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Para que Serve o Suco da Berinjela? Como Preparar Passo a Passo

Berinjela

Vinda da Índia e consumida há mais de quatro mil anos, berinjela é conhecida em vários lugares do mundo devido à fácil adaptação em ambientes quentes e úmidos, fácil preparação, e por fazer muito bem para saúde.

Existem diversos tipos de berinjela, no Brasil a mais conhecida é a berinjela roxa com formato cilíndrico, porém uma semelhança une todos os tipos, sua polpa é esbranquiçada. Muito confundida com legumes, a berinjela na realidade é um fruto, vindo de uma árvore pouco conhecida.

Na dieta é forte aliada para quem quer emagrecer, sendo seu suco e chá muito utilizado para esse fim. A berinjela é uma fonte muito grande de ferro e pode ser consumida assada, cozida, e até mesmo frita, a única exceção é crua, pois contém um ingrediente que faz mal para nosso sistema digestivo, e esse ingrediente só é retirado com o excesso do calor. A berinjela também é rica em vitaminas como A, B, C, de proteínas, além de ter uma enorme quantidade de sais minerais tais como cálcio, potássio e ferro.

Benefícios da Berinjela

A berinjela é rica em antioxidantes: a berinjela tem uma boa quantidade de antioxidantes por conter ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que combatem o envelhecimento celular e protegem a oxidação das gorduras que são encontradas dentro das células.

Berinjela traz benefícios cardiovasculares: uma grande vantagem da berinjela é que ela traz muitos benefícios para o coração. Pela presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e por conta disso uma melhora do fluxo de sangue, que previne o stress dentro do organismo.

Benefícios da Berinjela
Benefícios da Berinjela

Berinjela emagrece: uma única xícara de berinjela tem cerca de 8% de fibra dietética, por conta disso é uma excelente fonte de fibras, o que auxilia na perda de peso e redução do colesterol ruim. Além disso, possui poucas calorias, sendo um grande auxiliar para quem tem dietas com poucas calorias e carboidratos.

Berinjela possui muitas vitaminas do complexo B: a berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são importantes para o funcionamento saudável do sistema nervoso central, pois assim se produz energia, ajuda no equilíbrio hormonal e na função hepática.

Berinjela é rica em cálcio, magnésio e potássio: esses minerais são muito importantes para o funcionamento do organismo pois ajuda na construção e manutenção dos ossos, além de melhorar a contração muscular.

Berinjela ajuda a manter a pele saudável e bonita: a presença de vitamina C é um dos responsáveis que auxiliam a manutenção da pele saudável, macia e hidratada, sendo também antioxidante. Existem outros antioxidantes presentes na berinjela, como a antocianina que também ajuda a combater o excesso dos radicais livres no corpo humano, que pode causar envelhecimento precoce e rugas na pele.

Berinjela auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer: a casca da berinjela tem um poderoso antioxidante conhecido por Nasunin que auxilia o organismo, estimulando a formação de novos vasos sanguíneos e também a melhora do suprimento sanguíneo, e por conta disso auxilia na prevenção de diversos tipos de cânceres.

Para que Serve o Suco da Berinjela?

O suco da berinjela é um excelente remédio caseiro para colesterol alto, que serve para baixar o colesterol ruim de forma natural devido à grande quantidade de antioxidantes encontradas em sua casca e por conta disso, sua casca não deve ser retirada no preparo de seu suco.

Além disso, seu suco é muito utilizado para emagrecer, sendo um ótimo diurético e auxiliar na dieta de muitas pessoas que estão em busca de perder peso. Por conter muitas fibras, além de ajudar a desinchar, também ajuda na sensação de saciedade, diminuindo a fome das pessoas que o consomem.

Por conter bastante vitamina C, minerais e outras propriedades ditas acima, a berinjela é muito importante para quem tem doenças autoimune como artrite, reumatismo e inflamações na pele, além de ajudar na saúde de indivíduos comuns que não tenham outros problemas, prevenindo gripes, resfriados e outros tipos de viroses, além de ajudar a ter uma pele mais bonita e saudável.

Como Preparar o Suco de Berinjela

Existem muitas formas de se preparar o suco de berinjela, porém o modo de toma-lo não muda. Sempre em jejum depois de acordar, para que o organismo possa aproveitar melhor suas qualidades antioxidantes e “limpar” o organismo, além da propriedade diurética de eliminação de líquidos em excesso das células.

As receitas mais famosas são feitas com laranja ou limão, sendo um acréscimo de suas propriedades, principalmente de vitamina C, e também tirando um pouco do gosto ruim do fruto, já que o limão e laranja por serem cítricos tem um gosto mais predominante e mais comum ao paladar das pessoas.

Ingredientes:

  • Uma berinjela;
  • Um copo de água (200 ml);
  • Quatro laranjas ou Dois limões.

Modo de Preparo:

Lave a berinjela, e depois a corte em rodelas e deixe de molho de um dia para o outro no período da noite na quantidade de água descrita acima. Isso irá fazer com que suas fibras e propriedades sejam liberadas e passadas para água.

Após seu período de molho, antes de tomar o café da manhã ao amanhecer, coloque a água da berinjela em um liquidificador junto com a berinjela e o suco do limão ou da laranja, bata e beba.

Uma dica importante é não guardar seu suco de um dia para o outro ou fazer uma quantidade muito maior que a de consumo imediato pois assim o suco perde suas propriedades e não tem tanto efeito no organismo.

Também é importante que seu suco seja inserido todos os dias de manhã durante um período grande de tempo, senão não veremos resultados de seus benefícios sobre as doenças citadas acima.

Bebendo Suco de Berinjela
Bebendo Suco de Berinjela

O ideal é tomar esse suco sem açúcar, mas caso esteja inserindo alimentos mais saudáveis no seu dia a dia e seu paladar esteja em transição, adoce seu suco com mel, ou algum adoçante próprio para quem tem diabetes por exemplo, e nunca o faça com açúcar comum por ser prejudicial à saúde e por conta disso, atrapalhar os benefícios da berinjela e outras frutas.

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