Home / Animais / Cachorro Boxer Branco: Fotos, Cuidados, Pirata, Filhotes

Cachorro Boxer Branco: Fotos, Cuidados, Pirata, Filhotes

Os cachorros tem se tornado o melhor amigo do homem há um bom tempo já, especialmente na parte Ocidental do mundo. Existe uma enorme quantidade de raças criadas pelos humanos ao decorrer das décadas, cada uma tendo suas próprias características. Uma das raças criadas foi o Boxer. E é sobre ele que iremos falar no post de hoje, porém em sua versão branca. Contaremos um pouco mais sobre suas características, cuidados, filhotes e muito mais. Tudo isso com fotos! Então continue lendo para aprender mais sobre.

Características Gerais Do Boxer

A raça boxer foi criada na Alemanha, no meio do século 19, a partir de um cruzamento entre a raça Bullenbeiser e a raça Buldogue Inglês. O motivo de criarem esse cachorro foi para que ele se tornasse um caçador de ótima qualidade. O trabalho deu certo, e podemos ver isso pelo fato que a raça se tornou a primeira a ser utilizada na polícia alemã. O cão tem um porte médio, e tem em torno de 60 centímetros de comprimento, em relação ao seu peso, esse pode chegar aos 30 kg. A coloração desse animal é bem característica, e em maior parte, é dourada, havendo algumas exceções como falaremos mais à frente. No peito, nós encontramos uma mancha tigrada, e suas patas e focinho tem a coloração branca. O pelo é curtinho, de uma grande maciez e lustroso. A raça somente se tornou domesticada oficialmente no ano de 1900, porém a popularidade só começou ao chegar nas Américas em 1940. Pode-se dizer então, que é um animal bem recente. Seu nome boxer vem de diversos mitos sobre sua criação. Em alguns, diziam que vinha de que ele era um boxeador com as patas dianteiras. Mas na verdade, o nome vem de uma palavra alemã, “boxl”, que é uma forma de chamar os abatedouros.

Mesmo com sua criação sendo específica para serem animais de caça e guarda, acabou que seu temperamento não seguiu muito isso. Eles são dóceis e amáveis, mesmo fisicamente com seu porte grande parecer forte e agressivo. Em especial com a família, é um animal muito carinhoso, porém pode apresentar certos problemas quando é em relação a estranhos. O ideal, é que logo assim que ele puder, já começar a socializa-lo com outros animais e pessoas.
Isso deve ser feito antes dos seis meses de vida, pois quanto mais velho ele começar a ter essa sociabilidade, mais difícil vai ser o processo todo.

Uma outra característica de seu comportamento, é que são animais alegres, corajosos e bastante energéticos. Servem de forma excelente como cães de companhia, pois são protetores de seus donos. Por serem tão energéticos, eles precisam liberar a energia, brincando e correndo bastante. Sendo assim, não é recomendado que eles vivam em apartamentos ou casas pequenas, pois precisam de espaço para conseguir se soltarem.

Eles podem ser quase como crianças, de tanto que gostam de brincar. Muito mais que isso, fazem parte da lista das 48 raças de cães mais inteligentes do mundo, tendo um fácil aprendizado de comandos e senso de obediência. Também tem um fator de ser muito afobado, e por isso, precisa de alguns cuidados com ele. Um exemplo, é em relação a sua alimentação, que deve ser bastante regrada, evitando deixar a ração disponível para ele a qualquer momento. O local em que ele vai comer deve ser pequeno, para que ele não saia correndo logo após se alimentar. Os exercícios físicos são uma das partes mais importantes, para que consigam extravasar e não ficarem estressados.

O Boxer Branco

Há um tipo de Boxer no qual sua pelagem é toda ou em grande parte branca. Apesar de na maioria das espécies de cachorros haver essa diferença de cor, no caso do boxer, isso tem haver com genética e a diferença entre o branco e o restante é bem pontuada. Especialmente pelo fato de existir um enorme monte de mitos sobre esse animal. Um dos mais comuns, é dizer que o boxer branco é um animal albino.

Boxer Branco de Guarda Deitado na Grama
Boxer Branco de Guarda Deitado na Grama

Isso é errôneo, pois um albino é quando ele não possui nenhum tipo de pigmento em seu corpo, tendo então não somente os pelos na coloração branca, mas também seu nariz e mucosas rosas e os olhos vermelhos. O que não é o caso dos boxers brancos, que possuem os pelos brancos, mas tem olhos azuis e focinhos escuros. Geneticamente, o boxer branco apresenta um gene com o fator chamado “sw”, enquanto que o gene do albinismo tem o fator “ca.” Outra coisa importante é que o albinismo é muito raro em cães, sendo que cerca de 25% dos boxers são brancos.

Outro mito é que eles são mais propensos a terem doenças. Não há nenhum estudo científico que comprove esse fato, apesar de eles realmente terem uma propensão maior a serem surdos que outros tipos de boxers. A sua coloração e questão é bem discutida. Ele recebe o pedigree pela Confederação Brasileira de Cinofilia, entretanto não é aceito pelo Clube Boxer da Alemanha como cor oficial desde 1925, pois eles acreditam que essa pelagem é uma anomalia ligada provavelmente do albinismo. Por esse motivo, ele recebe uma tarja dizendo que o animal não é apto para se reproduzir, mesmo não tendo nenhuma evidência em relação a isso.

A longevidade do boxer branco é de 8 a 12 anos, quando bem cuidado. Cuidados com o sol é essencial, pois eles podem ter queimaduras mais facilmente. E é preciso entender antes de tudo, que para ser um boxer branco ele não necessita ser completamente dessa cor. Basta ele ter 2/3 do corpo na cor branca que já é considerado um boxer branco, mesmo que ele possua manchas de outras cores no restante do corpo.

Boxer Branco Deitado no Sofá
Boxer Branco Deitado no Sofá

Um fato triste é que por ter uma crença popular de que esse animal é propenso a ter surdez e cegueira que está associado a seus genes, alguns criadores matam os filhotes assim que nascem. Ele ainda é considerado um animal fora dos padrões da raça.

Mas lembre-se, nada disso é realmente provado cientificamente. Eles não são raros, e não são mais propensos a contrair câncer que outros tipos de boxers. Eles possuem a personalidade igual ao de outros boxers, não é nenhuma raça nova e diferente. Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o boxer branco, suas características e tudo mais sobre a raça. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los.

Você pode ler mais sobre boxers e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Água Sanitária Faz Mal Para Cachorro? E Querosene? Lysoform?

Ter um cãe vivendo em casa é maravilhoso para todas as pessoas; companheiros, leais e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *