Home / Animais / Rã venenosa Granulada: Fotos, Características e Nome Cientifico

Rã venenosa Granulada: Fotos, Características e Nome Cientifico

O clima e a vegetação do Brasil trazem os mais diversos benefícios para toda a vida do planeta. Um clima quente e uma vegetação bastante variada e rica, tudo isso fez com que a nossa biodiversidade fosse incrivelmente alta. Nós possuímos uma gigantesca quantidade de plantas e animais em nosso território, sejam eles nativos daqui ou não por exatamente esse motivo.

A boa quantidade de água, doce e salgada, daqui também favorece muitas espécies para sobreviver e reproduzir. Um dos grupos que são bastantes beneficiados com isso, é o dos anfíbios. Esse grupo é conhecido por conter o sapo, a rã e a perereca. Apesar de ao olhar de longe parecerem iguais, há muitas diferenças tanto fisicamente, quanto em relação aos seus comportamentos e estilo de vida.

No caso da rã, ela tende a ser menor que os sapos, e normalmente bem mais perigosa. Apesar de nem todas serem venenosas como alguns dizem, existe uma boa quantidade de espécies que são. Uma delas é a chamada rã venenosa granulada, ela é típica do continente americano. E é sobre elas que iremos falar, contando um pouco mais de suas características, seu nome cientifico e muito mais, tudo isso com fotos!

Características Gerais da Rã Venenosa Granulada

A rã venenosa granulada é originada e endêmica da Costa Rica e do Panamá. Seu habitat natural é principalmente em bosques com um clima tropical ou subtropical, que seja bastante úmido. Normalmente ficam em locais de até 100 metros acima do nível do mar. Por ter uma concentração em apenas essas áreas, a espécie está na lista da IUCN como ameaçada, principalmente devido a destruição de seu habitat.

Apesar de a maioria das rãs não serem realmente ofensivas, essa espécie é perigosa para uma grande parcela de animais. Ela é diurna, assim como a maioria das rãs, e predominantemente terrestre, exceto durante seus primeiros dias de vida. Apesar de ficarem o dia todo, durante as primeiras e últimas horas do dia, são os momentos de maior atividade delas. De acordo com uma observação de semanas da espécie, entre 5 horas da manhã e 10 da manhã, são os horários de mais atividade. Tem uma coloração bem chamativa, que é para avisar logo de cara o perigo que é devido ao seu veneno.

A rã venenosa granulada é muito territorial, sendo comum os machos entrarem em agressão física pelo território, ou até mesmo por fêmeas. Em alguns casos mais raros, é possível que eles briguem até com outras fêmeas. Mostrando bem o seu estilo de comportamento. A reprodução ocorre durante os meses mais chuvosos, e é quando a fêmea se aproxima chamando os machos.

Os machos, para se aparecerem, começam a fazer barulhos típicos da espécie, para conseguir a fêmea e depois mais calmamente até o local de reprodução. Após a reprodução, os ovos são levados até um local que ficam envoltos por uma espuma pelos machos. Os girinos nascem e ficam vivendo no meio da espuma. Quando a enxurrada começa, carrega esses ovos para algum riacho, ou algo semelhante que tenha uma boa quantidade de água. Em menos de duas semanas completam o restante de seu desenvolvimento, e virão as rãs que conseguem viver completamente no ambiente terrestre.

Além disso, podemos falar da questão de seu veneno. Ele é produzido e fica em toda a sua pele, por isso, é proibido a ingestão desse animal em culinárias. O toque direto na pele do sapo não causa nada muito grave para nós seres humanos, além de uma leve irritação. Caso encoste no olho ou boca, é preciso lavar bem com água filtrada e se manter atento.

A maior ameaça que essa espécie traz é em relação aos animais de porte menor, e que realmente apresentam uma ameaça, por serem seus predadores. Para quem mora em locais com ocorrência da rã venenosa granulada, é preciso ter muita atenção com bichinhos de estimação. Alguns gatos e cachorros podem acabar abocanhando a rã, e isso pode ser fatal.

Nome Científico da Rã Venenosa Granulada

É interessante entendermos que rã venenosa granulada não é realmente seu nome. Os cientistas tem o chamado “nome científico”, que permite que espécies de plantas ou animais sejam classificadas de forma organizada. Dessa forma, é mais fácil de se estudar e entender todo o planeta e suas conexões com a natureza.

Oophaga Granulifera
Oophaga Granulifera

Nesse caso, o nome científico da rã é Oophaga granulifera, e ela faz parte da grande família Dendrobatidae. A família Dendrobatidae é composta por somente rãs que são capazes de produzir toxinas, seja pela pele ou sacos de veneno. Enquanto que Oophaga é um gênero de rãs dentro da classificação da família. E granulifera é a designação da espécie. A rã venenosa granulada também é parente da rã morango, considerada bastante perigosa.

Fotos da Rã Venenosa Granulada

Agora que você entendeu melhor sobre as características dessa rã tão interessante, é bom você ter uma ideia de como ela realmente é. A seguir, colocamos algumas fotos de seu corpo e elas na natureza. Note sua coloração, especial para que demonstre logo o quão perigosa é para seus predadores e inimigos.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre a rã venenosa granulada, suas características e nome científico. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em responde-las. Você pode ler mais sobre rãs e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Coiote: Velocidade, Altura e Peso

Os coiotes são mamíferos – entre os membros mais exóticos da família Canídea –, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *