Home / Animais / Araçari-Poca Ou Araçari-de-Bico-Pintalgado: Habitat e Fotos

Araçari-Poca Ou Araçari-de-Bico-Pintalgado: Habitat e Fotos

As aves são animais muito interessantes sob qualquer ponto de vista. Dessa forma, as aves são conhecidas, também por serem uma versão animal bastante próxima dos já extintos dinossauros.

Logo, é bastante natural que muitas pessoas tenham bastante interesse pelas aves, algo que mostra bem a sua importância. Ademais, as aves podem variar entre diferentes locais, ainda que cada animal, de cada espécie, possua uma área mais ou menos delimitada como o seu ponto central no globo.

De qualquer maneira, o certo é que as aves levantam diversas dúvidas e questionamentos na sociedade, sobretudo aquela mais raras e belas, tal qual o araçari-poca. Esse animal é bastante raro, tendo grande valor biológico para o Brasil, assim como outras espécies de araçari.

Portanto, o araçari-poca é muito belo e, assim, esbanja a sua beleza por onde passa, sendo conhecido pela relativa semelhança que possui em relação ao tucano.

Conheça o Araçari-Poca

O araçari-poca é uma ave pequena, que mede cerca de 30 centímetros e pesa cerca de 170 gramas, sendo, por outro lado, muito ágil ao mudar de direção enquanto voa e, ademais, uma presa muito difícil para predadores maiores. Assim, o araçari-poca é tido como uma ave verdadeiramente inteligente, já que a sua movimentação se dá de maneira sempre pensada e rápida.

Além disso, o araçari-poca muitas diferenças entre os gêneros, com macho e fêmea sendo muito distintos.

O macho costuma ser maior, além de ter um bico mais grosso e também maior, com garganta, cabeça e peito pretos. Já a fêmea do araçari-poca, além de possuir bico muito menor em relação ao macho, também possui cor diferenciada, com o marrom tomando conta do seu corpo ao invés do preto. De qualquer maneira, o araçari-poca é extremamente bonito de qualquer forma, independentemente do gênero.

O araçari-poca é uma versão do araçari que aparece de maneira mais frequente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, algo que outros tipos de araçari não o fazem, já que esse tipo de ave costuma ser mais comum entre o Mato Grosso e o Amazonas.

O araçari-poca, portanto, aparece desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, com grupos que alternam de tamanho, sempre a depender da oferta de alimentos do local e do tipo de clima, já que o araçari-poca não gosta tanto de climas frios, preferindo temperaturas mais elevadas. Ademais, o araçari-poca ainda está presente em outros países da América do Sul, não sendo um animal exclusivo do Brasil. Dessa maneira, o araçari-poca faz parte da fauna argentina e também da paraguaia.

O araçari-poca é um animal que costuma vocalizar, ou seja, emitir o seu som característico, a partir das primeiras horas da manhã ou, então, ainda na madrugada. O araçari-poca, assim, é conhecido como o animal que consegue prever o tempo. Isso porque, quando um araçari-poca está fazendo muito barulho, é sinal de que a chuva está por vir. No passado, o animal servia sempre como uma maneira de entender melhor o tempo e prever chuvas.

Alimentação do Araçari-Poca

O araçari-poca é uma ave de rotina alimentar bastante restrita, já que esse animal não costuma comer de forma muito variada. A base da alimentação do araçari-poca. Portanto, são as frutas, que estão sempre presentes, não importando muito a árvore que forneceu aquele fruto.

Dessa forma, o araçari-poca come frutos de diversos sabores, sendo capazes de, inclusive, se alimentar da pimenta sem sequer sentir o gosto forte.

Além disso, o araçari-poca come pequenos insetos e alguns brotos que encontra, embora o mais comum mesmo sejam as frutas. Isso deve, também, ao fato de que o araçari-poca está sempre em posições elevadas na floresta, de forma a tornar mais difícil o trabalho dos seus predadores. Assim, nessas posições elevadas, muitas vezes as frutas são a única forma de alimentação disponível, o que faz com que esse tipo de alimento seja a base da dieta do araçari.

Habitat do Araçari-Poca

Araçari-Poca Voando
Araçari-Poca Voando

Quanto ao seu habitat, o araçari-poca gosta de florestas fechadas, que tenham árvores altas capazes de servir como abrigo e ponto de observação para o animal. Assim, as florestas mais úmidas costumam servir de abrigo para o araçari-poca, que faz os seus ninhos em árvores, aproveitando espaços ocos já perfurados por outros animais.

O araçari-poca é uma espécie típica da Mata Atlântica em sua forma original, mas, como a Mata Atlântica já perdeu a maior parte do seu território verde, atualmente o araçari-poca aprendeu a se adaptar a outros ambientes, embora o animal sempre busque por áreas de floresta fechada.

O araçari-poca já foi visto em até, no máximo, 1000 metros de altitude, jamais tendo sido visto acima dessa altitude. Isso porque o araçari-poca é uma ave típica de regiões próximas ao nível do mar, como se dá em toda a costa nacional. Assim, a ave não se sente bem quando começa a voar para altitudes maiores.

Nome Científico e Reprodução do Araçari-Poca

O araçari-poca atende, também, pelo nome científico de Selenidera maculirostris. Porém, para as populações que vivem perto desse animal, o araçari-poca possui nomes muito mais comuns e fáceis de pronunciar. Araçari-boi, araçari-tirador-de-leite, araçari-de-bico-pintalgado, entre outros.

Casal de Araçari-Poca
Casal de Araçari-Poca

Assim, o araçari-poca recebe nomes distintos à medida em que vai passando por estados diferentes, já que o animal possui indivíduos ou grupos desde a região Nordeste até a região Sul. Contudo, o que todos sabem é que, quando o araçari-poca começa a cantar, é sinal de que a chuva está por vir, já que essa ave é conhecida por prever o tempo.

Em relação à reprodução, o araçari-poca deixa os seus ovos em árvores ocas, de forma a proteger os ovos contra invasores e predadores. A fase de reprodução do araçari-poca acontece entre a primavera e o verão, mostrando bem como esse animal gosta de temperaturas mais altas e se sente melhor quando nessa situação.

O araçari-poca, em geral, costuma chocar de 2 a 4 ovos por vez, sendo que na maior parte das vezes as fêmeas chocam apenas 2 ovos.

Por fim, o tempo até o nascimento dos filhotes do araçari-poca não costuma ser muito longo, levando apenas algumas semanas para que os filhotes nasçam.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *