Home / Plantas / Quais são os Benefícios do Chá da Folha de Amora?

Quais são os Benefícios do Chá da Folha de Amora?

Desde que o homem conhece os efeitos de certas plantas em seu organismo, ele teve um relacionamento próximo com elas. Conhecer os benefícios do chá da folha de amora e suas contraindicações, por exemplo, pode nos ajudar a permanecer saudáveis ​​e combater certas doenças.

Se você é um amante das vantagens de se consumir os remédios naturais, leia este artigo. A amoreira certamente vai te deixar de boca aberta.

Chá da Folha de Amora
Chá da Folha de Amora

A Amoreira: Origem e Composição

Embora a origem da amoreira seja encontrada no oeste da Ásia, desde os tempos antigos ela se espalhou por toda a região do Mediterrâneo. Hoje, podemos encontrá-la em quase todos os lugares do mundo. As folhas desta árvore recebem muitos benefícios, devido à sua composição muito semelhante nos diferentes tipos de amoreira.

Na composição das folhas são encontrados diferentes ácidos:

  • P-hidroxibenzóico;
  • Clorogênico;
  • Protocatético;
  • Ferúlico;
  • Betulínico;
  • Vinil;
  • Cumarico.

Benefícios do Chá da Folha de Amora

Entre os benefícios do chá da folha de amora estão suas propriedades curativas. Os detalhes de cada uma, relatamos abaixo:

Ele Contribui Para o Combate ao Diabetes

Os ingredientes ativos da folha de amoreira atuam no pâncreas, estimulando a secreção de insulina. Além disso, reduzem a síntese do hormônio antagonista da insulina.

Entretanto, no tratamento da diabetes, você deve seguir as orientações que o seu médico determinar. Além disso, é preciso informar se você toma algum suplemento e as alterações que observa ao consumi-lo.

Para poder aproveitar ao máximo os benefícios do chá da folha de amora é necessário fazer a infusão corretamente. A preparação se dá com uma colher de sopa das folhas para cada litro de água fervente. Deixe descansar, podendo tomar até três vezes ao dia.

Ajuda a Curar Queimaduras

Nesse caso, não se usa o chá propriamente dito. Para tal fim, deve-se esmagar as folhas de amoreira com óleo. Depois de esmagá-las, misture bem com o óleo e deixe a mistura descansar um pouco.

Após esse processo, basta aplicar o resultado diretamente na pele queimada. Lembre-se de que, se as queimaduras forem graves, é preciso consultar um médico rapidamente. Este remédio caseiro o ajudará muito se forem pequenos machucados.

Melhora a Circulação Sanguínea

Dadas suas propriedades, os benefícios do chá da folha de amora ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ajudam a diminuir o colesterol se tomado regularmente por, pelo menos, 2 vezes do dia.

Os Benefícios do Chá da Folha de Amora no Controle da Intolerância à Glicose

No caso de sofrer intolerância à glicose, também é possível se beneficiar dessa planta. Pode-se contribuir naturalmente para o controle desta doença tomando infusões de suas folhas regularmente. Não se esqueça, em nenhum caso, que o médico deve ser informado o tempo todo e que você deve seguir suas orientações.

Opção da Planta Para Absorção do Cálcio

A folha de amoreira tem mais cálcio do que os leites de vacas. Portanto, além da ótima vantagem para pessoas intolerantes à lactose, a infusão é uma saudável opção vegetal para veganos e vegetarianos.

Alivia os Sintomas do Climatério

As propriedades desta infusão melhoram a regulação hormonal que é muito desequilibrada durante a menopausa. Portanto, a bebida se mostra como um perfeito aliado, pois ajuda a aliviar os sintomas como insônia, calores, ansiedade e nervosismo.

Ação Antioxidante

Com sua riqueza em minerais, vitaminas e outros diversos nutrientes, é bom para o corpo em geral. Sua ação antioxidante auxiliam na eliminação das células de radicais livres capazes de oxidá-las.

Ao impedir a oxidação, a célula pode ser mais saudável, prevenindo o prematuro envelhecimento e várias doenças inflamatórias.

Tratamento Digestivo

Mais um benefício para a saúde das folhas da amoreira é o melhor tratamento para problemas digestivos. De fato, beber a infusão pode relaxar e promover a saúde digestiva. Então, você pode tentar esse remédio natural se tiver sofrendo desse mal tão incômodo.

Como resultado, a amora é uma ótima fruta com seus nutrientes. Além disso, as folhas são boas para prevenir algumas doenças e promover a saúde bucal. Portanto, agora, quando ver uma amoreira, lembre-se disso.

Anti-inflamatório

Há diversas recomendações para alcançar os benefícios do chá da folha de amora no intuito de ajudar a curar processos inflamatórios. Pode ser utilizado para gargarejar quando você está com dor de garganta e aftas. Além disso, é ideal para um banho de assento ou para tomar se o problema é uma infecção do trato urinário.

Contraindicação desse Chá

Quando o consumo do chá é excessivo, o corpo reage com náuseas, vômitos e dores de estômago. Caso aconteça, deve ser removido para evitar danos no fígado e o comprometimento da absorção de nutrientes.

É importante ressaltar que a infusão não deve ser considerada um tratamento exclusivo de nenhuma doença. Apenas serve de complemento às orientações do médico. Mulheres grávidas e pessoas com problemas de fígado devem evitar tomar a bebida.

Uso de outras partes da amoreira junto com as folhas

Além da folha da amoreira, outras partes da planta podem ser usadas para tirar proveito de seus benefícios. Vamos ver quais são as principais propriedades medicinais encontradas na árvore:

  • Raiz para evitar manchas na pele – Existem componentes presentes nas raízes da planta que exercem uma ação inibitória da tirosinase. A tirosinase é uma enzima que está por trás do aparecimento de manchas na pele. Depois que elas aparecem, devem ser tratadas com outros tipos de medicamentos. Este deve ser usado apenas para fins preventivos;
  • Casca como antiparasitário natural – As cascas da amoreira também são um antiparasitário eficaz. Para usá-las para esse fim, faz-se uma bela infusão em conjunto com a raiz da planta.
Amoreira e suas folhas
Amoreira e suas folhas

Preparação do Chá de Amora

Os taninos contidos nas folhas da amoreira podem aliviar vários problemas de saúde. O conselho é tomar 4,5 gramas das folhas por dia como chá ou em suplementos de ervas.

Uma dose padrão eficaz para obter os benefícios do chá da folha de amora consiste em 1 colher de ervas secas por xícara de água quente. É possível também usar 2 folhas frescas esmagadas. A recomendação é consumir meia xícara por hora.

 

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *