneros em todo o planeta. Logo, acaba por não ser tão simples precisar por quanto tempo o animal vive, por exemplo.

Contudo, ainda assim é possível traçar uma média e, a partir dela, ter uma noção de como a moreia pode viver por bastante tempo, ainda que em ambiente natural e, possivelmente, hostil. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a moreia, entendendo também a respeito do seu modo de vida e por quanto tempo esse animal vive, veja abaixo mais informações.

Tempo de Vida da Moreia

O tempo de vida da moreia é algo bastante relativo, já que existem muitas espécies por todo o mundo e, dessa maneira, acaba por ser mais complicado precisar por quanto tempo o gênero ou a família vivem. Quando em cativeiro, contudo, se sabe que o tempo de vida da moreia pode ser muito maior, já que o animal não enfrenta os perigos da devastação do seu habitat e, ademais, ainda não conta com a chance de se deparar com os predadores.

Desse modo, a moreia costuma viver cerca de duas vezes mais quando em cativeiro. Livre na natureza, o peixe pode viver por até 30 anos, embora existam animais que consigam ultrapassar essa marca. Tudo isso depende, também, do local em questão no qual a moreia está inserida.

Quando em águas mais frias, por exemplo, a moreia vê o seu metabolismo diminuir de ritmo, o que ajuda a fazer com que o peixe possa demorar mais tempo para realizar as reações internas e, logo, demorar mais para morrer. No Brasil, onde as águas são um pouco mais quentes, a família das moreias se vê limitada.

Características da Moreia

A moreia é um animal bastante diferenciado em relação aos outros peixes de todo o planeta Terra. Dessa maneira, a começar pela sua forma física, a moreia chama a atenção e se mostra bastante diferente quando comparada aos outros animais marinhos. Isso porque essa família de peixes, que conta com muitas espécies, tem o corpo alongado, quase em formato de cilindro.

Isso faz com que a moreia seja capaz de nadar mais rápido do que outros animais marinhos, já que o seu corpo favorece a natação. Ademais, a moreia pode ter até 4 metros de comprimento, com uma coloração feita para favorecer a sua camuflagem. Logo, o mais comum é ver moreias praticamente sem cor, como se fossem apenas mais um grande grão de areia no fundo do oceano.

Moreia no Fundo do Mar
Moreia no Fundo do Mar

Essa camuflagem é essencial para que a moreia seja capaz de fugir dos seus predadores, já que muitos deles não possuem boa visão e, assim, não são capazes de enxergar a moreia com facilidade. Vale ressaltar ainda que esse tipo de peixe não possui escamas, o que o torna mais frágil aos ataques de outros animais, pois as escamas têm a função de absorver o impacto de mordidas e ofensivas alheias.

Habitat da Moreia

O fato de a moreia possuir um bom poder de camuflagem é um dos motivos para que o animal tenha tempo médio de vida tão alto. Dessa forma, a moreia acaba por fazer uso, ainda, de toxinas para matar os animais que tentem realizar ataques. Porém, mais um fator positivo para o modo de vida da moreia é o seu habitat, pois o peixe em questão vive perto de recifes de corais, onde há um grande fluxo de outros peixes menores.

Portanto, como já está perto desses peixes, muitas vezes os ataques da moreia são facilitados. Ademais, os ataques dessa família de peixes são fortíssimos, já que a moreia possui grande capacidade de natação e mordida forte. As espécies não costumam viver fora das águas tropicais ou subtropicais, mas há algumas que quebram essa constante e rumam para águas mais frias do globo.

A moreia não costuma viver muito abaixo da superfície, habitando uma profundidade que varia da superfície até os 100 metros. Por mais que pareça muito para as pessoas, a profundidade não é tão grande quando se trata de peixes. Fendas e cavernas também funcionam bem para ajudar as moreias a se protegerem, até mesmo pela facilidade desse animal em adentrar espaços pequenos.

Moreias São Cobras?

As moreias não são cobras, ainda que muitas pessoas imaginem isso. O animal é, portanto, apenas um peixe que possui formato corporal muito semelhante ao de uma cobra. Os ataques da moreia contra as pessoas, assim, acabam por ser muito raros, acontecendo apenas quando o animal se sente muito ameaçado.

Contudo, uma moreia, com o tamanho que possui, pode causar muitos problemas ao ser humano quando resolver atacar. A alimentação das moreias é, basicamente, carnívora, o que faz com que esse animal tenha comida em quase todas as partes do oceano.

Moreias
Moreias

Todavia, o grande truque da moreia para buscar por alimentos é estar perto dos recifes de corais, já que, dessa maneira, o animal estará sempre próximo dos outros peixes menores. Na verdade, um desses tipos de peixes pequenos, o peixe-limpador, funciona em acordo com a moreia, limpando os seus dentes e evitando a proliferação de fungos, o que aumenta o tempo de vida de ambos.

Essa ação é essencial, já que, não fosse esse peixe, a moreia teria muitos problemas relacionados a fungos, que, com o tempo, podem matar. Em troca, o peixe-limpador recebe alimentos sem grandes esforço, já que come as sobras dos dentes da moreia. A relação, assim, é de mutualismo e boa para ambos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *