Home / Animais / Cachorro se Escondendo nos Cantos: o que é?

Cachorro se Escondendo nos Cantos: o que é?

Quem tem um cachorrinho em casa normalmente só tem momentos de felicidade, pois costumam ser bastante apegados aos donos e bem brincalhões, independente da espécie. Entretanto, assim como os seres humanos, eles podem apresentar comportamentos estranhos e que podem indicar os mais diferentes problemas.

Algo que não é tão desconhecido, mas que não é normal é um cachorro se afastar das pessoas ao seu redor ou dos outros animais. E ficarem escondidos em cantos, não faz sentido. Já que os cães são seres sociáveis, que gostam de lamber e fuçar, não de ficar sozinhos. Quando perceber que ele está se portando dessa forma, é hora de fazer algo e descobrir o que está acontecendo.

No post de hoje iremos mostrar algumas possibilidades que podem explicar o motivo desse animal estar se isolando. Lembrando que isso não é a mesma coisa de ir em um veterinário, caso esteja preocupado de verdade, faça isso o mais rápido possível. Continue lendo para descobrir algumas explicações de seu cachorro estar se escondendo em cantos.

Problemas Cardíacos

Apesar de não ser uma das coisas mais comuns, é possível sim o seu cachorrinho apresentar problemas cardíacos variados. Um deles, pode ser que o órgão não esteja funcionando da forma correta, ou até mesmo o animal estar com anemia. Nesses casos, o corpo não conseguirá ter oxigênio. Essa redução de ar faz com que o cachorro vá perdendo suas forças.

Começam perdendo o apetite, todo o ânimo para brincar e se movimentar e preferem ficar jogados nos cantos. De uma forma simplista, é como se o seu corpo fosse ficando sem combustível, então, para economizar energia, o animal fica quietinho nos cantos. Com o tempo, essa falta de oxigênio vai prejudicando todo o restante do seu corpo, até alcançar o cérebro e causar danos irreparáveis. Assim que notar esses sintomas no seu cão, busque um veterinário o quanto antes.

Idade

Assim como nós humanos, o nosso corpo vai perdendo certas propriedades com o tempo. Apesar de terem uma expectativa de vida bem menor que a nossa, os cachorros ficam velhos sim. Dependendo da espécie, quanto mais velho ele estiver, mais fica diferente. Isso pode começar com a falta de interesse em brincar e se movimentar demais. Preferem ficar em seus cantos não se movendo muito.

Cachorro Velho
Cachorro Velho

Veja bem, nesses casos, o cachorro não está doente. Ele ficará nos cantos muito tempo do dia, mas não todo o tempo. Terá momentos que nem ele consegue ficar sem um carinho e uma brincadeira. A velhice também afeta a visão e a audição. Em momentos como esses, o ideal é deixa-los o mais confortáveis possível.

Dor

As dificuldades físicas podem ocorrer em qualquer cachorro, independente da raça e da idade. Ela varia de problema para problema, seja ele puxado para o lado genético ou alguma brincadeira que acabou não sendo muito bem sucedida. De qualquer forma, quando você vê o seu cachorro nos cantos escondido, choramingando e tendo algum problema de movimentação, pode ser que seu cachorro esteja em dor.

Pode ser problema nas articulações, um osso quebrado ou fora do lugar, ou diversas outras coisas. A melhor solução é ir imediatamente atrás de um veterinário para que ele averigue a situação do cachorro.

Depressão e Ansiedade

Não, não é somente os seres humanos que podem sofrer com problemas de depressão e ansiedade. Os cachorros podem ter e apresentar seus sinais logo de cara. Os motivos são variados, como a mudança de um ambiente para outro, chegadas de novos integrantes na família ou perda de um amigo, seja ele outro cachorro ou humano.

Qualquer mudança em sua vida pode ser a causa de esse sentimento. Não podemos nos esquecer que eles são animais sociáveis, logo, se importam de verdade com tudo e todos em volta. Eles vão apresentar uma queda do humor, perda de interesse, se encondem nos cantos e preferem ficar sozinhos do que na companhia de outros. Podem choramingar também, de tristeza.

Primeiro é preciso que você o leve no veterinário, para que ele aponte a melhor forma de lidar com essa depressão, já que ela está relacionada com um tipo de desiquilíbrio químico no sistema cerebral. Mas além disso, é importante dar amor, carinho e atenção para os cachorros, de forma que eles se sintam especiais e de forma alguma excluídos.

Medo

Outro motivo para seu cachorro estar se escondendo nos cantos é ele estar com medo. Alguns sentem medos de coisas que acontecem uma vez ou outra, como o caso de rojões ou até trovoadas. Nesses casos, eles ficaram inquietos e longe, escondidos nos cantos choramingando. A melhor coisa a se fazer é deixa-los confortáveis e nunca sozinhos. Aumente o volume da TV e faça de tudo para que ele não sofra mais. Existem espécies que se sentem seguras quando você as pega no colo.

Mas, caso esse sentimento seja contínuo, pode estar ligado diretamente a um trauma. Não somente o cachorro ficará escondido, como também apresentará tremedeira com frequência e até incontinência urinária, que é quando fazem xixi do nada, não conseguem se controlar. Procure entender o que está provocando isso e busque imediatamente um veterinário para ele te ajudar a lidar com a situação.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e descobrir o motivo de seu cachorro estar se escondendo nos cantos. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Você pode ler mais sobre cachorros e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Como São Os Filhotes de Girafa? Fotos e Imagens

Quando chega o período do cio, as girafas costumam escolher, com todo o cuidado possível, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *