Home / Animais / Besouro Serra Pau: Características, Nome Cientifico E Fotos

Besouro Serra Pau: Características, Nome Cientifico E Fotos

O besouro serra pau pertence a uma das maiores famílias de besouro, com mais de 25 mil espécies. Ele ainda é o segundo maior besouro que existe. Considerado uma praga em plantações, pode viver por até um ano. Que tal conhecermos um pouco mais esse animal? A seguir apresentamos suas características e outras informações, confira!

Características Do Besouro Serra Pau

Dorcacerus barbatus, besouro serrador ou besouro serra pau é uma espécie de besouro que pertence à família Cerambycidae, uma das maiores que exintem. Entretanto, é a única espécie do gênero Dorcacerus. Seu nome se dá ao fato de o animal, quando larva, se alimentar de madeira em decomposição de forma meticulosa.

Besouro Serra Pau

Esse inseto pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Belize, Costa Rica, Equador, Guiana e Guiana Francesa, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Nicarágua e Suriname. No Brasil, está nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

O besouro serra pau, na fase adulta, pode atingir entre 25 e 30 mm de comprimento. Sua cor é marrom, quando adulto e seu corpo, assim como de todos os insetos, é dividido em cabeça, tórax e abdômen. As larvas são de cor branca e não possuem pés.

Sua cabeça é composta de olhos parcialmente grandes. Ele possui um par de antenas longas e finas, com manchas escuras e brancas alternadas, essas antenas são quase do tamanho de seu corpo. Também possui tufos amarelos nas entradas das antenas. Seus pés, peças bucais e as laterais das asas superiores também são amarelas.

Suas asas superiores, que são mais duras, são bem desenvolvidas, bem como as asas inferiores. Seu tórax é um pouco mais estreito que o resto do corpo e nele estão ligados três pares de pernas com uma serie de espinhos distribuídas nelas.

Habitat, Alimentação E Reprodução

O besouro serra pau pode ser encontrado, principalmente, na Mata Atlântica e nas florestas. Vivem em árvores, plantas e até em flores, onde se alimentam de pólen, das próprias plantas e madeiras em decomposição. Os adultos se alimentam também das cascas verdes que ficam na ponta dos ramos, enquanto as larvas se alimentam do lenho das árvores.

Ele voa muito bem, apesar de seu tamanho, e pode ser atraído por luzes fortes, principalmente as de casas ou acampamentos. Quando isso acontece e é capturado, o besouro serra pau emite um ruído estridente, que é bem característico da espécie.

Quanto a reprodução, o besouro serra pau fêmea faz cortes na madeira e deposita seus ovos em galhos e troncos ou ainda em plantas hospedeiras que estejam mortas ou vivas. Dos ovos saem as larvas que passam a viver em túneis que elas mesmas constroem dentro de cascas de árvores e se alimenta da madeira dessas cascas. Elas também podem viver em plantas, sendo considerada uma praga para as plantações. Seu ciclo de vida, completo, varia entre seis meses a um ano.

Danos Causados E Cuidados

O besouro serra pau, quando ainda é uma larva é considerado uma das principais pragas existentes, principalmente da erva mate. Como a fêmea deposita seus ovos em vários galhos e ramos, as larvas recém-nascidas perfuram a madeira e acabam danificando-a. com isso, elas impedem a circulação da seiva, enfraquecendo a produção da árvore. Além disso, as larvas acabam causando a mortalidade das árvores, devido a construção de galerias anelares na madeira, fazendo com que a árvore vá se quebrando com os ventos.

Para prevenir e evitar que as árvores sejam consumidas pelas larvas, é recomendado a poda das partes danificadas e a queima dessas partes, pois o controle da incidência desse inseto é bem difícil. Também se recomenda a aplicação de bissulfeto de carbono nos buracos e tuneis criados pelas larvas e, após a aplicação, fechar o buraco com barro ou cera.

Curiosidades

  • A ordem que o besouro serra pau pertence (Coleoptera) possui mais de 350 mil espécies, das quais 4 mil são encontradas no Brasil
  • Existem cerca de 14 espécies desse tipo de besouro

  • O serra pau tem esse nome porque corta galhos e troncos. Um trabalho desse pode levar semanas
  • Eles atacam árvores frutíferas, ornamentais e forrageiras

  • O macho adulto tem o corpo menor que o da fêmea
  • São avaliados como pragas, devido aos grandes danos que causam em plantações e florestas

  • As mandíbulas do macho são bem fortes
  • É conhecido como besouro de chifres longos e besouro serrador

  • É procurado por caçadores que colecionam insetos
  • São o alimento favorito dos macacos

  • Passam a maior parte do tempo escondidos em cascas de árvores
  • Apesar de mandíbulas grandes e fortes, eles só a usam para cortar a madeira e não picam ninguém

  • A espécie está em risco de extinção
  • É o segundo maior besouro que existe.

Veja também

Whippet

Tudo Sobre a Raça Whippet: Características e Fotos

Hoje trouxemos mais uma raça de cachorro incrível para conhecermos, vamos saber tudo sobre ele, …

Um comentário

  1. Oi, moro no Ceará em uma região de mata predominante restinga e caatinga, avistamos um em uma árvore de castanhola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.