Home / Plantas / Tipos de Amendoim para Petiscos e Como Preparar

Tipos de Amendoim para Petiscos e Como Preparar

O amendoim tornou-se mais popular por causa da introdução de uma nova variedade no início dos anos 1970, o Florunner, que permitiu um aumento dramático na safra de amendoim. Os amendoins rapidamente ganharam popularidade por causa de seu tamanho; uma grande proporção delas é usada na fabricação de manteiga de amendoim. O amendoim tornou-se o preferido na hora do petisco!

Os amendoins do tipo espanhol têm uma casca menor e a última é coberta com uma pele marrom vermelha. Eles são usados ​​principalmente na fabricação de produtos de confeitaria de amendoim, embora uma grande quantidade seja usada para fazer amendoins salgados e manteiga de amendoim. Eles contêm mais óleo do que outras variedades de amendoim, o que é muito benéfico quando chega a hora de extrair o óleo. Os amendoins de Valência, em contrapartida, costumam ter três grãos pequenos por vagem. Muito doces, são normalmente salgados e vendidos na casca. Eles também são excelentes recém cozidos.

Amendoim Sem Casca

O Amendoim e Origem Brasileira

O amendoim pertence à família Fabaceae ou Leguminosae. De origem sul-americana, Argentina, Brasil e Peru, é chamado de amendoim, pistache moído, ervilha e pinot. Ele é bem conhecido por suas sementes.

É uma planta herbácea anual, com cerca de 20 a 70 cm de altura, ereta ou rasteira. As folhas decíduas, opostas em pares, verde claro ou verde escuro, dobram-se à noite. As flores amarelas com listras vermelhas aparecem niveladas com o solo, de maio a julho. Alguns são aéreos, outros subterrâneos.

Fertilização

Eles têm a particularidade de usar um ginóforo ou suporte do ovário que se estende, se curva em direção ao solo e afunda para enterrar os frutos após a fertilização.. A fruta cresce cerca de 5 cm abaixo do solo e forma uma espécie de vagem, amarelo pálido, de 2 a 5 cm de comprimento. Contém entre 1 e 6 sementes, cobertas com um envelope ou tegumento, variando de rosa a marrom. São essas sementes, amendoins, que são comidas na maioria das vezes grelhadas.

Amendoim Salgado

Os amendoins são cultivados ao ar livre ao ar livre apenas em áreas mais quentes porque são gelados. O cultivo interno exige vigilância contra ataques de ácaros.

Utilização do Amendoim

Além do consumo bem conhecido de amendoins torrados ou salgados, os amendoins são usados ​​na forma de óleo, manteiga, farinha, purê ou molho. Os amendoins também são usados ​​para ração animal (forragem), indústria e agricultura (combustível, sabão, fertilizante) ou para uso medicinal (solvente medicinal).

O amendoim contém muitos oligoelementos, cobre, zinco, manganês e vitamina B. Cuidado com as alergias que algumas pessoas podem desenvolver para o amendoim.

Espécies e Variedades de Amendoim

É Arachis hypogaea que é conhecido como amendoim. Inclui muitas variedades agrupadas alguns tipos principais, apresentadas abaixo.

Amendoim de Valência

Arachis hypogaea. Seus galhos são mais curtos que o caule principal, que também produz flores.

Sementes ou amendoins: Suas vagens geralmente contêm 3 sementes pequenas, brancas, amarelas ou vermelhas. O sabor deles é mais doce. São vendidos com suas vagens e são consumidos muito bem fervidos.

Qualidades: A variedade mais antiga e mais cultivada da Virgínia. Seu ciclo vegetativo é curto, 3 meses e mais (entre 90 dias e 110 dias).

Amendoim Corredor

Amendoim Corredor

 

Sementes ou amendoins: Lindas sementes amarelas. São usados ​​principalmente para aperitivos e também para manteiga de amendoim.

Qualidades: A variedade mais cultivada nos Estados Unidos. A criação do ‘Florunner’ na década de 1970 favoreceu o consumo dessa categoria.

Amendoim da Espanha

Sementes ou amendoins: suas vagens são menores. Mais frequentemente usado para confeitaria, manteiga e óleo de amendoim.

Qualidades: a chamada variedade precoce, que é colhida 20 dias antes das outras variedades. Seu ciclo vegetativo é curto, 3 meses e mais (entre 90 dias e 110 dias). Variedade que contém mais óleo.

Onde Plantar?

Os amendoins apreciam solos férteis e leves, neutros ou calcários, bem drenados. Ela precisa de calor constante e bastante seca. A planta não sobrevive abaixo de 0 ° C. Floresce e frutifica a uma temperatura entre 24 e 33 ° C. Coloque o amendoim fora do vento.

Quando Plantar Amendoim?

Diversos Amendoins

Os amendoins são multiplicados pela semeadura, ou seja, em abril, em regiões quentes, ou em vasos sob abrigo em março.

Como Plantá-lo no Chão?

Para semear amendoins, use sementes cruas. Se você cultivar amendoins para a colheita, use sementes de animais para pássaros. Você obterá melhores resultados. Trabalhe bem a terra, porque os amendoins têm raízes poderosas que cavam profundamente no solo (às vezes mais de 1 m).

Ar e Drenar o Solo

Plante as sementes a uma distância de 40 cm uma da outra em todas as direções. Pressione as sementes com 8 cm de profundidade e cubra com o solo. Água sem imersão. Deixe as mudas se formarem e crescerem, regando regularmente, sem encharcar o solo.

Planta Amendoim

Quando atingem cerca de 20 cm, roçam os pés. As flores aparecem cerca de 1 mês após a semeadura. As sementes estão maduras após 3 a 5 meses (entre 90 e 150 dias). É bom saber: ao cultivar amendoim em uma colina, você promove a drenagem do solo e rasga a planta na colheita.

Como Plantar Amendoim em Vaso?

Encha uma caixa de mudas com terra de envasamento fino ou mistura de envasamento misturada com areia fina. Plante as sementes enterrando-as com 3 cm de profundidade . Cubra-os com uma fina camada de terra para vasos. Não umedeça demais o solo para envasamento, a fim de evitar que as sementes murchem.

Mantenha a temperatura ambiente no mínimo a 21 °C (é preferível 25-26 °C). Depois de uma semana ou duas, as sementes germinam. Permita que as mudas endureçam um pouco e replante-as em vasos individuais grandes o suficiente (25 a 30 cm de diâmetro) para permitir que os ginóforos enterrem seus frutos. Certifique-se de que o solo esteja bem solto e bem drenado (prepare em uma cama grossa de lascas ou pedaços de terracota).

Cultive os pés adicionando terra para vasos, quando as mudas tiverem cerca de 20 cm de altura. Faça uma muda dentro de casa

Cultivo e Manutenção de Amendoim

Plantação de Amendoim

Amendoim precisa de umidade em seus primeiros anos. Então suporta bem períodos secos. Regue uma vez por semana, sem deixar a água embeber o solo ou estagnar em um prato. Adicione fertilizante líquido misturado com a água quando as mudas forem potenciadas. Retorne suas panelas no inverno, se for inferior a 0 ° C. Proteja com um véu de inverno e mantenha-o até o início da primavera, se a temperatura estiver fria à noite.

É importante cultivar o solo ao redor do amendoim, a fim de manter um ambiente limpo e saudável. Erva daninha de preferência à mão, para não danificar as vagens.

Doenças e Pragas

O amendoim pode ser afetado por um vírus chamado roseta que é transmitido por pulgões . O pé se torna insignificante e murcho. A maneira mais fácil é eliminar os pés afetados e limpar o solo ao redor. Pode ocorrer ferrugem ou folhagem quando o ambiente está muito úmido. Eles acabam caindo. Evite ensopar o solo e certifique-se de introduzir elementos de drenagem em sua colheita (fragmentos de terracota, bolas ágeis, areia etc).

Os ácaros, besouros, cigarrinhas, insetos, pulgões e cochonilhas gostam da planta. Pulverize inseticidas de plantas como rotenona ou piretrina em caso de invasão.

Colheita

Plantar Amendoim

O amendoim está pronto para a colheita quando sua folhagem é amarela. Verifique se as cápsulas são marrons, desenterrando uma ou duas. Este período é em agosto e setembro. Pegue uma pá e arranque a planta completamente. Agite bem a terra. O melhor é assá-los e salgá-los para mantê-los idealmente. O amendoim se multiplica por sementes, seja em abril no local ou sob abrigo em março (ver parte do plantio).

Conselho Ecológico

Você pode cultivar amendoim, perto de sorgo e milho e, mais comumente, cenoura e milho. Culturas de palha para impedir o crescimento de ervas daninhas e manter o solo fresco.

Abaixo segue alguma dicas de petisco com seu amendoim. Aproveite!

Petiscos
  • 150 g de amendoim cru sem sal com a pele
  • 75 g de açúcar
  • 4 saquetas de açúcar de baunilha

Utensílios

  • 1 fogão
  • 1 espátula
  • 1 colher de pau
  • 1 papel manteiga

Preparação

TEMPO TOTAL: 1h35m

Tempo de preparação:  15 min

Tempo de cozimento: 1h20

Etapa 1

Em uma frigideira grande ou panela grande, ferva 1 copo de água com o açúcar e o amendoim.

Etapa 2

Depois de ferver, abaixe o fogo e continue cozinhando até que toda a água tenha evaporado (cerca de 50 minutos).

Etapa 3

Quando o açúcar começar a cristalizar e formar uma camada arenosa ao redor do amendoim, adicione o açúcar de baunilha.

Etapa 4

Misture com uma espátula para cobrir todos os amendoins. Mexa regularmente até o açúcar caramelizar ao redor do amendoim.

Etapa 5

Coloque os amendoins em uma assadeira coberta com papel manteiga e deixe esfriar. Separe os amendoins e guarde-os em um recipiente hermético.

Nota do Autor

É importante usar amendoim com a pele, pois é nele que o açúcar e, portanto, o caramelo ficam pendurados.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *