Home / Animais / Akita Inu: Personalidade, Comportamento da Raça e Tamanho

Akita Inu: Personalidade, Comportamento da Raça e Tamanho

As primeiras impressões contam, e no caso do japonês Akita Inu, isso é provavelmente o que deu início à atração de muitas pessoas por ele. É claro que há muito mais a dizer sobre o Akita Inu do que apenas a aparência, mas ainda é assim que vamos começar; zoom em sua aparência majestosa.

Akita Inu Tamanho e Características

O mundo do Akita Inu é colorido. Seu casaco vem em uma variedade de cores, sendo aka / vermelho (e goma / gergelim), tigrado (aka-tora / vermelho, kuro-tora / preto e shimofuri / prata) e shiro / branco. No Japão essas cores estão divididas em cerca de 60%, 30%, 10%. Além disso, vem com seu famoso urajiro, o típico cabelo esbranquiçado da raça em partes específicas do corpo. A FCI fala dos lados do focinho e nas bochechas (que na verdade é mais como omotejiro em vez de urajiro), na parte inferior da mandíbula, pescoço, peito, corpo e cauda, bem como no interior das pernas.

Os Akitas machos pesam entre 38 e 54 kg e as fêmeas pesam entre 34 e 50 quilos. Os akitas machos têm cerca de 61 a 71 cm e as fêmeas ficam entre 61 e 66 cm. A expectativa de vida média de um Akita é de 11 a 15 anos. O Akita japonês é conhecido como o “Akita Inu” ou “Akita japonês” e a linhagem americana é conhecida como “Akita” ou “Akita Americano”. O Akita japonês ou akita inu em geral são brancos, vermelhos ou tigrados. A expectativa de vida média de um Akita é de 11 a 15 anos.

Além disso, essa diversidade de cores e o típico urajiro são trazidos em múltiplas camadas. Embora comumente definido como um “casaco duplo”, o revestimento de Akita Inu na verdade consiste em três tipos de cabelo. Em primeiro lugar, há o revestimento protetor externo, que tem cerca de 1,5 cm de comprimento a mais do que o revestimento comum e precisa se destacar como agulhas. Em segundo lugar, há o casaco regular; grosseiro, resistente e protegendo o corpo contra ferimentos e repelente de água.

E em terceiro lugar há o sub-pêlo de lã, grosso, fino e imensamente macio. Esta parte do casaco é extra grossa durante o inverno para fornecer isolamento extra e perde volume durante os meses mais quentes do ano. Em geral, vale a pena notar que o revestimento do Akita Inu hoje às vezes tende a ser muito mole e plano, algo que faz com que o corpo fique completamente molhado durante a chuva e a neve.

Então, todo esse cabelo deve ir a algum lugar? Claro, mas ao contrário de algumas raças, não tenha medo de correr em pêlo de cachorro em todos os lugares. Enquanto o Akita Inu faz casaco solto, isso é principalmente duas vezes por ano. Muitos donos tentam “controlar” essa explosão de perda de cabelo escovando-a, o que levará muitas semanas. Em vez disso, a solução pode ser muito mais rápida.

Dando um pouco mais de atenção à insolência do Akita Inu, que significa lavar e – o que é mais importante – usar um blaster para realmente explodir todo o casaco, quase reduzirá o período de derramamento pela metade. O resto do ano o Akita Inu ainda perderá cabelos, embora em nossa opinião em um volume baixo muito mais aceitável e um preço mais que felizmente pagou.

A cor e a pelagem acima mencionadas formam apenas uma parte da atração do Akita Inu. Sua construção total, incluindo “osso”, músculo, cauda, olhos, orelhas e focinho formam o que torna esta raça tão kirei (linda). Mais preferencialmente nas proporções corretas, o que fica claro em qualquer fotografia desse cão. Isso nos leva a uma questão relevante: o Akita Inu é apenas um cão de boa aparência ou existe mais em sua aparência?

Personalidade e Comportamento da Raça

Considerando que esta frase cita um arquiteto que não tinha nada a ver com o mundo dos cães, espero que ajude você a entender melhor o Akita Inu como um todo. História moldou este quatro legger em o que é hoje e forma segue verdadeiramente a função aqui. Sua beleza é o resultado de seu berço (nevado e montanhoso) e seu antigo uso (caça), explicando não só seu exterior (revestimento duplo e falta de angulação), mas também seu caráter.

Enquanto o temperamento natural do Akita Inu é calmo e composto, suas origens também pediam um cão cheio de espírito, destemido, corajoso e ousado. No Japão, o modo como eram usados para caçar era bastante independente. Um caçador entrava na floresta com apenas um ou dois cachorros que apontavam javalis e até ursos. Uma maneira diferente de caçar (e em diferentes ambientes) em comparação com os seus equivalentes ocidentais, o que explica por que eles não são parecidos.

Além disso, a caça japonesa pedia um cão que pudesse tomar suas próprias decisões e, portanto, às vezes poderia ser (e ainda é) “um pouco” teimoso. Como eles costumavam voar sozinhos, não exigia necessariamente um cachorro super-social. Portanto, mesmo que o Akita Inu possa ser amigável com os outros, não espere um comportamento semelhante ao do Golden Retriever. Eles provavelmente não serão o sr. Popular e em vez disso será um pouco reservado para estranhos (humanos e cães).

Este Nihon Ken pode até entrar em uma briga ocasional por causa de seu orgulho e ser mal compreendido (devido à sua estranha cauda e orelhas para cima). No entanto, também compartilhará seu amor e atenção com alguns poucos. Aqueles que recebem isso receberão algo verdadeiramente especial.

Considerações de Especialistas

É esse pacote total porque muitos proprietários dizem “Se não é um Akita Inu, então é apenas um cachorro”. Combinado com seu tamanho e força, no entanto, também não é necessariamente adequado para todos. Não nos leve a mal, ter um cachorro como esse pode ser um sonho que se torna realidade, mas quando não é guiado corretamente, pode se transformar em um bem ruim. Ainda assim, o japonês Akita Inu não é de forma alguma um demônio ou terrorista, apenas precisa da combinação correta.

Muitos afirmam que o Akita Inu não é uma raça de principiante e, em geral, concordamos com isso. Existem, para pessoas com a mentalidade certa, sempre exceções à regra. Quando as necessidades e expectativas do cão e do dono são satisfeitas, até mesmo os donos novatos podem oferecer um super lar. Talvez até melhor do que alguém que já possuiu um Labrador por 14 anos.

Sugestões na Aquisição de um Akita Inu

Akitas são cães grandes e fortes e, portanto, não são realmente adequados para o dono do cão pela primeira vez. Isso não quer dizer que o Akita não faça um animal de estimação amoroso e leal, o ponto principal a destacar é que eles devem ser treinados e socializados desde cedo.

Como eles foram originalmente criados como protetores, os Akitas tendem a ser muito cautelosos com estranhos. Eles podem ser treinados, mas, para serem treinados, precisam considerar o treinador como o chefe do grupo. Estes cães não são amigáveis com outros cães e têm tendência para ir de jogar para atacar sem aviso prévio.

Enquanto os Akitas agem como um cão de guarda para a casa, eles não latem. Pode ser que sua presença física seja suficiente para afastar qualquer intruso. É melhor que o Akita seja o único cão de uma família a garantir que não haja problemas de agressão com outros animais de estimação.

As crianças também devem ser ensinadas a respeitar essa raça poderosa. Tal como acontece com outras grandes raças de cães, o Akita precisa de exercício regular sob a forma de passeios diários.

Veja também

Besouro Leopardo : Características, Nome Cientifico e Fotos

Nome Científico do Besouro Leopardo O Besouro Leopardo é uma espécie de besouro classificada cientificamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *