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Quanto de Carboidrato Tem um Abacate?

Composto por sais minerais e vitaminas, o abacate é uma fruta muito benéfica para a nossa saúde. Seu consumo é sempre associado a contribuições para o coração, para a visão, além de ser uma fonte gordura saudável para o corpo.

Você já deve ter ouvido falar que o abacate é um alimento calórico. Mas será que isso é verdade? Acompanhe nosso artigo e descubra isso e muitas outras curiosidades sobre essa deliciosa frutinha.

O Abacate é Calórico?

Sim.  Para os padrões de uma fruta o abacate é calórico. Uma porção de 100 gramas contêm aproximadamente 160 calorias. Mas não se engane! Mesmo tendo algumas calorias a mais, ele pode ser considerado um alimento extremamente saudável e que proporciona muito benefícios para o corpo.

Isso acontece porque a gordura contida no abacate é saudável. Além disso, ele é rico em vitaminas do complexo B, minerais e fibras. Sua característica antioxidante é um dos seus maiores benefícios.

O Abacate Possui Carboidrato?

Essa resposta também é afirmativa!  Mas  ainda assim,  essa é uma boa notícia para aqueles que estão fazendo dieta com restrições de carboidrato. A quantidade do nutriente presente no abacate não é alta. Os especialistas destacam que apenas cerca de 8% de toda a constituição do abacate é formada pelos carboidratos.

O ponto positivo é que boa parte dos carboidratos do abacate são formados por fibras. Assim, quase 80% da fruta possui fibras, sendo esse valor considerado muito elevado pelos nutricionistas. Assim, pode ficar sossegado e introduzir o abacate na sua alimentação. As fibras presentes nele garante muitos benefícios como regulação do intestino e controle da saciedade.

Outro aspecto interessante é que o abacate possui uma quantidade pequena de açúcar. Mais um ponto positivo para a fruta já  que ela não altera significativamente os teores de açúcar no sangue e mantem equilíbrio no índice de glicemia. Excelente notícia, não é?

O único cuidado que deve ser tomado com o consumo do abacate é direcionado para aquelas pessoas que possuem a síndrome do intestino irritável pois o abacate possui em sua composição um tipo de carboidrato que pode provocar piora nos sintomas de quem possui a doença. Então, se você sofre com essa síndrome é preciso atenção no consumo da fruta.

Existe Proteína no Abacate?

A quantidade de proteína encontrada no abacate é considerada insignificante. São apenas 2% do nutriente na fruta.

Agora que você já descobriu a quantidade dos componentes presente no abacate, veja quanto de carboidrato a fruta apresenta conforme a quantidade a ser ingerida:

  • fatia pequena: 0,85 g de carboidratos;
  • 100 gramas de abacate: 8,53 g de carboidratos;
  • xícara de abacate: 12,45 g de carboidratos;
  • xícara de abacate batido: 19,62 g de carboidratos;
  • um abacate médio:17,15 g de carboidratos;

 Características do Abacate

Tradicional ingrediente tanto em receitas doces quanto salgada, o abacate é uma popular fruta em muitas partes do mundo. Nas regiões tropicais, o abacate é sempre a melhor escolha quando se deseja uma fruta rica em nutrientes e como muitas possibilidades de sabores.

Leve, natural e muito saudável ele pode até mesmo substituir a carne em alguns pratos vegetarianos. Para se ter uma ideia, a quantidade de proteína encontrada no abate é quase igual ao que encontramos no leite. Ou seja, uma excelente escolha que esbanja saúde e proporciona novos sabores.

Para aqueles que costumam praticar atividades físicas intensas o abacate é uma boa fonte de energia e de reposição de sair minerais, ômega 6 e fibras. Os praticantes de atividades físicas que exigem o esforço e uso das pernas, como por exemplo o ciclismo, podem ser beneficiados com o consumo de abacate. Ele ajuda a prevenir caibras em função do potássio presente em sua composição.

Benefícios do Consumo de Abacate

Estudos indicam que o consumo de abacate está diretamente ligado a  prevenção de doenças como a diabetes , hipertensão e excesso de peso. A associação de proteína, carboidrato, fibras, vitaminas e minerais tornam o abacate um dos alimentos mais completos para o consumo. Além disso, a versatilidade da forma como ele pode ser consumido (in natura, sobremesa, salada, recheio de sanduíche e até mesmo uma sopa. ) é mais um ponto positivo para inserir o abacate na sua alimentação.  Por esses motivos, separamos alguns benefícios da fruta.

Benefícios do Consumo de Abacate
Benefícios do Consumo de Abacate

Confira:

  • Os abacates possuem gordura saudável. E como nosso organismo precisa de uma quantidade de gordura para funcionar bem, a fruta é uma boa opção para deixar os níveis de colesterol e triglicerídeos em condições aceitáveis. E com tudo isso em dia, as doenças cardíacas certamente ficarão bem longe de você.
  • Rico em duas substâncias chamadas luteína e zeaxantina, o abacate é super indicado para melhorar a visão. Os estudo indicam que os riscos de catarata e degeneração macular são reduzidos com o consumo da fruta.
  • Atuam com efeito anti-inflamatório no corpo humano e auxiliam na redução de inflamações causadas por alimentos processadas. Doenças como artrite e osteoporose pode ser prevenidas com o consumo do abacate.
  • A alta presença de fibras dos abacates proporciona melhorias no sistema digestivo, diminuindo o inchaço e auxiliando a prisão de ventre.
  • O potássio é essencial na pulsação do sangue, ajudando o funcionamento dos nervos e músculos. Bananas e abacates são duas frutas com alta concentração do nutriente.
  • Uma pesquisa publicada na revista Seminars in Cancer Biology mostrou relação entre o consumo de abacate e melhorias no crescimento de células cancerígenas.
  • Os diabéticos tipo 2 precisam incluir em sua dieta o abacate. Com a grande concentração de fibras, a alimentação ajuda a manter um nível tolerável de açúcar no sangue.

Agora que você já conhece os benefícios dessa fruta, é só passar na feira, comprar abacate e ousar nas receitas. Garantia de muito sabor e saúde!

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