Home / Animais / Ariranha é Perigosa? Ela Ataca As Pessoas?

Ariranha é Perigosa? Ela Ataca As Pessoas?

Quando falamos de animais, estamos falando de muitos animais. São tantos conhecidos e estudados até hoje que é impossível nomear todas as raças, espécies e variações de animais que existem.

Em alguns casos, uma única família de animais, podem conter vários animais de espécies diferentes, mas com muitas semelhanças

Essa quantidade enorme de animais pode fazer com que a gente acabe confundindo algumas espécies, ou ainda, faz com que a gente crie mitos e boatos sobre certos animais.

A ariranha é um dos animais que sofre de diversos mitos, boatos e histórias. Sendo um animal muito encontrado na América do Sul, a ariranha é também um dos maiores animais carnívoros encontrados por aqui.

Muitas vezes encontrada em regiões afastadas das cidades, e até mesmo de outros locais comuns dos animais, as ariranhas possuem certo mistério sobre seus hábitos, alimentação, habitat, e muitas pessoas não sabem nem ao menos reconhecer esse animal.

E, é exatamente por isso, que hoje iremos falar sobre a ariranha, e responder de uma vez por todas um dos mitos e boatos que foi criado: ariranha é perigosa? ela ataca as pessoas?

Características

A ariranha pertence a uma família chamada mustelídeos. Essa família possui diversos animais que são carnívoros, e sua distribuição geográfica é bem ampla no âmbito global.

Os animais dessa família podem ser encontrados em praticamente todos continentes, menos na Oceania. Seus tamanhos podem variar desde bem pequeno, como a doninha, até o glutão, que pesa quase 25 quilos.

Normalmente, esses animais possuem patas bem curtas, com um corpo bem alongado e a cauda comprida. Os animais mais conhecidos dessa família são: lontras, doninhas e também texugos.

Existe, no entanto, uma subfamília chamada Lutrinae, onde a ariranha também se encontra, e é considerada a maior espécie.

Ariranha Características

Quando adulta, a ariranha pode chegar a medir quase 2 metros de comprimento, onde a cauda é responsável por medir 65 cm.

Os machos normalmente atingem o comprimento de 1,5 até 1,8 metros, enquanto as fêmeas variam entre 1,5 a 1,7 metros.

Na maioria dos casos, os machos são mais pesados do que as fêmeas, sendo que os primeiros podem chegar a pesar cerca de 32 até 42 quilos, enquanto que as fêmeas variam entre 22 até 26 quilos.

Com olhos bastante grandes, com orelhas pequenas e também de formato redondas, as ariranhas possuem patas consideradas curtas e a sua cauda é bem longa e também achatada.

Para facilitar a locomoção através dos rios, as ariranhas possuem entre os dedos das suas patas, uma membrana que une os espaços entre os dedos, o que auxilia muito na natação.

Os pelos das ariranhas são considerados espessos, com uma textura considerada aveludada e cor é, normalmente, escura. No entanto, as ariranhas podem apresentar manchas brancas próxima a zona da garganta.

Ariranha é Perigosa? Ela Ataca Pessoas?

Um dos maiores mitos e boatos criados sobre a ariranha é de que, por ela ser carnívora, ela poderia atacar pessoas e ser um animal muito perigoso.

No entanto, não passa realmente de boatos e mitos.

Na verdade, a ariranha é um animal muito calmo, e durante toda a sua história, registros sobre ataques de ariranhas a humanos são muito raros.

A história mais conhecida sobre ataques a humanos aconteceu há muito tempo atrás. E esse é um dos únicos ataques registrados.

Em 1977, um sargento chamado Silvio Delmar Hollenbach acabou falecendo no Jardim Zoológico de Brasília.

Um garoto que passeava pelo local acabou caindo em um recinto de ariranhas. Para salvar ele, o sargento acabou entrando no local, e até conseguiu salvar o menino, porém levou várias mordidas das ariranhas que ali se encontravam.

Alguns dias depois, o sargento acabou falecendo devido a complicações que as mordidas causaram.

No entanto, é importante lembrar que as ariranhas só atacam quando se sentem ameaçadas, encurraladas ou com sentimento de pânico.

Quando estão na natureza, as ariranhas não costumam demonstrar nenhum tipo de agressividade contra os humanos, e inclusive, é muito comum que elas se aproximem de barcos nos rios por curiosidade, mas nenhum registro ou incidente é registrado nesses casos.

Preservação e Conservação

A ariranha está em um status considerado em perigo de extinção, e isso se deve, principalmente, a enorme destruição dos seus habitats.

O desmatamento, a poluição das águas e dos rios, agrotóxicos, produtos químicos, como mercúrio, entre outras ações causadas pelo humano, estão afetando o local que elas vivem e os alimentos que elas comem.

No passado, o principal inimigo da ariranha era a caça esportiva e também furtiva, pois nessa época, a pele da ariranha valia muito dinheiro. Hoje, essa prática está praticamente cessada.

A partir do ano de 1975, o Brasil começou a seguir leis e programas de proteção, e a comercialização das ariranhas foi totalmente proibida.

Com o início das implantações de regras e leis as ariranhas começaram a se recuperar, os índices de recuperação da espécie estão cada vez mais aumentando.

Alimentação e Habitat

Sendo carnívoros, as ariranhas se alimentam, na maior parte das vezes, de pequenos peixes, piranhas e traíras e também caracídeos.

Quando saem para caçar, costumam formar grupos de até 10 ariranhas. Os alimentos são ingeridos com a cabeça fora da água.

Em épocas onde os alimentos estão em falta, podem se alimentar também de pequenos jacarés, alguns tipos de cobras, e pequenas sucuris.

As ariranhas são consideradas os animais que estão no topo da cadeia alimentar dentro do seu habitat.

O habitat natural desses animais são margens de rios, de lagos e também pântanos. São animais semiaquáticos.

No Brasil, é possível encontrar as ariranhas principalmente no Amazonas e também na região centro oeste, que possui Pantanal.

Em países vizinhos, as ariranhas podem ser encontradas no Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, entre outros.

Com a extinção cada vez maior dessa espécie, hoje, elas possuem uma distribuição de 80% da sua distribuição original.

Antes, ela podia ser encontrada em praticamente todos os rios tropicais e também subtropicais da América do Sul. Agora que a espécie se recuperando, pode ser que volte a aparecer mais no Brasil.

E você, já conhecia ou já viu essa espécie? Deixe nos comentários o que achou sobre as ariranhas.

Veja também

Pelicano Come Pombo? Come Gato? Come Peixe?

Os pelicanos são aves marinhas bastante caracterizadas por possuírem um longo bico que é acompanhado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *