Home / Animais / Aranha de Parede é Venenosa? Características e Nome Científico

Aranha de Parede é Venenosa? Características e Nome Científico

Muitos proprietários ficam realmente estressados, mesmo com o pensamento de aranhas em sua casa. Se é uma reação exagerada, é compreensível. Ainda assim, muito medo de aranha vem de um equívoco comum de que eles são agressivos ou perigosos. Vamos falar daquela que geralmente vemos nas casas por aqui em nossa região…

Aranha de Parede: Características e Nome Científico

Estas são comuns no Brasil inteiro, melhor, na América do Sul inteira. Estamos falando das aranhas cujo nome científico é pholcus phalangioides. É uma espécie de aranhas muito comuns da família de pholcidae. É uma aranha típica da casa. Esta espécie é caracterizada principalmente por suas pernas muito longas.

As fêmeas têm um comprimento corporal de cerca de 9 mm e os machos são ligeiramente menores. O comprimento de suas pernas é cerca de 5 ou 6 vezes o comprimento do seu corpo (atingindo um conjunto de pernas de até 7 cm nas fêmeas). Pholcus phalangioides tem o hábito de viver nos tetos de quartos, cavernas, garagens ou adegas.

A espécie pholcus phalangioides costuma estar sempre em paredes nesses locias, onde tece uma teia irregular e pendura-se de cabeça para baixo com o abdômen apontando para cima. Esta espécie de aranha é considerada benéfica em algumas partes do mundo, porque eles matam e comem outras aranhas, incluindo espécies perigosas.

Originalmente uma espécie restrita às partes mais quentes do paleártico ocidental , graças à ajuda do homem, agora ocorre em grande parte do mundo. Ele é incapaz de sobreviver em climas frios e, como resultado, é restrito a casas (aquecidas) em partes do seu alcance.

Como todas as aranhas, essa espécie é predatória e se alimenta de pequenos insetos voadores que atacam sua teia. Mas ela também é capaz de se alimentar de outras aranhas, incluindo a temida viúva negra, por exemplo, e até outras da própria espécie. Se seu veneno não é o mais mortal, são suas pernas longas que lhe dão uma vantagem decisiva sobre sobre outras aranhas.

Pholcus Phalangioides
Pholcus Phalangioides

O macho abordará a fêmea com cautela, pois ela pode tomá-la como presa em potencial e consumi-la. Ele irá, portanto, vibrar a tela da fêmea em um ritmo particular para ser reconhecido por ela. A fêmea, uma vez fertilizada, deposita seus ovos em uma construção de seda, o casulo. Ela vai levá-lo com ela constantemente até a eclosão de seus filhotes.

As Aranhas de Parede são Venenosas?

Pholcus phalangioides não é considerado agressivo, sua primeira linha de defesa é sacudir sua teia violentamente quando perturbada como um mecanismo contra predadores. Quando a comida é escassa, ela ataca seu próprio tipo. O manuseio indevido fará com que algumas de suas pernas desapareçam.

Uma lenda urbana afirma que os Pholcidae são as aranhas mais venenosas do mundo, mas que, no entanto, é inofensivo aos seres humanos porque suas presas não podem penetrar na pele humana. Ambas as alegações foram provadas falsas. Esta espécie não apresenta perigo para os seres humanos.

Pesquisas recentes mostraram que o veneno folcídico tem um efeito relativamente fraco sobre os insetos e praticamente nulo em humanos. em um documentário científico foi esclarecido que as presas da aranha (0,25 mm) podem penetrar sim na pele humana (0,1 mm), mas que apenas uma sensação de queimadura seria sentida por alguns segundos.

O que se Pode Resumir Sobre Aranhas?

Diferentes tipos de aranhas habitam praticamente todos os ambientes. As aranhas rastejantes e que se movem rapidamente são certamente as que mais nos assustam, e estas provavelmente são aranhas de caça. Aranhas de caça preferem o ar livre, mas ocasionalmente perseguem presas ou vagueiam dentro de casa.

Aranhas de caça geralmente vivem em florestas, pântanos, lagoas, campos gramados e praias pedregosas. Se você vê aranhas subindo pelas paredes ou tetos de forma irregular, provavelmente elas estão caçando aranhas. Eles não são perigosas para você, embora possam assustá-lo.

Já as aranhas de construção são mais comuns em casas, embora, ironicamente, você tenha menos probabilidade de identificá-las. Aranhas que constroem teias para capturar presas, as famosas e sinistras teias de aranha, geralmente fazem suas teias em locais escuros e isolados, bem fora do caminho do tráfego de pedestres. Eles provavelmente se escondem em seu porão, sótão ou locais semelhantes.

O que precisamos compreender é que aranhas têm medo de humanos e só mordem em autodefesa. Mesmo na extrema chance de uma aranha te morder, é provável que a aranha não injete veneno. Aranhas com veneno o usam para caçar, não para autodefesa. Raramente, as aranhas comumente encontradas nos lares, picam as pessoas. E essas mordidas não são perigosas.

Porque Estão em Nossas Casas?

As aranhas se instalam nos lares pelas mesmas razões que nós: para se manterem aquecidas e ter um lugar seguro para ficar. Essas aranhas do gênero pholcus não podem sobreviver naturalmente ao frio extremo. Quando os meses mais frios aparecem, as aranhas começam a procurar por lugares onde possam se esconder e tecer teias mais permanentes. Elas querem um lugar que seja quente, úmido, escuro, apertado e tenha acesso à comida. Se a sua casa atender a algum desses critérios, as aranhas tentarão entrar como se suas vidas dependessem disso.

Se você tem um problema de aranha particularmente ruim, procure bolor, água parada, comida podre ou qualquer outra coisa que atraia insetos. Pulgas, moscas e outras pequenas pragas como elas são a presa perfeita para as aranhas domésticas que constroem ninhos. Quanto mais comida elas conseguirem, mais provável é que as aranhas fiquem por perto ou até mesmo construam ninhos e tenham filhos. As aranhas também são mais propensas a acumularem-se se puderem construir grandes teias que não são perturbadas por longos períodos de tempo.

O que Fazer pra Evitá-las ou Expulsá-las?

A verdade é que as aranhas são apenas mais uma praga doméstica, apesar de sua aparência e reputação assustadoras. Se você vê uma aranha em sua casa, mesmo uma grande e de aparência desagradável, e as chances são enormes, em geral ela é inofensiva. É difícil afastar as aranhas completamente, especialmente dependendo de onde você mora. Você pode, no entanto, dissuadir as aranhas efetivamente privando-as das coisas que elas querem.

Aspirar e varrer regularmente, especialmente no porão e no sótão. Preste especial atenção aos cantos e peitoris das janelas, e não negligencie o teto. Jogue fora o lixo imediatamente e mantenha suas lixeiras a pelo menos 3 metros de distância de sua casa. Sele rachaduras em sua fundação, tábuas e paredes. Você também pode investir em um desumidificador. Se uma parte da sua casa continua a ter um problema de aranha ruim, algo pode estar atraindo muitos insetos, como um rato morto ou um pássaro.

Uma vez que você tenha completado sua patrulha anti-aranha, faça alguns paisagismos. Apare as sebes, arbustos e ramos que estão encostados ao seu revestimento. Mantenha a lenha a pelo menos 10 pés de distância da casa. Conserte qualquer revestimento ou deck danificado ou podre. Descarte as plantas e flores mortas eficientemente, e junte e descarte as folhas mortas no outono. Tente se certificar de que nenhuma folhagem esteja realmente tocando sua casa.

Veja também

Ouriço do Mar Roxo: Características, Nome Cientifico e Fotos

O ouriço do mar roxo é um ouriço-do-mar europeu da família toxopneustidae, e do gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *