Home / Animais / Carrapato Marrom-Vermelho: Características, Habitat e Fotos

Carrapato Marrom-Vermelho: Características, Habitat e Fotos

Os carrapatos existem em muitas variedades diferentes que não apenas parecem diferentes, mas também vivem em diferentes regiões e ambientes e podem transmitir tipos diferentes de doenças para pessoas e animais.

O objetivo deste artigo é fornecer algumas informações básicas sobre carrapatos, em especial o carrapato marrom-vermelho,  além de detalhes importantes sobre as várias espécies que você provavelmente encontrará em diferentes regiões do mundo.

 Se você suspeitar que você ou um ente querido foi picado por qualquer tipo de carrapato, tente mantê-lo o mais intacto possível para que você possa leva-lo ao hospital. Coloque o carrapato em um recipiente seguro para que possa ser avaliado pelo seu médico, veterinário ou controle local para identificação.

O Que São Carrapatos?

Carrapato Mole em Cima de uma Folha
Carrapato Mole em Cima de uma Folha

Carrapatos são um tipo de inseto chamado artrópode. Como aranhas, elas se enquadram na classificação de aracnídeos – um tipo específico de artrópode com oito pernas. Ao contrário das aranhas, no entanto, os carrapatos se alimentam de sangue de mamíferos – incluindo pessoas, animais de estimação e gado -, além de pássaros, répteis e anfíbios. 

Eles foram relatados em ambientes rurais e urbanos em todo o mundo, mas são mais frequentemente encontrados em áreas gramadas ou arborizadas e são tipicamente mais ativos da primavera ao outono.

Ambas as famílias de carrapatos têm espécies que podem transmitir doenças aos seres humanos; no entanto, o período de tempo típico necessário para fazê-lo difere exatamente como seus hábitos alimentares. 

Certos carrapatos que transmitem a doença de Lyme , por exemplo, geralmente devem ser anexados por 36 a 48 horas para infectar um hospedeiro, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC). Certos carrapatos moles que transmitem febre recaída transmitida por carrapatos (TBRF), no entanto, se alimentam muito rapidamente e podem causar doenças em seres humanos.

Qual É O Ciclo De Vida Típico De Um Carrapato?

Os carrapatos geralmente têm quatro estágios da vida: ovo, larva, ninfa e adulto. Os ovos, que podem chegar a milhares, são postos pelo carrapato fêmea. Esses ovos eclodem em larvas, que também são conhecidas como “carrapatos das sementes”. As larvas geralmente se ligam a animais menores, como ratos e pássaros.

Após vários dias de alimentação, as larvas se desenvolvem em ninfas, que podem se ligar a hospedeiros maiores e depois se transformar em carrapatos adultos. Os carrapatos avançam através de cada um desses estágios, mudando, um processo durante o qual eles perdem a pele externa.

Carrapato Marrom-Vermelho

 O carrapato marrom-vermelho é um dos carrapatos mais comuns. Encontrado em animais como cães e gatos, é comum por infestações em residências e canis. Geralmente começam com poucos carrapatos que são trazidos para dentro com um cachorro, que esteve fora de casa. Os prováveis habitat em que os cães adquirem carrapatos incluem os locais em que os cães de várias fontes se reúnem, como instalações de higiene, canis, clínicas veterinárias e residências já infestadas. 

A infestação pode atingir níveis altos, aparentemente muito rapidamente. No entanto, os estágios iniciais da infestação, quando apenas alguns indivíduos estão presentes, geralmente são completamente esquecidos. A primeira indicação do dono do cão de que existe um problema é quando eles começam a perceber carrapatos subindo pelas paredes ou cortinas. 

Distribuição 

O carrapato marrom-vermelho é encontrado em todo o mundo e é considerado a espécie de carrapato mais difundida no mundo. É mais comum em climas mais quentes e está presente em toda a Flórida. Carrapatos marrons são encontrados em cães, canis e casas, e ocasionalmente na vida selvagem. 

Descrição e Identificação

Carrapato Marrom-Vermelho no Dedo de uma Pessoa
Carrapato Marrom-Vermelho no Dedo de uma Pessoa

Os ovos do carrapato marrom são esféricos e de cor marrom escuro. As larvas têm três pares de pernas com um tamanho corporal de aproximadamente 0,54 mm de comprimento e 0,39 mm de largura. Ninfas e adultos têm quatro pares de pernas e parecem semelhantes, exceto que as ninfas são menores que os adultos. As ninfas têm 1,14 a 1,30 mm de comprimento e 0,57 a 0,66 mm de largura, enquanto os adultos têm 2,28 a 3,18 mm de comprimento e 1,11 a 1,68 mm de largura. 

Freqüentemente, quando as pessoas relatam ter uma infestação de carrapatos, geralmente acreditam que têm diferentes tipos de carrapatos em casa ou em seus cães, quando na verdade estão observando vários estágios da vida, como adultos grandes e pequenos carrapatos ou larvas de sementes. 

Os diferentes estágios (larva, ninfa e adulto) são progressivamente maiores em tamanho e, uma vez tomada uma refeição de sangue, o tamanho do carrapato dentro de um estágio se torna maior e mais variável. Muitas características usadas para identificar os estágios e os sexos são difíceis de ver sem um microscópio. 

Ciclo de Vida

Cachorro Com Carrapato se Coçando
Cachorro Com Carrapato se Coçando

O carrapato de cachorro marrom é um carrapato de três hospedeiros; ou seja, cada estágio ativo (larva, ninfa e adulto) se alimenta apenas uma vez e, em seguida, deixa o hospedeiro digerindo a farinha de sangue e muda para o próximo estágio ou põe ovos . 

Uma fêmea adulta se alimenta do hospedeiro por cerca de uma semana, depois deixa o hospedeiro e encontra um local isolado para incubação de ovos por cerca de uma a duas semanas.Rachaduras e fendas em casas, garagens e corridas de cães são locais ideais. Ela pode começar a deitar logo que quatro dias após completar a alimentação e deixar o hospedeiro, e pode continuar deitando por 15 a 18 dias. Enquanto ela põe os ovos, ela os passa por suas áreas porosas (áreas especializadas na parte de trás da base capituli) para revesti-los de secreções que protegem os ovos da dessecação.

Um carrapato de cachorro marrom totalmente alimentado com sangue pode depositar mais de 7.000 ovos, com 4.000 em média. O período de tempo que cada estágio é alimentado e o tempo necessário para o desenvolvimento e a muda são dependentes da temperatura. 

Alimentação

Os tempos de alimentação e desenvolvimento são geralmente mais rápidos em temperaturas mais quentes. A sobrevivência é geralmente mais alta em temperaturas mais baixas e umidade relativa mais alta, mas esses carrapatos são tolerantes a uma ampla gama de condições. 

Embora os carrapatos sejam visíveis durante a procura de um hospedeiro e a alimentação, eles não são facilmente observados durante a digestão das refeições de sangue, a muda ou a postura de ovos, devido ao seu comportamento enigmático. Isso pode levar ao aparente desaparecimento e, em seguida, ao reaparecimento de carrapatos em uma infestação residencial.

Carrapato Marrom-Vermelho Andando no Braço de uma Pessoa
Carrapato Marrom-Vermelho Andando no Braço de uma Pessoa

O desenvolvimento geral do ovo para a postura das fêmeas pode ser concluído em pouco mais de dois meses, mas frequentemente levará mais tempo se houver poucos hospedeiros disponíveis ou sob temperaturas mais baixas. 

Os carrapatos têm uma vida notoriamente longa e podem sobreviver por três a cinco meses em cada estágio sem alimentação. Em média, duas gerações podem ocorrer por ano, mas até quatro gerações por ano foram documentadas em países de regiões tropicais, como o Brasil. Na Flórida, o ciclo pode ocorrer durante todo o ano, tanto em residências quanto em canis externos e corridas de cães. 

Como Lidar Com Eles?

A melhor estratégia de gerenciamento é a prevenção de infestações na residência ou no canil, e isso começa com inspeções regulares dos cães que entram nessas instalações. Discuta a utilização de produtos de controle de carrapatos com seu veterinário para garantir que seu cão seja saudável o suficiente para esses produtos e para escolher um produto apropriado.

A prevenção do ingurgitamento dos carrapatos nos cães é fundamental para o manejo do carrapato e o bem-estar do cão, portanto, todos os carrapatos anexados devem ser removidos manualmente e os carrapatos mortos, principalmente os carrapatos adultos do sexo feminino.

Os cães devem ser examinados regularmente e os carrapatos anexados devem ser removidos por pinças ou outras ferramentas específicas para remover carrapatos e descartados com cuidado, como congelar carrapatos por 24 horas e dar descarga no vaso sanitário.

Verifique se há carrapatos nos cães quando voltar para casa de canis, alicerces, parques para cães ou outros locais frequentados por cães. Além disso, a verificação de carrapatos ao retornar de qualquer atividade ao ar livre ajudará a evitar picadas de outras espécies de carrapatos. 

Para evitar infestações em residências e canis, rachaduras e fendas devem ser seladas e a grama e as ervas daninhas devem ser curtas. Lave e seque as camas e os cobertores dos cães com água quente e calor elevado do secador, porque altas temperaturas podem matar os carrapatos que se escondem neles. O vapor também pode ser usado para matar carrapatos em itens não laváveis, como móveis. 

Não pode ser estressado o suficiente que os donos de animais consultem seu veterinário sobre o tratamento mais adequado para o seu cão, a fim de garantir que eles sejam saudáveis ​​o suficiente para serem tratados e, conforme especificado por lei, siga as instruções do rótulo.

Gatos e certas raças de cães são consideravelmente mais sensíveis a certos pesticidas e tratamentos adequados devem ser usados. Outros mamíferos devem ser monitorados e tratados, se necessário. As pessoas devem verificar-se regularmente; embora incomum nos EUA, essa espécie morde os humanos. 

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *