Home / Plantas / Salgueiro Chorão Bonsai: Como Fazer, Podar e Cultivar

Salgueiro Chorão Bonsai: Como Fazer, Podar e Cultivar

O salgueiro chorão (nome científico Salyx babylonica) é um vegetal originário do Norte da China que vem sendo cultivado a milênios em muito locais da Ásia. Possui uma curta longevidade, porém um crescimento rápido e pode atingir alturas de até 20 a 25 metros.

Árvores bonsais são vegetais de várias espécies cultivadas para manifestar um formato em miniatura, no qual deve ser realizada poda das copas e raízes. Uma dúvida recorrente é se é possível cultivar a espécie salgueiro chorão na modalidade bonsai, e quais os cuidados necessários para a manutenção do vegetal. Pois bem, neste artigo, as suas dúvidas serão respondidas.

Então venha conosco e boa leitura.

Salgueiro Chorão Classificação Botânica

A sequência de classificação científica para o salgueiro chorão é definida por:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Classe: Magnoliopsida;

Ordem: Malpighiales;

Família: Salicaceae;

Gênero: Salix;

Espécie: Salyx babylonica.

Salgueiro Chorão Características

A altura máxima deste vegetal está compreendida entre 20 a 25 metros. É uma espécie caducifólia, ou seja, que perde as suas folhas durante o inverno.

O tronco é constituído por uma cortiça escura, a qual vai sendo eliminada (rompendo) com o passar dos anos; o formato é tortuoso e sua madeira frágil. A copa é arredondada com rebentos altos, longos e muito flexíveis.

Possui folhas lanceloadas, cujo comprimento está compreendido entre 4 a 10 centímetros. As bordas dessas folhas são serrilhadas. A face superior possui cor verde intensa; ao passo que a face inferior possui tonalidade mais clara, e alguns pêlos que ai perdendo com o passar do tempo. Estas folhas se dispõem em espirais.

As flores possuem cor amarelo-esverdeada, são muito pequenas e não apresentam pétalas.

As flores masculinas e femininas se dispõem em vegetais separados, caracterizando esta espécie como dióica.

Os frutos são do tipo cápsula.

Frutos do Salgueiro Chorão
Frutos do Salgueiro Chorão

A espécie salgueiro-chorão possui uma expectativa de vida compreendida entre 25 a 30 anos.

Em relação ao plantio, este vegetal se multiplica tanto por estalquia quanto por alporquia, e deve ser cultivado preferencialmente em solo fértil, úmido, drenável e rico em matéria orgânica, apesar de também tolerar solos secos e curtos períodos de estiagens. Geadas caracterizam condições climáticas desfavoráveis e ventos fortes são condições não toleráveis. Sugere-se que a adubação seja realizada no início da primavera, assim como entre o final do verão e início do outono.

Salgueiro Chorão Simbolismo

Há lendas dentro da tradição cristã que mencionam a participação do salgueiro em importantes momentos bíblicos. Uma dessas lendas diz que um salgueiro teria dobrado as suas ramas de modo a esconder Nossa Senhora e o menino Jesus na sua fuga para o Egito. Outra lenda relata que um ramo de salgueiro teria sido utilizado para golpear Jesus.

A Razão Das Harpas Estarem Nos Salgueiros No Salmo 137
A Razão Das Harpas Estarem Nos Salgueiros No Salmo 137

Na China, o salgueiro possui um forte simbolismo ligado à imortalidade. Era tradição sacrificar um salgueiro ao sol, de modo a reverenciar a força desse astro. Esta tradição persiste (embora parcialmente) até os dias atuais, visto que durante o solstício de verão é comum decorar as portas das casas com salgueiro.

Os salgueiros também podem estar associados ao sentimento de tristeza e melancolia (especialmente os seus ramos mais novos e pendentes); talvez por essa razão, essa planta seja bastante cultivada em alguns cemitérios ao longo do mundo.

Uma última curiosidade (desta vez não referente ao simbolismo da planta, mas às suas propriedades) é que o salgueiro possui a capacidade de absorver os poluentes das águas e converte-los em matéria orgânica.

Dicas Para Cultivo de Bonsai

O cultivo de plantas bonsai demanda cuidados específicos durante as fases de crescimento, floração e frutificação. Muitas vezes, são necessários anos para obtenção de um bonsai de verdade.

De acordo com a espécie escolhida para cultivo em formato bonsai, é que serão definidas as características como presença de luminosidade, tipo de solo, adubação e necessidade hídrica.

Mesmo sendo vegetais de porte pequeno, eles devem ser cultivados ao ar livre. O correto é que esteja abrigado apenas nas condições de clima frio e espécie tropical (sendo que, mesmo assim, deverá permanecer em ambientes semi-abertos como varandas).

Frequentemente deve ser realizada a troca de vasos, ou, mais precisamente, a troca de bandejas do bonsai. Esse processo é denominado de “transplante”, e possui uma média de realização que varia em torno de 2 em 2 anos, ou 6 em 6 anos. Além de levar em conta as necessidades da espécie, o ciclo de vida do vegetal também deve ser considerado.

O objetivo do “transplante” é incorporar nutrientes, aumentar o espaço útil para o crescimento das raízes, assim como o espaçamento entre as podas.

É indicado que a poda das copas sejam realizadas 2 meses antes da floração (e para isso é importante conhecer bastante a espécie), de modo a não perder ramos produtivos.

No caso das podas das raízes, estas não devem ser realizadas com muita frequência. A indicação é que sejam efetuadas durante os transplantes, e sempre da menor raiz para a maior.

Salgueiro Chorão Bonsai: Como Fazer, Podar e Cultivar

A espécie salgueiro chorão está em experimentação na arte do bonsai. Não há muitos relatos de cultivo do vegetal nesta modalidade, visto que a espécie é um pouco mais desafiadora.

Uma das dicas é que os galhos da margem devem ser podados e caso se ergam para cima (mesmo após a poda), a dica é que haja o auxílio de arames amarrados que os posicionem para baixo. Após 15 a 20 dias vão começar a surgir novos brotos, e com repetidos cortes nas margens desses novos galhos, a árvore começará aos poucos a se comportar como um vegetal em miniatura (processo que obviamente demanda muita paciência).

A parte radicular também não deve ser negligenciada. Em alguns casos, também poderá ser necessário podar o tronco.

*

Agora que você já conhece importantes características referentes ao salgueiro chorão e à modalidade de cultivo de nome bonsai, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Green Me. Cultivo de bonsais: 10 dicas para iniciantes. Disponível em: < https://www.greenme.com.br/como-plantar/3822-cultivo-bonsais-10-dicas-iniciantes>;

MyBonsai. Salgueiro Chorão. Disponível em: <https://mybonsai.com.br/articles/view/40>;

Wikipédia. Salgueiro-chorão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Salgueiro-chor%C3%A3o>.

 

Veja também

Trigo de Verão: Características, Nome Científico e Fotos

O trigo de verão, são gramíneas popularmente conhecidas como coix, originárias da Índia e agora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *