Home / Animais / A Ariranha: Características, Nome Científico e Fotos

A Ariranha: Características, Nome Científico e Fotos

A ariranha é um animal que pertence a mesma família das doninhas e dos texugos, essa é uma família que faz parte os animais que habitam em diversas partes da Terra e todos os mamíferos que pertencem também a ordem dos carnívoros. Ela é considerada o maior animal existente conhecido que faz parte da família Mustelídeo e também um dos maiores animais carnívoros que habitam o continente sul americano.

A ariranha é considerada um animal mamífero bastante típico da fauna brasileira, porém como vimos, ela também pode ser facilmente encontrada em outros países que fazem parte do continente sul americano. E essas também podem ser conhecidas e chamadas de lontra gigante ou também de onça da água. São consideradas animais que possuem hábitos semiaquáticos, ou seja, elas são animais que vivem durante um tempo dentro da água e depois ficam por um tempo na superfície terrestre. Como citamos a pouco, elas também são mamíferas carnívoras e sua dieta alimentar vai ser composta principalmente de peixes.

Nesse texto você vai poder ler mais sobre o nome científico da ariranha, como que ela é classificada cientificamente e quais as características delas que fazem com que elas pertençam a cada grupo. Também iremos falar sobres as principais características desse animal, como por exemplo, qual é o formado de seu corpo, qual é seu tamanho e peso médio, de que cor é sua pelagem, do que elas se alimentam (além de peixe ou qual é o tipo de peixe que elas mais comem), em quais lugares específicos elas mais habitam. Vamos explicar como é o comportamento delas perto de humanos e perto de outros animais, como ocorre a reprodução e quando tempo ela demora e para completar vamos citar algumas curiosidades e fatos interessantes sobre as lontras, ou melhor, sobre as ariranhas.

Nome Científico e Classificação das Ariranhas

Como já citamos acima as ariranhas são conhecidas popularmente não apenas de ariranha, mas também de lontras ou até mesmo de onças das águas ou de lobo das águas. Já o nome científico desse animal é Pteronura Brasiliensis e é desse modo que os cientistas e estudantes se referem a esse animal.

  • Reino: Animalia

Claramente a ariranha vai pertencer ao reino Animalia, pelo simples fato dela ser considerado um e ser mesmo um animal. Esse é o reino que engloba todos os animais existentes, não importa se eles são terrestres, aquáticos ou se vivem no ar, todos fazem parte desse mesmo grupo.

  • Filo: Chordata

A ariranha faz parte do Filo Chordata ou Cordado, esse é o grupo que engloba todos os animais que são vertebrados, que são tunicados ou os que são anfioxos., esses são colocados nesse grupo igual no reino citado acima, não importando se eles são aquáticos, terrestres ou se eles vivem no ar. Os animais que fazem parte desse grupo são principalmente caracterizados por possuírem uma simetria bilateral, um sistema digestório completo, fendas branquiais e um tubo nervoso dorsal.

Pteronura Brasiliensis
  • Classe: Mammalia

As ariranhas pertencem a Classe Mammalia, pois elas são animais vertebrados e que possuem glândulas mamárias e todas as fêmeas dessa espécie serão capazes de produzir leite que vai servir de alimento para os seus futuros filhotes. Essa classe também abrange todos os animais que possuem pelos ao longo de seus corpos.

  • Ordem: Carnívora

São animais que pertencem a Ordem Carnívora, esse grupo vai englobar os animais que se alimentam principalmente de carne, também compreende os animais que possuem dentes fortes onde sua principal função vai ser destinada a cortar e inclui os animais que possuem quatro patas e garras em seus dedos.

  • Família: Mustelidae

As ariranhas fazem parte da Família Mustelidae, essa família é constituída por animais que são mamíferos que pertencem à ordem carnívora. Os animais que fazem parte dessa família estão espalhados ao longo de todo o mundo, em todos os continentes, só tendo como exceção o continente da Oceania, e são animais que possuem entre médio e pequeno porte.

  • Subfamília: Lutrinae

A subfamília que as ariranhas pertencem é chamada de Lutrinae, essa subfamília engloba 13 espécies de animais que são encontradas dentro de 7 géneros. Todas as espécies dos animais que fazem parte dessa subfamília são nadadores e preferem viver ao longo dos litorais, dos rios ou dos lagos de lá, elas possuem todos os dedos unidos por meio das membranas interdigitais, o fato dos dedos desses animais serem juntos facilita na hora deles nadarem. A espécie mais conhecida dessa subfamília é a ararinha, coincidentemente este texto é sobre ela e foi ela mesmo que deu o nome a essa subfamília, por meio de seu outro nome como é conhecida também “lontra”.

  • Gênero e Espécie Da Ariranha

O gênero que pertence à ariranha é Pteronura e o nome científico da sua espécie é P. brasiliensis.

Características Gerais da Ariranha: Corpo, Tamanho e Peso Médio e Estimativa de Vida

As ariranhas são animais que possuem o corpo em um formado mais alongado, já a cabeça delas é de um formado mais oval, elas possuem também olhos grandes e orelhas que são consideradas pequenas. Elas possuem pelos que são consistentes, bem agrupados e curtos, esses pelos possuem uma cor mais puxado para o castanho, porém quando o animal se molha seu pelo fica parecendo ser de uma cor mais escura do que realmente é, e ao longo do corpo da ariranha é facilmente encontrado algumas machas esbranquiçadas, pincipalmente na região onde se encontra o seu pescoço.

As ariranhas são animais que podem chegar a medir até 1 metro e sua cauda consegue atingir um tamanho máximo de 70 cm. Essa longa cauda, que também é achatada e bem musculosa, ajuda a facilitar a deslocação nos rins desse animal. Além disso, ela também possui patas que são consideradas curtas e seus dedos estão todos interligados por meio de uma membrana.

Ariranha Características

Os machos que pertencem a essa espécie normalmente são maiores e mais pesados que as fêmeas. O peso médio dos animais que pertencem a essa espécie é de 35 kg. Para os machos o ideal é possuir um peso de 45 kg e um tamanho de 1, 80 metros de comprimento. Enquanto para as fêmeas o ideal é pesar 30 kg e possuir 1, 70 metros em tamanho de comprimento. Esse animal está em posição com o maior animal em comprimento que pertence a família Mustelidae. As ariranhas possuem uma estimativa de vida até que considerável se ela for comparada com os outros animais que pertencem a sua família, como por exemplo, o texugo. A estimativa de vida desses animais é em torno de até 20 anos de idade, porém esse número varia conformo o animal habita seu habitat natural ou se vive em cativeiros, acredita-se que as ariranhas consigam viver cerca de dois anos a mais vivendo em cativeiro, isso ocorre apenas se elas tiverem uma vida boa e tranquila.

Características Gerais Sobre a Ariranha: Do Que Elas Se Alimentam?

As ariranhas são animais carnívoros, ou seja, animais que possuem como sua alimentação principal a carne. A dieta alimentar delas é formada principalmente por peixes, esses que podem ser um caracídeo, uma traíra ou até mesmo uma piranha. Quando ocorre escassez de alimento no local onde elas estão habitando, elas mudam suas dietas alimentares e começam a caçar pequenos jacarés ou cobras, essas cobras podem até mesmo ser pequenas sucuris. Além desses alimentos elas também costumam se alimentar de moluscos e crustáceos que forem encontrando ao longo do rio onde vivem, e elas podem se alimentar também de aves aquáticas e ovos.

Quando se encontram em seu habitat natural as ariranhas são encontradas como predadores no topo da cadeia alimentar. Elas preferem viver e caçarem alimento quando estão pertencendo a grupos, esses grupos nos quais podem possuir até dez participantes.

Para obterem seus alimentos, elas mergulham para dentro da água e capturam ele segurando com a ajuda da boca, então ela vai até a superfície da água para conseguir comer com tranquilidade. Elas sempre vão ingerir o alimento quando se encontram fora da água e sua mordida é extremamente forte, isso ajuda as ariranhas a conseguirem matar, segurar e mastigar suas presas.

Já quando elas querem mudar um pouco sua alimentação e ingerir um alimento diferente, elas optam por se alimentarem de aves, porém as que não são aquáticas. Para que elas consigam capturar as aves que não são aquáticas e que são bem maiores que elas, elas usam a tática de se agarrarem nas aves pelas suas patas e as levarem para o fundo do mar. Uma ariranha já na fase adulta de sua vida deve se alimentar de cerca de 2 kg de peixe por dia, por conta dessa taxa ser considerada alta elas optam por viver em lugares mais preservados e em locais onde a oferta alimentar seja maior.

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *