Home / Plantas / Como Fazer Muda de Amarílis? Como Cultivar? Como Reproduzir?

Como Fazer Muda de Amarílis? Como Cultivar? Como Reproduzir?

A amarílis é uma flor bastante alta, cuja haste, muito resistente e alongada, tem a característica de ser colorida de um verde intenso, e uma planta maravilhosa que oferece interessantes jogos de cor entre as pétalas das flores e as cores das folhas. Por isso vamos ver como cultivar essa bela flor, de forma que você possa admirá-la em seu jardim:

Quando E Onde Cultivar Amarílis?

Como regra geral, a amarílis, sendo uma planta de tamanho considerável, prefere cavidades muito grandes para ficar e é por esta razão que seria melhor cultivá-la no solo, mesmo que você possa facilmente plantar sua semente em vasos, desde que tenha a previsão de não sacrificá-lo em um recipiente que é muito estreito e pequeno.

A planta é tipicamente de climas temperados, embora aceite bem climas mais quentes. Não é certo que possa ser adiado o ato de florescer se o ambiente estiver um pouco mais quente. É bom sempre tentar manter a planta em uma temperatura ideal, entre 18 e 25 graus, especialmente se não estiver ao ar livre, enquanto em períodos mais frios o ideal é tentar protegê-la caso esteja em um lugar com invernos bastante severos.

Quanto ao solo, a amarílis do gênero hippeastrum prefere permanecer naqueles ricos em substância orgânica e bem drenados, de modo a poderem obter os nutrientes de que depende o crescimento do bulbo plantado. Atenção, obviamente, para evitar estagnações de água que comprometam a saúde da planta.

Em vez de exposição, tente encontrar uma área do seu jardim ou da sua casa onde possa filtrar a luz do sol. Você precisará prestar atenção especial durante o período de floração, pois a planta deve estar ao sol, mas ao mesmo tempo protegida dos raios, especialmente se estiver do lado de fora.

Quando as folhas começam a aparecer, é perfeitamente bom deixá-las totalmente sob o sol para facilitar a fotossíntese. A irrigação da planta amarílis, é muito importante, pois é necessário respeitar uma cadência precisa dos dias em que molhar as folhas.

Durante a fase de pré-floração, você precisará irrigar a cada três dias, enquanto em vez disso, durante a floração a cada dois dias. No momento em que ele começa a perder as folhas para descansar, ele não precisará mais de irrigação.

Floração de Amarílis
Floração de Amarílis

Uma forma de ajudar a amarílis a crescer é graças aos produtos fertilizantes indicados precisamente para este tipo de planta com flores. Devem ser fornecidos à amarílis uma vez por semana, portanto a cada sete dias. Alternativamente, enquanto a planta está em plena floração e está se desenvolvendo, você também pode usar um fertilizante para ser diluído na água de irrigação uma vez por mês.

Como Reproduzir a Amarílis?

Como já dito, a flor amarílis é vista durante os períodos mais frios, como o inverno, embora, no caso de não florescer neste período e sim na primavera, você não precisa se preocupar com nada, porque depende da temperatura em que foi cultivada.

Arranjo de Amarílis no Vaso
Arranjo de Amarílis no Vaso

A poda da planta, obviamente, não tem nada complicado, porque basta eliminar a folhagem que seca para não comprometer a vida da planta. A reprodução ocorre através dos bolbilhos, ou bulbos menores que se mostram próximos ao bulbo principal através de pequenos folhetos.

Assim vem a capacidade de tomá-las gentilmente e transplantá-las, de preferência no verão, mas lembre-se de que você não verá a planta que crescerá a partir desses bulbilhos, ela crescerá antes dos três anos de transplante.

Doenças E Pragas Da Planta Amarílis

Uma coisa importante a considerar em relação à saúde de sua amarílis rosa ou talvez branca, vermelha e qualquer outra cor, é as doenças e parasitas que podem atacar esse tipo de planta.

Embora seja uma planta bastante resistente, também tem inimigos. Entre as mais ardentes estão as lesmas, que comem as folhas durante os momentos em que a umidade é maior, como à noite ou talvez depois das fortes chuvas. As lesmas podem ser removidas manualmente ou usando remédios especiais.

Não se esqueça, no entanto, que há outro inimigo desta planta, e é a mosca narciso porque coloca os ovos na planta, que ao eclodir em larvas por sua vez, obviamente, acabam se alimentando do bulbo da planta, colocando a saúde dela em risco. O remédio de uma avó clássica quanto a isso é salvar as lâmpadas infestadas mergulhando-as em água quente, em torno de 45 graus.

Propagação De Semente De Amarílis

Se suas planta amarílis está crescendo ao ar livre, elas podem ser naturalmente polinizadas. Se você está cultivando-a dentro de casa , no entanto, ou simplesmente não quer deixar as coisas ao acaso, pode polinizá-las com um pequeno pincel. Colete delicadamente o pólen do estame de uma flor e passe-o no pistilo de outro. As plantas amarílis podem se auto-polinizar, mas você terá melhores resultados e cruzamentos mais interessantes se você usar duas plantas diferentes.

Semente De Amarílis
Semente De Amarílis

À medida que a flor desbota, a pequena protuberância verde em sua base deve inchar em uma vagem de sementes. Deixe a vagem ficar amarela e marrom e abrir, e então pegue. Dentro deve haver uma coleção de sementes pretas e enrugadas. Cultivar amarílis com sementes é absolutamente possível, embora demorado, diferentemente de cultivar a partir de mudas da planta que é o método mais rápido se feito direito.

Plante suas sementes o mais rápido possível em solo bem drenado ou vermiculita sob uma camada muito fina de solo ou perlita. Regue as sementes e mantenha-as úmidas em sombra parcial até que elas germinem. Nem todas as sementes tendem a brotar, então não desanime.

Após a germinação, permita que os brotos cresçam por algumas semanas (eles devem se parecer com grama) antes de transplantá-los em vasos individuais maiores. Alimente-os com um fertilizante para todos os fins. Mantenha as plantas sob o sol direto e trate-as como qualquer outra amarílis.

Dentro de alguns anos, você será ricamente recompensado com uma variedade de flores que talvez nunca tenham sido vistas antes. Esta planta fabulosa fará você sonhar: as flores amarílis não passam despercebidas e podem enriquecer sua casa ou jardim com muitas cores brilhantes, ainda mais evidentes graças às dimensões importantes que esta planta atinge.

Mesmo que você não seja um polegar verde, pode muito bem trabalhar, experimentando esse tipo de cultivo: verá que será mais fácil do que o esperado e os resultados serão ótimos. Você tornará sua casa ainda mais acolhedora e as flores serão admiradas por todos.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *