Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Boca de Lobo: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Boca de Lobo: Características e Nome Científico

Hoje viemos falar sobre uma nova flor chamada Boca de Loco, você conhece? Se você não conhece hoje vai aprender muitas coisas novas sobre ela.

Tudo Sobre a Flor Boca de Lobo

Nome Científico: Antirrhinum

Popularmente conhecida como boca de lobo.

Características da Flor Boca de Lobo

Boca de Lobo
Boca de Lobo

Essa é uma flor muito graciosa que enfeita jardins e praças, sempre muito coloridas trazem alegria ao ambiente especialmente em climas mais frios, elas possuem um tamanho mediano e ficam lindas compostas com outros tipos de flores em vasos por exemplo. São conhecidas algumas variedades dela, uma infinidade de cores, mas também de tamanho, elas podem ser maiores, outras menores e por isso compõem muito bem arranjos. Elas podem ser vistas em diversas cores, menos azul e por isso se destacam tanto em estações floridas. Para você ter uma ideia da variedade de tamanhos elas podem alcançar 1 m de altura as maiores, enquanto as menores não devem passar de 15 cm. O indicado é que essas flores sejam plantadas no final do inverno, elas são resistentes ao frio, inclusive geadas, pois assim ela terá um desenvolvimento melhor e vai ter uma floração mais bonita.

Dicas Para Plantar Boca de Lobo

Para plantar uma boca de lobo, o ideal é que seja em um local onde incida bastante sol, o solo deve ter uma boa drenagem, plante com um certo espaçamento entre elas para facilitar a manipulação depois. Ao longo do crescimento vá fazendo algumas manutenções como cortar o caule de cima e alguns brotos, pois isso vai ajudar a ficar mais florido e consequentemente mais bonito. As plantas mais compridas podem precisar de alguma estaca para apoiar durante o crescimento.

Com a chegada do verão é natural que as flores passem a ser mais raras, nesse período vai ser necessário podar a planta cerca de ⅓ da metade dela, pois logo que o clima começar a ficar mais ameno ela deve florir novamente.

Uma dica bem interessante e que ajuda na decoração é incluir flores de angelonia no meio das bocas de lobo, pois elas são bem semelhantes embora sejam flores de verão, dessa forma o seu jardim estará sempre florido.

É importante regar corretamente as suas flores, é importante que nas primeiras semanas o solo se mantenha úmido, depois desse período a rega deve ser regular. Em períodos de seca precisa caprichar mais na rega das flores. Quando for regar sua boca de leão, tente fazer isso diretamente no solo próximo ao caule e nunca em cima dela, não é legal. Depois de regar é necessário esperar secar bastante o solo para regar novamente.Ao longo do tempo é interessante ir podando as flores mais murchas.  Para ajudar no crescimento dessa planta é importante investir em adubo. Saiba que embora muitas pessoas a tratam como uma flor anual, na realidade ela tem um ciclo maior de vida embora com uma curta duração.

Essa é uma planta nativa de clima mediterrâneo, por isso se dá bem em regiões com bastante sol.

É uma boa ideia também ter essas plantas decorando ambientes internos, elas ficam lindas e trazem alegria ao ambiente, ficam ótimas também em arranjos. A maior parte deles possui um aroma muito gostoso. Você pode plantar no seu jardim, no seu canteiro e até dentro de casa.

Antes de plantar sua boca de leão, cuide bem do solo antes para que favoreça o crescimento, adicione material orgânico nele para enriquecer a terra antes do plantio. Dessa forma, com certeza você terá um jardim muito mais florido e muito mais bonito.

Horticultura

Boca de Lobo
Boca de Lobo

Se você é apaixonado por plantas e já mexe com isso há bastante tempo já deve ter pensado em algum momento sobre horticultura, para quem não sabe esse é o nome do estudo sobre o cultivo de diversas plantas. Ela trata também do melhoramento de espécies e técnicas mais avançadas de propagação. E pessoas que precisam muito de uma flor em específico podem investir nela para tentar melhorar. Esse é um tipo de trabalho muito gostoso e muito apreciado por jardineiros. Inclusive essa paixão gerou muitas novidades, muitas plantas híbridas nasceram assim. Por isso você faz isso com qualquer flor que aprecie. No caso da boca de leão, é possível um efeito de polinização cruzada que é quando o pólen é transferido de uma flor para outra. Aliás essa foi uma técnica utilizada por muito tempo, onde flores híbridas nasceram a partir da polinização cruzada. Com isso passou a ser possível mudar uma série de características de uma flor, como por exemplo suas cores, seu tamanho, seu formato e suas folhas. Graças a isso nos dias de hoje nos deparamos com uma infinidade de cores em cada espécie.

Alguns jardineiros se arriscam com essa técnica em casa, quando se conhece bastante sobre a anatomia dessas espécies fica mais fácil. Utilizando ferramentas simples como duas pinças, uma escova de pêlo de camelo e alguns sacos de plástico transparente você pode tentar por exemplo gerar plantas híbridas de boca de lobo e até de outras espécies.

Quando livres na natureza, a boca de leão só consegue ser polinizada por abelhas maiores, pois é preciso um pouco mais de força para conseguirem extrair o pólen delas. Curiosamente naturalmente essas abelhas também podem fazer uma polinização cruzada, onde levam o pólen de uma boca de leão para outra flor, e assim naturalmente são geradas novas flores de cores novas.

Quando foi realizar na sua casa essa técnica, escolha plantas novas para servirem de referência. Seleciona flores que nunca nenhuma abelha tenha visitado. Você vai precisar de algumas flores femininas. O ideal é identificar as femininas e masculinas para não ter confusão. Depois disso pegue a flor masculina e com a escova tente coletar o pólen dela, depois basta levar esse pólen para o estigma da flor feminina. Você pode envolvê-la no saco plástico para evitar que as abelhas tentem visitar. Assim, quando sementes foram geradas, ficaram presas ali, depois é só plantar e se surpreender com o que você criou.

Veja também

Aizoaceae

Tudo Sobre a Flor Aizoaceae: Características e Nome Científico

Hoje trouxemos mais uma planta cheia de características próprias e curiosidades para vocês conhecerem e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.