Home / Animais / Aranha Preta É Venenosa? Características e Nome Científico

Aranha Preta É Venenosa? Características e Nome Científico

No Brasil existem muitas espécies de aranhas, muito mais do que os cientistas foram capazes de pesquisar de modo cabal. É difícil encontrar dados abrangentes sobre todo o tipo que pode surgir em quintais ou residências no território brasileiro.

Dentre as consideradas a princípio mais ameaçadoras em território brasileiro estão inclusas espécies caranguejeiras, espécies armadeiras e espécies do gênero loxosceles, as aranhas marrons. A pergunta é: quantas dessas podem ser o tipo de aranha negra que você já tenha visto?

Aranhas Pretas no Brasil são Venenosas?

As aranhas do gênero loxosceles já podem logo de início serem descartadas no artigo. Embora sejam consideradas perigosas por seu veneno, não fazem parte desse grupo que queremos mencionar no artigo. Em sua maioria são aranhas marrons e não pretas, ou enegrecidas.

Quanto as aranhas armadeiras, há registros não confirmados de aranhas do gênero phoneutria com uma coloração mais enegrecida que o normal. Faixas ou listras correndo anterior-posterior ao longo da carapaça dorsal podem lhes dar um tom preto amplo, principalmente na espécie phoneutria bahiensis.

Curiosamente a espécie phoneutria bahiensis é a que mais registra casos de acidentes com mordidas no Brasil, e sua agressividade a torna uma das mais temidas em casos de acidentes, com neurotoxinas potencialmente perigosas. Centenas de acidentes com essa espécie são registrados anualmente no Brasil.

Outra aranha negra que amedronta mais por sua aparência é a caranguejeira grammostola pulchra, chamada pelos norte americanos de brazilian black (caranguejeira negra brasileira). Quando adulta, a fêmea da espécie pode atingir cerca de 18 cm e uma coloração negra azulada que a torna muito cobiçada.

Aranhas Pretas

O veneno da caranguejeira negra brasileira é classificado como muito leve. Além disso, a chance de uma espécie dessa morder é mínima devido sua característica extremamente dócil. Não é à toa que é uma das mais visadas pelos entusiastas principiantes em obter tarântulas como animais de estimação.

A Temível Viúva Negra

Apesar de ser conhecida aqui no Brasil como aranha viúva negra americana, acredita-se ser originária dos desertos australianos do sul ou australianos ocidentais adjacentes. Essa aranha enegrecida pode ser encontrada em todo o Brasil, principalmente em regiões de praias.

O nome comum viúva negra é dado a essa aranhas visto que a maioria das espécies deste gênero, o gênero latrodectus são característicos por praticar o canibalismo sexual, ou seja, as fêmea ganharam a fama de devorar o macho após a cópula.

Fala-se dessa aranha com certo temor em função da toxicidade de seu veneno, mas aqui no Brasil acidentes com a aranha armadeira ou a aranha marrom é que são muito mais temerosos do que com a aranha viúva negra. Cerca de 75% das picadas dessa aranha em adultos injetam pouco veneno e causam apenas dor e desconforto local.

Vale ressaltar ainda que, apesar de tratar-se invariavelmente da mesma espécie, latrodectus hasseltii, as viúvas negras encontradas nas américas (incluindo o Brasil) costumam ter um comportamento ainda menos agressivo que as espécies nativas australianas, o que indica ainda menos possibilidades de acidentes envolvendo essas aranhas.

Outras Aranhas Pretas Venenosas

Steatoda capensis é uma aranha originária da África do Sul, comum em toda a África Austral. É uma pequena aranha, geralmente de cor preta brilhante, que pode ter um pequeno retalho vermelho, laranja ou amarelo próximo à ponta do abdome, junto com uma faixa em forma de meia-lua próxima à frente do abdômen.

Acredita-se que, em alguns casos, o steatoda capensis pode morder seres humanos causando uma síndrome conhecida como esteatodismo; que foi descrito como uma forma menos grave de latrodectismo (efeitos da mordida de viúva negra). As mordidas podem ser bastante dolorosas e causar mal-estar geral por cerca de um dia. É chamado por alguns como falsa viúva negra.

Badumna insignis é uma espécie comum de aranha australiana introduzida em algumas partes do mundo, inclusive nas Américas (não há registro confirmado no Brasil). É uma aranha robusta e enegrecida. A fêmea cresce até 18 mm, com uma perna de 30 mm e, como na maioria das aranhas, os machos são menores.

São chamadas pelos norte americanos como black house spider e são venenosas, mas não são consideradas perigosas. São tímidas e mordidas delas são pouco freqüentes. A mordida pode ser terrivelmente dolorosa e causar inchaço local. Sintomas como náuseas, vômitos, sudorese e tontura são registrados ocasionalmente. Em alguns casos, lesões cutâneas (necrose aracnogênica) se desenvolveram após múltiplas mordidas.

Como pode se perceber pelo nome comum, são aranhas habituadas a se fixar em residências humanas. Elas são comumente encontradas por proprietários de casas em molduras de janelas, sob folhas, sarjetas, em alvenaria e entre rochas e objetos esquecidos empilhados pelo terreno. As fêmeas são as mais temíveis pelo potencial de seu veneno, mas o risco só existe se forem importunadas.

Segestria florentina é a aranha mais negra de seu gênero. Aranhas adultas dessa espécie são de um preto uniforme, às vezes com um brilho iridescente verde, especialmente nas quelíceras, que refletem com um verde marcante. As fêmeas podem atingir um comprimento corporal de 22 mm, machos até 15 mm mas na cor são semelhantes.

Apesar de ser uma espécie nativa da região do Mediterrâneo a leste da Geórgia (país da região do Cáucaso na Eurásia), tem sido visto, ou introduzido, em diversos outros países, inclusive em nosso vizinho, a Argentina. Sua mordida é supostamente bastante dolorosa. Ela foi comparado a uma “injeção profunda” e a dor pode durar várias horas.

A Aranha Negra Mais Venenosa do Mundo

Apesar de alguns considerarem a nossa aranha armadeira a mais venenosa do mundo, a comunidade científica atualmente classifica essa como sendo, a aranha atrax robustus. Pra nossa sorte essa espécie ainda não se espalhou pelo mundo. É encontrada na costa leste da Austrália, com espécimes introduzidos em Nova Gales do Sul, sul da Austrália, Victoria e Queensland.

Atrax robustus é provavelmente uma das três aranhas mais perigosas no mundo e são considerados por quase todos pesquisadores de aracnídeos como a mais perigosa. O estudo dos registros de mordida parece indicar que os machos errantes causam a maioria das mordidas mortais aos seres humanos. O veneno das fêmeas é 30 vezes menos potente que o dos machos.

Os machos, reconhecíveis pelo segmento final do pedipalpo modificado (enormes pra uma aranha com 1,5 mm), são agressivos e tendem a vagar durante os meses quentes em busca de fêmeas receptivas para acasalar. Ocasionalmente aparecem em piscinas e garagens ou galpões em áreas urbanas, onde o risco de interação com seres humanos é maior. O índice de fatalidade é um dos maiores registrados no mundo devido seu potencial de inoculação.

Veja também

Galinha Modern Game: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Não, não estamos falando de um joguinho de vídeo game, e nem de algum novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *