Home / Animais / Dandie Dinmont Terrier Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Dandie Dinmont Terrier Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Trouxemos hoje mais uma raça incrível de cachorro para vocês, se você é fã desses animais não vai querer perder nenhuma informação. Nossa estrela de hoje se chama Dandie dinmont terrier, e vamos desvendar diversas curiosidades e fatos interessantes sobre esse animal. Então fique com a gente até o final e se surpreenda com esse cão tão legal.

Fatos Interessantes Sobre a Raça Dandie Dinmont Terrier

Para iniciar o nosso post de hoje vamos descrever em poucas palavras essa raça, é um cão muito inteligente, bem independente, muito determinado, um cão persistente, muito afetuoso e sensível. Ele é bem carinhoso com seus tutores e família, costuma se dar bem até com pessoas estranhas. É um ótimo cão de companhia além de ser bastante carinhoso. Carinhosamente chamado apenas por Dandie. Saiba que ele também é um cachorro bastante dinâmico e não se cansa com facilidade. Apesar de ser um cão de pequeno porte, é muito eficaz para escavar e essa raça vem se tornando cada vez mais comuns nas casas dos britânicos. 

Rosto do Dandie Dinmont Terrier
Rosto do Dandie Dinmont Terrier

Essa é uma raça de personalidade forte, bastante independente e muitas vezes até teimoso demais. Nada que não possa ser controlado com um bom adestramento desde filhote. Por outro lado é bastante afetuoso, com tudo é um bom cão de companhia. Ele é capaz de caçar camundongos e diversos outros roedores. Ele é um ótimo guardião, o ideal é viver em locais onde ele possa passear longos períodos todos os dias.

Não podemos esquecer que esse é um terrier, por isso é bem confiante e não foge de uma boa briga, mas não estão constantemente procurando brigas como os terriers costumam fazer. Não estão tentando demonstrar valentia o tempo todo, mas não vão fugir se forem desafiados.

É considerado o cavalheiro dos terriers por ser tão calmo diferente dos outros, por outro lado vai demonstrar ser um verdadeiro terrier quando necessário. Se surgir a chance de caçar alguma presa como ratos ou esquilos vai demonstrar toda sua disposição, inclusive com cães desconhecidos podem demonstrar algum comportamento agressivo. E você pode notar a necessidade de perseguir animais como gatos, coelhos e pássaros. Por esse motivo, quando sair com ele procure manter ele na coleira onde você possa ter controle para que não cause nenhum acidente.

Características

  • A expectativa de vida dessa raça é de 12 a 15 anos;
  • Ele mede entre 25 e 30 cm;
  • Ele pesa entre 6 e 11 kg.

Curiosidades da Raça Dandie Dinmont Terrier

Conta uma história de que um cachorro dessa raça acabou caindo em uma armadilha dentro do quintal da casa de Walter Francis Montagu Douglas Scott, o duque da época. Dessa forma ele foi criado por ele e acabou tendo um filhote. O pedigree do animal ainda não era conhecido.

Também dizem que a rainha Vitória visitou a Escócia e se encantou muito pela raça, por esse motivo resolveu levar alguns deles para a Inglaterra, e assim e se popularizou por lá;

Na história algumas pessoas contam que o rei da França na época, em 1830 Luís Filipe I, era um grande fã da raça Dandie Dinmont Terrier;

Alguns famosos também são fã da raça e posam constantemente em suas rede sociais com eles, é o caso por exemplo do ator William Henry Cosby, Jr;

Curiosamente o seu nome surgiu inspirado em um romance chamado O Astrólogo de 1815, que tinha um personagem justamente com o nome Dandie Dinmont, na história ele tinha diversos cachorros que se pareciam bastante com o nosso amado Dandie Dinmont Terrier.

Cuidados com a Raça Dandie Dinmont Terrier

  • Saiba que esse animal consegue viver tanto no campo como na cidade, independente disso eles precisam de atenção e carinho, além de atividade física diária.
  • Se você mora em apartamento saiba que eles podem sim viver com você, desde que você possa caminhar com ele todos os dias por bastante tempo ou ter um grande espaço para brincar. Separe no mínimo 30 minutos para cada passeio, é bom fazer pelo menos 2 por dia, além das brincadeiras. Animais terriers adoram cavar, fazem isso por pura diversão, então leve ele a algum lugar que ele possa fazer isso. Ande com ele sempre na guia para evitar surpresas.
  • Treinar essa raça não vai ser tarefa fácil e vai exigir paciência, essa é uma característica dos terriers, são muito independentes e por vezes até teimosos. Eles podem se cansar facilmente em repetir truques muitas vezes, tentar oferecer tarefas diferentes que ele possa se sentir desafiado e veja o quão inteligente é seu cão.
  • Ele tem uma pelagem bem fácil de ser cuidada, mas é bom ficar de olho em alguns detalhes para manter seu pelo bonito e saudável. É bacana escovar o animal cerca de duas ou três vezes durante a semana, isso vai tirar o excesso de sujeira e eliminar os pelos mortos, além de evitar nós. Alguns outros cuidados como aparar sua pelagem podem ser feitos de uma ou duas vezes durante o ano, isso também evitam nós e deixa a pelagem mais bonita. Além de remover esses pelos velhos, o organismo vai entender que precisa produzir pelos novos. Procure um tosador que entenda da raça é fundamental.
  • Outra dica importante é fazer uma tosa que limpe a pelagem de cima do focinho, para não atrapalhar a visão do animal, da mesma forma aparar a pelagem das pernas, da cabeça, da parte inferior do corpo e da pelagem que fica entre suas patas. Os pelos da orelha também precisam ser removidos.
  • É legal também cuidar da sua higiene bucal escovando os dentes dele ao menos entre duas e três vezes na semana, assim você retira o tártaro e evita uma série de problemas. Se for possível escovar todos os dias, melhor ainda, assim ele de quebra ainda fica com bom hálito.
  • Também é preciso cortar as unhas dele regularmente, isso previne lesão nos ossos do animal que podem deslizar dependendo do chão, além de evitar que ele te arranhe da hora de brincar.
  • Cuide da alimentação com uma boa ração sem exageros.

Veja também

Face do Potro

Tudo Sobre o Potro: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o potro, se você tem curiosidades sobre esse …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.