Home / Animais / Quando Vermifugar o Cachorro? Quantos Dias o Cão Deve Ter?

Quando Vermifugar o Cachorro? Quantos Dias o Cão Deve Ter?

Algumas doenças caninas são muito graves e podem ser fatais, mesmo com o tratamento. Para evitar que seu cão sofra dessas doenças, é recomendável a vacinação regular. As vacinas que  são altamente eficazes e apresentam uma taxa muito baixa de efeitos colaterais.

A Vacinação do Seu Cão

Com 6 a 8 semanas de idade, os filhotes devem receber sua primeira vacinação; isso é temporário e precisa ser acompanhado por outra em 10 semanas. 10 dias após a vacinação de 10 semanas, você poderá levar seu filhote para áreas públicas.

Parvovírus – uma gastroenterite viral altamente contagiosa. Os sintomas da doença incluem depressão, perda de apetite, vômitos graves e diarreia com sangue. A morte pode ocorrer muito rapidamente.

Cinomose – uma doença altamente contagiosa que produz sintomas como conjuntivite, corrimento nasal, convulsões convulsivas e danos na medula espinhal. O tratamento geralmente é ineficaz.

Hepatite – em filhotes, pode causar morte súbita, enquanto cães adultos podem experimentar, fraqueza, febre, diarreia, perda de apetite e sangramento.

Tosse canina – uma doença complexa causada por bactérias e vírus. Os cães afetados terão uma tosse persistente por semanas. Em cachorros e cães velhos, a doença pode ser devastadora.

Dietas Alimentares

Os cães crescem e envelhecem rapidamente, portanto, uma dieta bem equilibrada é essencial para o crescimento adequado e o desenvolvimento de ossos e dentes. São necessárias formulações diferentes, dependendo da idade, raça e estilo de vida do seu animal. Peça conselhos ao seu veterinário sobre como alimentar e a melhor dieta para seu animal de estimação e você também pode ler mais sobre como alimentar seu cão em sites especializados.

Higiene Bucal

Mais de 80% dos cães com mais de três anos experimentam alguma forma de doença gengival. Assim como em humanos, a principal causa desta doença é o acúmulo de placas devido à falta de higiene bucal.

Você pode perceber mau hálito, um depósito marrom nos dentes perto da linha da gengiva, gengivas vermelhas e inchadas e até alguma dificuldade em comer. Os cães podem precisar de limpeza ocasional dos dentes pelo seu veterinário, pois a higiene dental é essencial para uma boa saúde.

Castração de Animais

Além de reduzir o número de filhotes indesejados, a castração impede que os animais de estimação perambulem, briguem ou causem problemas aos vizinhos. Nas fêmeas, reduz significativamente o risco de infecções uterinas e câncer de mama e, nos machos, câncer de próstata.

O momento ideal para a castração é de cinco a seis meses de idade, quando o animal está se aproximando da maturidade sexual, mas antes de se aquecer. No entanto, nunca é tarde para castrar o seu cão. Você também pode receber um desconto significativo ao registrar seu cão no conselho local se ele / ela for esterilizado.

Quando Vermifugar o Cachorro? Quantos Dias o Cão Deve Ter?

Os vermes intestinais mais comuns que afetam os cães  são lombrigas, ancilostomíase, verme e tênia. Perda de apetite, vômito, diarreia e, em casos graves, até a morte são apenas alguns dos sintomas que um cão pode experimentar devido a uma infestação por vermes.

Os vermes comuns são facilmente controláveis com um tratamento de vermifugação de rotina. Os filhotes devem ser vermifugados a cada duas semanas até as doze semanas de idade e depois mensalmente até os seis meses de idade. Após seis meses, todos os cães precisam ser vermifugados a cada três meses para uma proteção eficaz.

Vermifugar o Cachorro
Vermifugar o Cachorro

Cão afetado pela dirofilariose terá uma infestação de vermes finos e longos (até 30 cm de comprimento!) Alojados no coração e vasos que se alimentam do sangue circundante. Os mosquitos são os vetores que espalham estágios imaturos de dirofilariose quando mordem cães. A prevenção é possível através de uma preparação mensal ou anual. Os filhotes devem ser iniciados na prevenção a partir das 12 semanas de idade.

Pulgas

Pulgas
Pulgas

Se houver pulgas, eles encontrarão um caminho para o pelo do seu cão. Se eles existem como ovos, larvas ou pulgas jovens, em breve irão invadir seu animal de estimação e seu ambiente, sua casa também.  Existem excelentes produtos de controle de pulgas disponíveis, seguros, eficazes e fáceis de usar.

Hospedeiro de Parasitas

Os cães são hospedeiros ideais – para vermes e outros parasitas . Os animais que cheiram, sugam, lambem e devoram qualquer coisa em seus caminhos, incluindo sujeira, lixo e cocô, são obrigados a apanhar pragas. Todas as coisas que fazem com a boca – noivo, beijo, luta e outros hábitos sociais – podem passar convidados indesejados a colegas de brincadeira e companheiros, tanto caninos quanto humanos.

Parasitas entram na vida da maioria dos cães uma vez ou outra. Seu veterinário pode suspeitar de vermes se seu cão estiver com diarreia ou estiver vomitando , tossindo , mastigando ou lambendo o rabo, sem fôlego ou perdendo peso . Os sintomas e tratamentos dependem do tipo de verme e de onde ele está vivendo no corpo do seu cão.

A maioria dos vermes que infectam cães – incluindo lombrigas, tênias , ancilostomídeos e vermes – vive no intestino , então esse é o primeiro local para o seu veterinário procurar.

Coleta de Material

Se estiver na hora do check-up anual do seu cão, ou se você ou seu veterinário achar que seu cão tem vermes, forneça uma nova amostra de fezes. Simplesmente pegue um pouco do cocô do seu animal de estimação, feche-o em um saco plástico limpo e leve-o à consulta. Se você não puder fazer isso, seu veterinário poderá coletar uma amostra durante a visita ao consultório. Ele checa ao microscópio para ver se há vermes ou ovos de vermes e, se houver, de que tipo.

Cachorro no Veterinário
Cachorro no Veterinário

Vermes do coração são outro tipo de invasor canino que pode causar sérios problemas de saúde ou, às vezes, até a morte. Os mosquitos transportam os filhotes dos vermes do sangue de um cão para o outro. O veterinário fará um exame de sangue para saber se seu cão tem vermes.

Seu veterinário administrará o remédio por via oral ou oral para matar os vermes. Muitos desses medicamentos são descritos como “amplo espectro”, porque são bons para o tratamento de uma ampla variedade de parasitas, incluindo vermes que vivem no intestino. Eles são venenosos para pragas, mas seguros para animais de estimação.

Veja também

Silky Terrier: Preço, Como Adotar e Onde Conseguir Um

O Australian Sikly Terrier ou Silky Terrier tem, à primeira vista, uma aparência muito semelhante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *