Home / Animais / Cavalo Ardennais: Características, Fotos e Historia

Cavalo Ardennais: Características, Fotos e Historia

Estas simpáticas criaturinhas encantam com sua beleza e impressionam por sua robusteza e força, mais uma vez lhe trago uma espécie super bonita e interessante, vale a pena você conferir.

Algumas coisas só pelo nome nós já identificamos sua origem, no caso do nosso simpático cavalinho ocorre mesmo, seu nome remete a cidade de Ardennes e possui suas origens na Bélgica, Luxemburgo e França.

Esse bicho é bem antigo, ele já estava presente desde o período de Cesar em Roma, mas fontes dizem que ele é ainda mais transcendental voltando a épocas de até 50.000 anos antes de Cristo. Lembrando que ele é um descendente direto de uma espécie antiguíssima chamada Solutrian.

Outro personagem histórico que conheceu nosso famoso Ardennes foi Napoleão que inclusive fez uma mistura dessa raça com outras de origem arábica.

Sabe aqueles cavalheiros da idade média que a gente vê em filmes, jogos e livros? O nosso amigo Ardennais com certeza participou de muitas batalhas carregando estes valentes homens. Até hoje existem países cuja as forças militares trafegam com estes animais.

E para que você não ache que as atividades que este animal desempenhou nos tempos antigos foram poucas, saiba que ele sempre foi respeitado pela sua força, puxando equipamentos pesados de artilharia.

Cavalo Ardennais

Desde 1886 o Ardennais já era visto em países como França, Luxemburgo e Bélgica, lembre-se de que essas foram as suas origens.

Características

Diferente de muitos outros cavalos, o Ardennes é bastante pesadinho chegando a pesar de 700 a 1000kg, ele é um verdadeiro chumbo!

Eles possuem um corpo bastante robusto, suas patas são curtas e os cascos das patas são bem fortes, por fim, a cabeça é pequena e reta.

Vai ser um pouco difícil identificar o Ardennes por sua cor, visto que possui uma alta variedade de tons como:  louro, castanho, marrom, cinza ou palomino.

Doenças que Afetam os Cavalos

O próprio nome já lhe indica qual é a parte do Cavalo que pode ser afetada, muitos leigos no assunto pensam que pelo fato do casco do cavalo ser bem duro, isso o torna imune a proliferação de doenças, não acredite nisso, ao contrário, saiba que o seu animal pode estar correndo um grande risco.

Cólica Equina

Problemas intestinais são bem frequentes na vida do Ardennes e de outras espécies de cavalos, por isso, eu sempre reafirmo a importância das fibras na alimentação deste animal, são elas que manterão o intestino do animal funcionando e sempre limpo.

Cavalo com Cólica Equina

Influenza Equina

Você fica gripado certo? Então, seu animal também! Isso ocorre quando um cavalo sadio tem contato com um que está doente, o vírus e transmitido ao cavalo saudável transformando-o em um hospedeiro doente.

Encefalite

Ela ataca o sistema nervoso do seu cavalo causando nele perturbações e outros sintomas que o deixam com o comportamento bastante agitado e confuso. E como se não bastasse essa doença pode refletir no físico dele, deixando-o pálido e magro.

Não querendo lhe deixar preocupado(a), mas se o seu cavalo estiver com os sintomas dessa doença ou então já estiver sido diagnosticado, saiba que você precisa cuidar dele imediatamente, ou então o perderá num piscar de olhos.

Anemia Infecciosa

Saiba que da mesma forma que nós sofremos com picadas de mosquitos, ou então com as larvas depositadas por moscas, os cavalos também são afetados por elas.

Cavalo com Anemia Infecciosa

Essa terrível doença pode derrubar de vez o seu animal deixando-o indisposto e completamente sem energia para as atividades do dia a dia. Procure nas casinhas rurais remédios capazes de prevenir esses males, assim o seu bichinho estará a salvo.

Doenças Pulmonares

Elas são as maiores responsáveis pelos atendimentos veterinários, tantos nos casos em que o cavalo é exposto a situações extremas de trabalho, quanto nas ocasiões em que ele é afastado repentinamente de suas atividades, este problema pode surgir.

É obvio que existem inúmeros outros problemas de saúde que podem atacar estes animais, os que aqui foram listados são apenas uma parte deles, lembrando que se eu fosse colocar todos eles, ficaria um tanto enfadonho.

Algumas Curiosidades Sobre os Cavalos

Lembra dos filmes de Velho Oeste que você assistiu? Naquele período os chamados cowboys paravam seus cavalos na frente das lojinhas e os mesmos acabavam fazendo suas necessidades por ali mesmo. Com isso os vendedores começaram a colocar os perfumes na entrada da loja para amenizar o cheiro das fezes, isso perdura até hoje no país.

Um tanto nojenta esta notícia, mas é a mais pura verdade! Além disso, não conseguem respirar pela boca, eles fazem isso usando a narina mesmo.

Já ouviu falar disso? É o transtorno sofrido pelas pessoas que por alguma experiência negativa com os cavalos, possuem medo dele. Estranho né?!

Old Billy

Traduzido para o Português significa Velho Billy, este foi o cavalo mais velho já registrado, ele morreu no dia 27 de Novembro de 1822 aos 62 anos.

Cavalo Old Billy

A Simbologia Por Trás dos Cavalos

Você sabia que para estes povos existe uma deusa que protege os cavalos? Isso mesmo, o nome dela é Epona, era representada como uma mulher montada num bonito cavalo!

Outros significados que este animal pode ter na cultura Celta é: boa sorte, abundancia e fertilidade.

Para os Chineses

Simbolizacoragem, integridade, diligência, poder, fidelidade, inteligência e espiritualidade. Além disso, também traz a ideia de que há algo novo chegando, uma mensagem.

Na famosa história de Buda, o mesmo deixou este mundo físico montado em um cavalo, isso fez com que os Chineses acreditassem na divindade que permeia o animal, visto que um grande sábio estava sobre ele.

Para os Romanos

Este grande povo conquistador acreditava que o cavalo o cavalo simbolizava riqueza, poder, vitória e honra, além de ser parte integrante da economia e da guerra. Outro grande significado era poder e status, este animal possuía custos muito caros e somente a elite poderia arcar com eles, daí surgiu essa ideia.

Obrigado por me acompanhar aqui, espero que tenha gostado, até a próxima!

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *