Home / Animais / Características das Toninhas e Imagens do Animal

Características das Toninhas e Imagens do Animal

Na biologia existem muitos termos utilizados com o intuito de organizar e classificar os seres vivos existentes em nosso mundo, o termo classe é uma dessas categorias. A classe é uma categoria que é constituída por um conjunto de ordens.

Dentro da classe de mamíferos (mammalia) existe uma infra ordem que é conhecida como Cestáceos (cetacea); essa classificação é constituída por animais marinhos. No original, o nome da ordem é derivado do grego ketos e possui o significado de monstro marinho.

No meio dos animais pertencentes a esta ordem, podemos encontrar as toninhas que são animais relativamente pequenos, mas que tem o seu corpo devidamente adaptado para a vida em ambientes aquáticos como todo o cestáceo.

Características das Toninhas: Características Gerais

A toninha, nome científico Pontoporia blainvillei, é um dos menores animais pertencentes à classe de mamíferos aquáticos e uma espécie de golfinho. Geralmente encontramos estes animais no sudeste da América do Sul, mais especificamente nas águas costeiras do Atlântico.

Diferente da grande parte dos golfinhos, as toninhas é um animal que vive na água salgada e também em estuários do oceano; as outras espécies de golfinhos vivem exclusivamente em sistemas de água doce.

Característica das Toninhas

Outro ponto interessante é que as toninhas não apresentam comportamentos aéreos como, por exemplo, os outros golfinhos. Além disso, estes animais são em grande parte solitários, mas em alguns casos podem formar grupos de até 6 indivíduos. Os outros golfinhos costumam ser mais avistados, as toninhas além de não possuírem esse hábito de saltar (apenas sobem para respirar) são animais de timidez em excesso o que reduz o seu contato com os pescadores ou turistas.

Características das Toninhas: Estrutura Corporal

Esse animal também tem outro nome pelo são bem conhecidas: franciscana. O focinho deste animal é o maior dentre os cestáceos (quando comparamos com a proporção de seu corpo). De um modo geral estes animais não atingem a casa dos 2 metros, as fêmeas são ligeiramente maiores podendo chegar a 1,8 metros enquanto que os machos crescem até 1,6 metros. Quando falamos em peso, as toninhas são animais leves. As fêmeas da espécie chegam a pesar 33 Kg, já os machos não costumam passar dos 27 Kg.

Algo que chama bastante a atenção nas toninhas são suas nadadeiras, elas possuem nadadeiras peitoral e dorsal; a dorsal é pequena e de formato triangular, já a do peitoral tem um formato semelhante a uma espátula.

Características das Toninhas: Dentição e Tempo de Vida

A infra ordem dos cestáceos ainda é subdividida em duas parvordens que são, de modo bem direto, baleias sem dentes (Mysticeti) e baleias com dentes (Odontoceti). A toninha é pertencente a parvordem das baleias com dentes.

Elas possuem uma dentição homodontária, seus dentes possuem um aspecto cônico sendo isso um importante aspecto diferenciador entre elas e os golfinhos. O número de dentes pode variar muito para cada animal podendo passar dos 200, mas geralmente fica entre 48 a 60 de cada lado, superior e inferior, da mandíbula do animal.

Quando o assunto é o tempo de vida deste animal, biólogos afirmam que a estimativa de vida das toninhas é de vinte anos podendo ser um pouco menos e um pouco mais.

Características das Toninhas: Localização

Como citado anteriormente as toninhas são um animal de hábitos costeiros, essa característica se dá pelo fato da busca pelo alimento e também pela proteção contra predadores. Sua área de atuação abrange o município de Itaúnas, no Espirito Santo, e alcança o chamado limite austral que fica localizado no Golfo Nuevo (Argentina).

Quando falamos em profundidade, existe um indicador que os biólogos usam; a distribuição batimétrica é o que permite aos animais viver em certas profundidades, no caso das toninhas o alcance que lhe é permitido é de 30 metros ou também 30 milhas de costa.

Características das Toninhas: Sensibilidade Sonora

Como sabemos, muitos animais aquáticos emitem sinais sonoros para sua comunicação; não bastasse isso, construções feitas pelo homem com o intuito de navegar também emitem estes sons como é o caso dos grandes navios e embarcações.

Toninhas em Seu Habitat

Segundo os pesquisadores, a sensibilidade sonora das toninhas é muito aguçada e ela consegue captar diversas frequências. Isso é algo bom por um lado mas, ao mesmo tempo, os sons que as grandes embarcações emitem fazem estes animais sofrerem.

Características das Toninhas: Proteção da Espécie

A toninha ou fransciscana é considerada uma espécie ameaçada, segundo pesquisas calcula-se que entre sua região de abrangência existam 40 000 animais; mesmo com este número os dados apresentam que são mortos entre 1500 a 2000 toninhas a cada ano, isso só nas redes dos pescadores.

A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) costuma classificar as espécies em níveis quanto à sua extinção; no caso das toninhas, elas fazem parte do status de ameaçada com grau de vulnerável.

No estado de Santa Catarina, mais especialmente na cidade de São Francisco do Sul, nasceu um projeto que visa a proteção e também salvação da espécie. Como única baía do continente, margem onde se encontram as toninhas, a Baía de Babitonga foi o local escolhido para servir de sede do projeto. Lá existe um espaço dentro da Univille, com toda a estrutura necessária para estudos e pesquisas; os laboratórios possuem equipamentos de biologia marinha e um espaço conhecido como Espaço Ambiental Babitonga.

Com toda esta estrutura disponível, existe uma grande equipe de profissionais que realizam diversas pesquisas envolvendo a espécie, abrangendo desde a comunicação delas até as questões relativas à reprodução. Um dos maiores intuitos dos estudantes e pesquisadores é o de encontrar maneiras que permitam que o golfinho toninha venha a sair da lista de animais que tendem a ser extintos.

Entre tantos projetos que visão tais pontos, podemos citar alguns como a redução das redes de pesca que os trabalhadores da região costumam utilizar; outro ponto que os pesquisadores buscam é o de que o governo proíba a prática da pesca em áreas que alcancem os 20 metros de profundidade, os estudantes afirmam que se estas medidas forem aplicadas haverá uma redução bem considerável de mortes destes animais.

Calcula-se que a possibilidade das toninhas, os golfinhos mais tímidos do mundo, deixarem a lista de ameaçadas de extinção possa chegar aos 75% de chance.

Veja também

Flamingo Pequeno: Características, Nome Cientifico e Fotos

O flamingo-pequeno é o menor de todos os flamingos, mas tem o maior número de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *