Home / Animais / Baleia Minke Antártica: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Baleia Minke Antártica: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Baleias Minke são a menor forma de baleia do mundo, são bastante solitárias em seus avistamentos, quando não exibem hábitos de caça cooperativos como outras formas de baleias.

Hábitos

Baleias-minke são frequentemente vistas alimentando-se em áreas cheias de aves marinhas, e os cientistas acreditam que eles podem estar usando a localização das aves como uma indicação de onde encontrar comida.  Como outras baleias, as Minke enquanto nadam em cardumes de peixes ou áreas ricas em krill  engolem uma grande quantidade de água, dai empurram a água de volta através de suas barbatanas para prender os peixes e o krill dentro de sua garganta a fim de se alimentar.

Seus mergulhos geralmente duram  até 20 minutos.  A fim de coletar peixes, as Baleias Minke nadarão em círculos ao redor de um cardume, diminuindo o diâmetro do círculo até que estejam perto o suficiente para colocar em prática sua estratégia de ataque.   As pregas nas gargantas de uma Baleia Minke (e baleias semelhantes) permitem que as gargantas se expandam para absorver grandes quantidades de água quando estão se alimentando.

As baleias-minke alimentam-se oportunisticamente de crustáceos, plâncton e pequenos peixes de cardume (por exemplo, anchovas, cações, capelim, carpa, bacalhau, enguias, arenque, cavala, salmão, lanças de areia, sauro e lobo). No hemisfério sul, o krill constitui a maior parte da dieta das espécies antárticas, enquanto a subespécie anã baleia minke se alimenta de uma combinação de krill e peixe micctófico.

Baleia Minke Antártica:  Peso e Tamanho

No mar, a época de acasalamento depende da subcategoria do Minke, relacionada a onde no mundo eles estão localizados. As baleias-minke tornam-se sexualmente maduras em média, por volta dos 3 a 8 anos de idade (7 a 8 anos para as baleias-anãs), aproximadamente quando alcançam 23 pés de tamanho.

Acasalamento e parto provavelmente ocorrem durante o inverno. Após um período de gestação de 10 a 11 meses, as fêmeas dão à luz um único bezerro medindo cerca de 2,5 metros e pesando em média cerca de 450 kg. O bezerro é desmamado de amamentação após 4 a 6 meses, eles terão então crescido quase o dobro do comprimento.  O intervalo reprodutivo para as fêmeas é estimado em 14 meses, mas o parto pode ocorrer anualmente.

Os pares mãe-bezerro geralmente são avistados nas latitudes mais baixas dos locais de invernada, mas são muito mais raros nas áreas de alimentação de verão mais próximas dos pólos. A vida útil estimada das baleias minke é de até 50 anos.Estes rorquais têm um corpo relativamente pequeno, escuro e elegante que pode atingir comprimentos de até cerca de 35 pés (pe = 30 cm) e pesar até 20.000 libras (libra = 450 gr). As fêmeas podem ser ligeiramente maiores que os machos.

Baleia Minke Antártica
Baleia Minke Antártica

Características da Baleia Minke

As baleias-minke têm uma barbatana dorsal bastante alta, em forma de foice, localizada a cerca de dois terços das suas costas. Seu corpo é preto a cinza escuro / acastanhado, com uma chevron pálida nas costas atrás da cabeça e acima das nadadeiras, bem como uma parte inferior branca. Os bezerros geralmente têm coloração mais escura que os adultos.

As baleias minke variam em tamanho corporal, padrões, coloração e barbas (placas longas e planas de queratina que ficam penduradas na boca da baleia no lugar dos dentes) com base na localização geográfica. Eles podem variar individualmente também. As baleias minke distinguem-se das demais por seu tamanho relativamente pequeno e uma faixa branca bem definida localizada no meio de suas nadadeiras escuras. Eles têm 200 a 300  placas de barbatanas de cor branca / creme de cada lado da boca e 22 a 38 pregas abdominais estão localizadas ao longo de sua garganta.

Comportamento

Baleias Minke são conhecidas por vocalizar e criar sons que incluem cliques, grunhidos, trens de pulso, catracas, batidas e “boings” recentemente descobertos. Estas vocalizações distintas podem variar dependendo da espécie e área geográfica. . As vocalizações das baleias minke podem ser tão altas quanto os aviões a jato decolando.

A velocidade máxima do Minke é de cerca de 40 km por hora. Sua velocidade de passeio normal pode ser de 5 km por hora a 25 km por hora.  Minkes migram para águas mais quentes durante os meses mais frios do inverno. A baleia-anã é a menor baleia de barbatana das águas norte-americanas.

As baleias-minke são frequentemente reconhecidas no campo pela superfície do focinho primeiro, com um pequeno e fraco – mas visível – golpe espesso que tem cerca de 6,5 a 10 metros de altura. Ao contrário de outras espécies de rorqual, eles não elevam seus vermes da água quando estão mergulhando. Antes dos mergulhos profundos, eles podem arquear e expor grande parte de suas costas e corpo em um movimento alto acima da superfície.

Baleia Minke Dentro do Mar na Antártica
Baleia Minke Dentro do Mar na Antártica

Essas baleias podem mergulhar por pelo menos 15 minutos, mas regularmente submergem por 6 a 12 minutos de cada vez. Baleias Minke são frequentemente ativas na superfície, e são comumente vistas violando. Eles freqüentemente cutucam suas cabeças acima da superfície (ou “spyhop”) em áreas de gelo móvel no Ártico e na Antártida.

Ameaças

Estimativas mundiais para Minkes colocam sua população em aproximadamente 800.000, o maior número de baleias de barbas. A segregação e distribuição dessas baleias no Hemisfério Norte sugere uma estrutura social e populacional complexa, mas pouco se sabe sobre as populações do Hemisfério Sul.

Historicamente, os baleeiros exploram baleias-anãs desde pelo menos a década de 1930. Caçadores já haviam ignorado eles por causa de seu tamanho relativamente pequeno. Desde que os baleeiros comerciais começaram a atacar as baleias minke, milhares foram caçados no hemisfério norte e pelo menos 100 mil foram mortos no hemisfério sul. No passado, essas baleias eram caçadas comercialmente pela China, Islândia, Coréia, Rússia e Taiwan.

Os únicos predadores naturais para os Minkes são os bando de baleias assassinas que caçam os Minkes solo em caçadas que podem durar uma hora. Hoje, os países baleeiros como a Groenlândia, o Japão e a Noruega ainda levam as baleias-anãs para a alimentação e para a pesquisa científica. Sons subaquáticos e ruído antropogênico são uma preocupação crescente para as baleias, como as baleias-anãs, que usam sons de baixa frequência para se comunicar entre si e localizar presas.

Veja também

Dois Golfinhos-De-Commerson

Golfinho-De-Commerson: Características, Nome Científico e Fotos

Os golfinhos são conhecidos por serem animais amigáveis, belos e brincalhões. Neste artigo, conheça as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *