Home / Plantas / Vinca De Madagascar: Características, Como Cuidar E Fotos

Vinca De Madagascar: Características, Como Cuidar E Fotos

Quantas plantas devem existir por aí? Eu nunca parei para pensar nisso, pois são tantas espécies que fica quase que impossível mensurar tal coisa!

Além das plantas que a ciência descobre e que já são uma quantidade bem considerável, existem também aquelas que nem mesmo os estudiosos sabem a seu respeito e que estão em algum lugar do mundo por aí, quem sabe não estão localizadas aqui no Brasil não é mesmo?!

Bom, tudo o que eu quero que você saiba é que hoje eu vim lhe trazer uma pesquisa a respeito da Vinca de Madagascar, esta plantinha é bem simplória, mas extremamente bela, garanto que ela vai lhe agradar muito! Vamos começando logo e sem enrolação!

Características E Como Cuidar

Existem algumas espécies de planta que nós conhecemos somente por apelidos que geralmente são dados por pessoas mais antigas. A Vinca se encaixa nesta situação!

A Vinca de Madagascar é uma plantinha que ganhou vários apelidos, alguns deles são: vinca-de-gato, boa-noite, beijo da mulata e maria-sem-vergonha. Viu como ela pode ser identificada por diversos nomes?!

Ainda falando em nomes, Vinca de Madagascar já nos faz imaginar qual é a origem desta planta, é claro que ela vive nas terras de Madagascar.

Tenho uma coisinha não muito agradável para lhe contar a respeito desta linda florzinha: sabia que ela sofre perigo de extinção? É isso mesmo, pois devido as queimadas realizadas por agricultores que querem aumentar suas terras, a Vinca de Madagascar acaba morrendo por causa do fogo!

Vinca de Madagascar Características

Se você é daquelas pessoas apaixonadas pelas coisas simples da vida, então tenho a certeza de que vai amar a belíssima Vinca, pois com as suas cinco pétalas na cor rosa e sua aparência ingênua, ela com certeza vai ganhar o seu coração.

Somente nos países de clima tropical e subtropical é que pode se ver a Vinca de Madagascar, portanto, você já sabe que aqui no Brasil é possível apreciar a beleza desta planta maravilhosa.

Você acredita no poder de cura composto nos produtos medicinais naturais? Sabia que a Vinca de Madagascar é um tipo de planta bastante estudada pela ciência? Tudo isso por causa dos alcalóides bisindólicos, uma espécie de substância capaz de auxiliar no combate ao câncer e ao diabetes!

Os estudos que os cientistas realizam com a nossa linda Vinca é por meio das suas pétalas, são nelas que estão as substâncias responsáveis pelo combate as doenças como a diabetes por exemplo. Viu que interessante?!

Agora uma dica para os(a) decoradores(a) de plantão: quer usar a Vinca como forma de deixar a sua casa mais bonita? Então fique sabendo que esta planta é uma espécie ótima para ambientes externos como jardins por exemplo, por isso, sugiro que você encontre um local assim para colocá -la!

Sobre as características desta planta, isso é tudo o que eu tenho para lhe dizer, mas não vá embora ainda, pois tenho outras coisas sobre ela que você precisa saber!

Agora meu(a) caro(a) leitor(a), você vai aprender como se deve cultivar a Vinca de Madagascar, fique bem atento(a) a estas informações!

Os cuidados com a bela Vinca não são lá dos mais complicados, você não vai precisar fazer nada mirabolante para cuidar dela, é necessário apenas uma observação mais detalhada quanto aos cuidados básicos que se deve ter com qualquer planta.

O solo o qual a Vinca será plantada deve ser muito bom, isso facilitará o desenvolvimento dela de maneira mais rápida, por isso, é sempre bom que você mantenha a terra a qual será usada para o plantio bem fortificada e com bastante matéria orgânica.

Sabe qual é o procedimento que as pessoas mais erram quando estão cuidando de uma planta? É o ato de regar, elas sempre acabam exagerando e umedecendo demais o solo e as raízes da planta que ,consequentemente, terminam sendo sufocadas por causa deste excesso!

Lembrando que a Vinca é um tipo de planta bem resistente, fique sabendo que ela pode permanecer até um ano sem receber muita água, sendo assim, pode ser que a planta fique satisfeita somente com a incidência das chuvas.

O Sol é um fator bastante importante na vida de nós seres humanos e até mesmo para plantas, você deve saber que a sua Vinca de Madagascar não pode permanecer totalmente exposta ao sol, é necessário um ambiente onde ela consiga permanecer sempre a meia sombra.

Se você está com dúvidas sobre cultivar a Vinca de Madagascar, então deixe-as de lado, pois esta espécie é tão resistente que consegue produzir a sua própria proteção, ela possui um tipo de toxina capaz de repelir os insetos que tentam se aproximar dela, por isso, você não vai ter muita dor de cabeça ao cultivá-la.

Caso esteja pensando em ter mais de uma Vinca, entenda que será necessário que cada uma dessas plantas tenha um espaçamento adequado para que uma não atrapalhe no desenvolvimento da outra.

Você sabe o espaçamento adequado para cultivar mais de uma Vinca de Madagascar? Caso esteja pensando em ter mais de uma planta, então será necessário um espaço de 25 a 60cm, isto já é suficiente para que elas possam crescer sem que haja uma interferência!

Vinca de Madagastar Vermelha

Enfim meu(a) caro(a) leitor(a), agora que já sabe tudo a respeito da Vinca, quero que você conheça um pouco a respeito de outros tipos de plantas tão simplórias e belas quanto esta espécie das distantes terras de Madagascar!

Eu tenho quase certeza de que você já ouviu falar na Flor-de-Algodão, ela é um tipo de planta arbustiva que pode ser vista em forma de árvore ou então em um tamanho menor.

As flores desta planta são em sua maioria vermelhas ou amarelas, mas pode ser que tenham outras cores também, elas possuem sempre um tom vibrante, que somado ao tamanho da espécie, faz com que possamos identificá-la bem de longe.

Outra espécie arbustiva que é bem famosa no nosso Brasil é a Araucária, ela é um tipo de árvore com arbustos espetados, é bem provável que  você já tenha visto esta planta por aí, mas talvez não conseguiu identificá-la por não saber o seu nome oficial.

Agora sim terminei de dizer tudo o que sabia sobre a Vinca de Madagascar e as demais espécies de plantas, espero que você tenha gostado da matéria!

Até a próxima!

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *