Home / Animais / Besouro Golias: Características, Nome Cientifico, Habitat E Fotos

Besouro Golias: Características, Nome Cientifico, Habitat E Fotos

Besouros são insetos que, por vezes, nos assustam principalmente quando chegam muito perto de nós. Agora imagine um besouro “gigante” e pesado!

Sim, existem besouros muito grandes. Um deles é o Besouro Golias, que pode medir até 15 centímetros e é considerado um dos insetos mais pesados que existem. A espécie é encontrada na África e a seguir apresentamos algumas características desse inseto curioso. Confira!

Características do Besouro Golias

O Besouro Golias ou Goliathus goliatus é um inseto da família Scarabaeidae que pertence a ordem Coleoptera, que possui mais de 300 mil espécies.

Os coleópteros são de uma ordem que possui grande diversidade de insetos, entre eles estão os besouros, joaninhas, gorgulhos e escaravelhos. O nome da ordem é originário do grego, que traduzido quer dizer:

  • Koleos: estojo
  • Pteron asas

O nome explica a morfologia dos animais que possuem um par de asas externo mais duro que funciona como uma capa rígida para proteger e na parte interna possuem outro par de asas que serve para voar, além de ser mais delicado.

O Besouro Golias é uma das maiores e mais pesadas espécies do gênero. Ele pode medir de 10 a 15 centímetros de comprimento. Quanto ao peso, as larvas podem chegar a incríveis 100 gramas, porém quando adulto fica com a metade desse peso. Esse animal pode ser encontrado em praticamente toda a África, nas florestas tropicais e seu nome deriva de Golias, o gigante que Davi derrotou, conforme a Bíblia.

Pernas do Besouro Golias
Pernas do Besouro Golias

As pernas do Besouro Golias possuem um par de garras afiadas, usadas para que consigam escalar troncos e ramos de arvores de maneira controlada. Eles medem entre 6 a 11 centímetros, em média, e sua coloração varia entre marrom, preto e branco ou branco e preto. Além disso, os machos têm um chifre na cabeça em forma de “Y” o qual é usado em lutas contra outros machos, principalmente na época de acasalamento.

Já as fêmeas, são menores que os machos, medindo entre 5 e 8 centímetros e não têm chifres. Sua cabeça é em forma de cunha, que ajuda na construção de tocas para que possa botar seus ovos. Além disso, elas possuem desenhos bastante característicos e marcantes em seu corpo e sua cor varia entre marrom escuro e branco sedoso.

Espécies e Habitat do Besouro Golias

A ordem de Coleoptera pode ser encontrada nos mais diversos ambientes, como cidades, desertos, na água e costeiras. Apenas em regiões com temperaturas muito baixas, como a Antártida e em altitudes elevadas não é possível a existência desses insetos. Entretanto, o Besouro Golias é encontrado exclusivamente nas florestas tropicais da África.

Existem mais de 3 mil espécies de besouros e 5 espécies são de Besouro Golias, das quais três são as maiores:

  • Goliathus Goliatus: Golias Golias. Encontrado na África e de leste a oeste da África Equatorial.
  • Goliatuhs Regius: Golias Régius. É possível encontra-lo em Gana, Nigéria, Costa do Marfim, Burkina Fasso e Serra Leoa.
  • Goliathus Orientalis: Golias Oriental. Vive em áreas arenosas.

Alimentação

O Besouro Golias se alimenta principalmente da seiva de árvores, matérias orgânicas, frutas, esterco, alimentos açucarados, além de pólen. Já as larvas precisam se alimentar de proteínas para se desenvolver. Ele ainda pode se alimentar de comida de gatos e cachorros e ser mantido como animal de estimação.

Besouro Golias em Árvore Procurando Comida
Besouro Golias em Árvore Procurando Comida

Como se alimentam de esterco e vegetais mortos, são ótimos zeladores da natureza. Eles fazem um trabalho bastante útil ajudando a limpar a terra e “reciclar” materiais.

Reprodução e Ciclo de Vida

O besouro é um animal que põe ovos e os machos lutam entre si para conquistar território. A reprodução é sexuada (ou dioica) onde o macho fecunda a fêmea, que armazena o esperma até a fertilização dos ovos. A fêmea bota seus ovos em buracos que ela mesma cava na terra. Dos ovos nascem as larvas, que se alimentam de proteínas, basicamente.

Besouro com Ovos
Besouro com Ovos

Após nascer e se alimentar, a larva passa por um processo de muda, onde ela troca de cutícula quando esta começa a se tornar pequena. Essa muda se repete de três até cinco vezes até que, quando madura, a larva se torna uma pupa. A pupa possui asas e apêndice em desenvolvimento, sendo bastante parecida com o adulto, que surge após esse estado pupal. Já adulto, o Besouro Golias apresenta um par de asas mais duro e forte, que o protege e um segundo par de asas para voar. Suas garras são afiadas e o macho possui um chifre, enquanto a fêmea tem a cabeça em forma de cunha, porém sem chifres. O animal adulto mede cerca de 11 centímetros e pesa aproximadamente 50 gramas.

Curiosidades do Besouro Golias
Curiosidades do Besouro Golias

Curiosidades

  • Apesar do peso e tamanho, o Besouro Golias é ótimo voador
  • É um ótimo escavador
  • Seu nome deriva do gigante derrotado por Davi
  • Habita florestas tropicais e úmidas
  • Possui hábitos diurnos
  • A larva pesa até 100 gramas, sendo mais pesada que um adulto
  • Geralmente vive de forma solitária, mas podem viver em conjunto
  • Sua alimentação varia conforme o ciclo de vida
  • Podem existir casos de patogênese na espécie
  • As fêmeas produzem uma substancia chamada feromônio para atrair os machos para cópula

Veja também

Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

O asno catalão (equus asinus) é considerado o símbolo nacional não oficial da Catalunha, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *