Home / Animais / Agerato Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Agerato Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Existe uma crença comum bem recorrente de que aprender por meio de textos científicos é a forma mais eficaz de se estudar um assunto e, consequentemente, de aprender mais sobre um tópico em específico, até mesmo porque esses textos possuem um maior embasamento.

É claro que concordamos com essa afirmação, mas também percebemos que algumas vezes esses textos precisam ser simplificados para que as pessoas entendam exatamente a mensagem que está sendo passada, e nesse caso as curiosidades podem ajudar muito nos estudos.

O agerato é uma planta bem famosa ao redor do nosso país principalmente por conta da sua grande importância para o paisagismo, e por isso pessoas que trabalham com decoração e também com o cultivo de espécies ornamentais com certeza possuem mais chances de conhecer essa espécie.

Porém, mesmo assim algumas informações ainda estão muito vagas sobre essa espécie e é exatamente por isso que devemos estudar um pouco mais sobre ela para que tudo fique mais claro.

Portanto, neste artigo vamos falar algumas curiosidades muito interessantes sobre o agerato de maneira geral. Assim, continue lendo o texto até o final para saber exatamente quais são as melhores curiosidades que podemos citar sobre essa planta!

Curiosidade 1:  Nome Científico Do Agerato

O nome científico é muitas vezes deixado de lado quando as pessoas decidem estudar de maneira mais profunda porque ele pode parecer difícil em um primeiro momento, mas a verdade é que ele é extremamente útil e simples de se entender.

Podemos dizer que ele é útil porque o nome científico revolucionou a Ciência justamente para tornar possível  identificação oficial dos seres vivos de acordo com o nome de gênero e espécie, já que antes dele tudo o que existia era o nome popular.

Ao mesmo tempo, podemos dizer que ele é simples de se entender porque o nome é formado por 2 termos principais: gênero e espécie. O gênero basicamente estará sempre no primeiro termo do nome científico, enquanto a espécie estará sempre no segundo termo do nome científico.

Nesse caso, podemos perceber que o nome científico do agerato é Ageratum houstonianum, e isso basicamente significa – de acordo com o que já indicamos, que o nome do gênero dele é Ageratum e o nome da sua espécie é houstonianum.

Portanto, agora que você já sabe mais sobre o nome científico do agerato, vamos aprender mais sobre as características físicas dessa planta!

Curiosidade 2: Características Físicas

As características físicas são uma excelente maneira de conhecer mais uma planta e também de entender se ela possui utilidade ou não para o que você está procurando. Por isso, vamos ver agora algumas informações sobre as características físicas do agerato.

Em primeiro lugar, essa planta possui uma coloração lilás que é justamente um de seus pontos mais conhecidos, já que muitas pessoas consideram a cor dessa espécie muito bonita, o que realmente é.

Em segundo lugar, suas flores pequenas fazem com que essa seja uma espécie muito delicada de planta, e por isso essa pode ser uma excelente ideia para quem quer fazer uma decoração mais bonita, principalmente em canteiros.

Em terceiro lugar, podemos dizer que a planta no geral é bem pequena, já que ela costuma medir no máximo 30 centímetros de altura.

Agerato no Vaso de Barro
Agerato no Vaso de Barro

Por fim, ela possui uma aparência “espetada” muito atraente para as pessoas, o que demonstra exatamente como essa planta pode ter uma aparência puxada para o rústico e ao mesmo tempo ser muito delicada.

Portanto, essas são apenas algumas das características que você ainda não conhecia sobre o agerato. O que você achou sobre essa espécie?

Curiosidade 3: Nomes Populares Do Agerato

Como já dissemos em outros tópicos e também já te mostramos, o nome científico é apenas um, e é exatamente por isso que ele é tão importante.

Isso porque enquanto vemos apenas um nome científico em um ser vivo, também vemos muitos nomes populares que existem em conjunto, já que os nomes populares mudam de acordo com a localidade e também com a cultura de quem está falando sobre a espécie.

Agerato no Jardim
Agerato no Jardim

Assim, um mesmo ser vivo pode ter um número bem grande de nomes populares no mesmo país, e é exatamente por isso que o agerato pode ser chamado de diversas maneiras diferentes aqui no Brasil. Assim, segue a lista de todos os nomes populares que o agerato possui:

  • Agerato;
  • Celestina;
  • Erva de Santa Lúcia;
  • Erva de São João;
  • Mentraço;
  • Mentrasto.

Logo, esses 6 nomes diferentes para a mesma espécie demonstram exatamente o porquê de o nome científico ser tão necessário para a nossa natureza, não é mesmo?

Além de tudo isso, também devemos perceber que os nomes científicos mudam também de acordo com o idioma, e por isso o agerato na verdade possui milhares de nomes ao redor de todo o mundo, o que demonstra a grande diversidade cultural que temos em nosso planeta.

Curiosidade 4: Importância no Paisagismo

Agerato no Paisagismo
Agerato no Paisagismo

Por fim, podemos dizer que essa espécie também é muito útil no caso de quem gosta de fazer paisagismo.

O paisagismo vem se tornando cada vez mais famoso aqui no Brasil, e por isso conhecer espécies que são boas para esse tipo de ornamentação com certeza nunca é demais, principalmente quando levamos em consideração que nem todas as plantas servem para isso.

Nesse caso, o agerato é excelente para o paisagismo quando o assunto são canteiros bem densos, já que essa planta dá uma aparência mais maciça à decoração justamente por conta de suas flores bem cheias e espetadas.

Assim, essa é uma excelente opção de planta para quem quer uma decoração mais imponente mas ao mesmo tempo quer uma flor que deixe o ambiente mais flexível e não muito pesado.

Portanto, agora você já sabe quais são as 4 características mais interessantes sobre o agerato. Você já sabia alguma dessas curiosidades ou aprendeu todas elas agora? Conte para nós onde podemos melhorar!

Quer aprender mais por meio dos nossos textos cheios de qualidade e muito conteúdo informativo? Que bom, pois temos diversos artigos recentes que podem te interessar! Comece conferindo esse: O Bicho Preguiça Real – Características, Nome Científico e Fotos

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *