Home / Plantas / Qual a Árvore Com Maior Diâmetro no Mundo?

Qual a Árvore Com Maior Diâmetro no Mundo?

O que é a árvore cuja altura é o maior ? Qual árvore tem a maior circunferência ? O crescimento de uma árvore, como qualquer outro ser vivo, não é infinito, mesmo se encontrarmos árvores com mais de 8000 anos de idade. Mas de um certo tamanho, a seiva pode não ser capaz de alimentar as folhas. É como a circulação sanguínea para o cérebro. Se um cérebro não é mais irrigado, ele morre.

Fique Atento as Medidas

É difícil limitar esse artigo a uma árvore só porque não nos falta árvores enormes e imponentes para apreciarmos. Então vamos falar um pouquinho de cada uma delas antes de nos atermos àquela que pede o nosso artigo. Lembre-se: nosso artigo deseja saber qual a que possui a maior circunferência (diâmetro) na sua base. Chegaremos lá, mas você já ouviu falar da famosa sequoia General Sherman?

General Sherman – Porque É a Maior Do Mundo?

A árvore “General Sherman” não é apenas a maior sequoia gigante do mundo, é também a maior árvore do mundo. Esta grande árvore tem 83,8 m de altura e 24,10 m de circunferência (até 31,4 m na base). A cimeira tem 33 m de largura e a mais baixa tem 40 m de altura! Durante muito tempo pensou-se que esta árvore tivesse atingido uma idade de 2000 a 3000 anos. Outros mencionaram de 6 a 11 mil anos atrás. Mas uma pesquisa científica recente mostrou que essa árvore tem “apenas” cerca de 2000 anos de idade.

No passado foram derrubadas árvores que pareciam ter 3220 anos (por contagem de anéis) e acredita-se que existem sequoias gigantes de cerca de 4000 anos atrás, porque as mais antigas não são de forma alguma as maiores. Muitas vezes, estas árvores são chamadas de o organismo vivo maior no mundo (a coisa viva maior na terra). Esta é uma alegação questionável. A maior parte de uma árvore é matéria morta.

Também a definição exata de “organismo vivo” não é muito precisa. Por exemplo, uma planta de morango pode ser espalhada por brotos, que podem se enraizar. Então, um campo de morango propagado desta forma, é apenas uma planta ou várias plantas? Se você responder a uma planta, florestas inteiras como o álamo (populus tremuloides) ou fungos, que podem se mover por quilômetros, podem ser consideradas como um único organismo vivo.

Seja qual for o caso, é fato que não encontramos uma árvore viva e solitária com volume de tronco maior que o do general Sherman. Durante uma tempestade no inverno de 2006, a árvore perdeu um galho grande. Quando caiu, o galho esmagou parte da cerca da árvore. A perda do galho é considerada um mecanismo de defesa do tempo e não altera o status da maior árvore do mundo, pois esse título foi dado considerando o volume do tronco, os galhos não estando lá incluído.

Mas porque, afinal de contas, ela é considerada a maior árvore do mundo, se existem outras bem mais altas e ainda outras bem mais largas (em circunferência de base) que esta? O General Sherman não é a árvore mais alta do mundo nem a maior da base, mas empresta seu título de “a árvore mais alta do mundo” ao seu volume ou, mais precisamente, ao volume de seu tronco. O volume oficial também mencionado na placa perto da árvore é 52500 pés cúbicos ou, no sistema métrico decimal, 1487 m³.

Qual a Árvore Mais Alta?

Agora falando de altura, relatamos a árvore conhecida como hyperion, com cerca de 800 anos, é atualmente a maior árvore já medida no mundo. É uma sequoia com folhas de teixo que mede 115.55m, 2,5 vezes a altura da Estátua da Liberdade ou um pouco mais alta que a Arca da Defesa. A maioria das árvores maiores são sequoias nos Estados Unidos e são mais protegidas nos parques de Humboldt e Yosemite.

Seu nome vem do chefe índio Sequoyah, inventor do alfabeto Cherokee. Sequóias com teixos de mais de 100 metros de altura e gigantes de sequoias, um pouco menores (80m) mas muito mais largos (10 metros de diâmetro contra 8 em média) são quase todas encontradas nesses parques mencionados. Hyperion, helios e ícaro são os nomes das maiores árvores do mundo, medindo respectivamente 115, 114 e 113 metros. Isso é exatamente a altura do segundo andar da Torre Eiffel. É o tamanho de um campo oficial de futebol!

Qual a Mais Antiga?

Aqui saímos do quesito medidas e entramos no critério de idade. Embora a sequoia gigante pertence a uma espécie com vida mais longa, ela é humilhada por um pequeno pinheiro californiano, bristlecone (pinus longaeva) que pode atingir 4000 a 5000 anos e por uma espécie americana, o fitzroya cupressoides. O mais antigo pinus longaeva, cuja idade foi exatamente determinada, era de 4844 anos e com essa idade era a árvore mais antiga do mundo. Só que a árvore foi abatida.

A mais antiga árvore viva conhecida na Terra era até então um bristlecone chamado Methuselah, que teria cerca de 4800 anos de idade (data de germinação estimada por volta de 2800 AC). Tome um pouco de tempo para apreciar esta idade e entender o que isso significa. A América nem havia sido descoberta ainda, o cristianismo ou o islamismo ainda não existiam.

Roma ou Atenas também não, até as pirâmides do Egito ainda não haviam sido construídas quando essa árvore já enfrentava os tempos. Agora, sua localização precisa permanece em segredo, a fim de evitar qualquer ato de vandalismo.

Enfim, Qual a Mais Larga?

Agora sim, vamos logo responder a pergunta de nosso artigo: qual a árvore com maior diâmetro no mundo? Mais uma vez, a sequoia gigante também perde no quesito árvore com a maior circunferência (a sequoia gigante com a maior circunferência chama-se Boole Tree, com 8,98 m de diâmetro). Alguns baobás africanos (adansonia digitata) podem atingir dimensões comparáveis no final da estação chuvosa. Durante esta estação, esta típica árvore tropical armazena tanta água quanto possível, de modo que a circunferência pode variar durante o ano.

Se você considera árvores com troncos múltiplos, a árvore classificada atualmente como tendo o maior diâmetro do mundo é uma espécie muito maciça de cipreste calvo (taxodium mucronatum). Uma cópia estranhamente ramificada, a famosa “árbol del Tule” no México, tem uma circunferência de 11,42 m. Isso considerou que ela tem 50 metros de circunferência no solo e 34,50m a 1m50 do solo. Esta árvore mexicana no estado de Oaxaca teria entre 1200 e 3000 anos de idade. Uma lenda local afirma que foi plantada há 1400 anos atrás por um credor asteca.

Veja também

Glicínia Doenças Mais Comuns e Como Tratar

As glicínias são a decoração principal de qualquer jardim. Afinal, seus perfil alongado, multicoloridas (das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *