Home / Plantas / Quais os Efeitos Colaterais do Amendoim? Ele Faz Mal?

Quais os Efeitos Colaterais do Amendoim? Ele Faz Mal?

Amendoim é uma cultura de leguminosas que cresce nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Eles são conhecidos como nozes, mas botanicamente são leguminosas à medida que crescem no subsolo e não como as nozes e amêndoas que crescem nas árvores.

Comer amendoim é benéfico para a nossa saúde e também para a pele e o cabelo, devido aos nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos graxos essenciais, etc. Embora os amendoins sejam benéficos, é melhor comê-los com moderação, pois existem alguns efeitos colaterais de comer muitos amendoins.

Contaminação no Solo

O consumo regular de amendoim é bom para a nossa saúde, mas precisamos garantir que os comemos com moderação e não muito, pois os amendoins são considerados suscetíveis à contaminação por salmonelas.

Uma das toxinas mais preocupantes relacionadas ao amendoim é um molde que produz Aflatoxina, que é um agente cancerígeno que aumenta o risco de câncer de fígado. Verificou-se que o consumo de aflatoxina também reduz a taxa de crescimento em crianças. Por todas essas razões, é importante garantir que você não esteja comendo muitos amendoins.

Outra observação interessante é que esse risco de contaminação está associado mesmo a amendoins orgânicos e manteiga de amendoim. Isso é tudo por causa da natureza dos amendoins. O amendoim é a parte do sistema radicular da planta, enquanto crescem no subsolo com uma casca fraca, eles correm um alto risco de exposição à temperatura e hidratam, incluindo umidade quente e são essas as condições que permitem o crescimento dos moldes.

Alergia Alimentar

Amendoim é famoso por ser um dos alérgenos alimentares mais comuns.  Aqueles que são alérgicos ao amendoim devem esquecer de comer amendoim e, de fato, devem tentar ficar longe do amendoim, pois foi descoberto que em alguns indivíduos as alergias ao amendoim podem ser tão graves que podem mostrar reações alérgicas, mesmo que inalem o amendoim no ar contaminado com uma pequena quantidade de pó de amendoim.

Essas pessoas devem evitar comer alimentos que contenham até uma pequena quantidade de amendoim. No pior dos casos, a alergia ao amendoim pode até causar anafilaxia com risco de vida.

Presença de Lectina

Lectina do Tipo C
Lectina do Tipo C

Comer muito amendoim faz mal à nossa saúde, mesmo por causa da lectina presente neles. Leguminosas como amendoim, soja, etc. contêm lectina, um antinutriente, uma substância pegajosa que preserva a estratégia de resistência a pragas na planta.

Embora isso seja bom para a planta, isso não é tão bom para nós, pois a viscosidade e a estrutura das lectinas as tornam quase impossíveis de digerir pelo organismo. As lectinas ligadas ao açúcar presente no sangue causam inflamação e dão origem a condições inflamatórias como a artrite reumatoide.

Verificou-se que a lectina imita os comportamentos da insulina no corpo humano e pode ter um efeito negativo no controle do peso. A presença de lectinas não se limita apenas a amendoins e outras leguminosas e, de fato, alguns vegetais também contêm lectina, mas as lectinas dos vegetais não são tóxicas por via oral e seu nível varia mesmo entre os mesmos vegetais.

Desequilíbrio de Ácidos Graxos

A presença de ácidos graxos ômega-6 nos amendoins os torna muito benéficos para a nossa saúde, mas é importante garantir que não caímos nesses benefícios e desfrutemos de amendoins apenas com moderação.  Isso ocorre porque, embora os amendoins sejam uma excelente fonte de ácido graxo ômega-6, eles não possuem ácido graxo ômega-3, o que é muito importante para manter nossa saúde e, de fato, nosso corpo precisa de uma combinação de ômega-3 e ômega -6 ácidos graxos.

A deficiência de ácidos graxos ômega-3 pode causar inflamação, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Sementes de linho, sementes de chia, óleo de peixe, óleo de mostarda, abóbora e etc. são uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3. Limitar o amendoim (ômega-6) é importante mesmo para repetir os benefícios dos ácidos graxos ômega-3, como o ômega 6, que bloqueiam a conversão do ômega-3.

Contaminação por Fungos

Amendoim Descascado
Amendoim Descascado

Devido à natureza dos amendoins, eles correm um risco maior de desenvolver fungos neles (sendo uma leguminosa mais propensa a serem expostos pela temperatura mais alta e pela umidade quente, que atua como um ambiente adequado para o crescimento de fungos).

Alguns agricultores não-orgânicos, tentam resolver o problema dos bolores usando pesticidas na colheita. Ao fazer isso, eles podem salvar o amendoim do crescimento dos fungos, mas contaminá-los com um alto nível de pesticidas que podem causar dor de cabeça, tontura, irritação no nariz, garganta, olhos ou pele, sede, náusea, diarreia, nervosismo, fadiga, sudorese, vômito, visão turva etc.

Alto Nível de Gorduras

Tipos de Amendoim
Tipos de Amendoim

Comer muito amendoim faz mal à saúde, devido à presença de um alto nível de gorduras saturadas. Alto nível de gordura saturada pode causar problemas como ataque cardíaco, derrame, artérias obstruídas, problemas digestivos, pressão alta e outras complicações de saúde.  As gorduras saturadas são um tipo de “gordura oculta” que pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares em um indivíduo, dando origem a ao seu nível de colesterol, e também foi observado que reduzir o nível de gorduras saturadas em nossa dieta também reduz o risco de problemas cardiovasculares.

Rico em Calorias

As fibras alimentares presentes no amendoim são muito benéficas para o controle de peso, pois nos mantêm satisfeitos por um longo tempo e diminuem o desejo de comer repetidamente e, assim, controlam os excessos, que são conhecidos como uma das principais causas da obesidade. No entanto, também é importante lembrar que o amendoim é rico em calorias e 100 gramas de amendoim contêm 567 calorias.

https://www.youtube.com/watch?v=Bu6ycG5DDow

Em vez de usar amendoim, é melhor consumir maçãs, cenouras, pepinos e outras frutas e legumes para controlar o peso. Isso ocorre porque, em comparação com o amendoim, eles são baixos em calorias e também contêm muita água e fibras alimentares, o que ajuda no controle de peso. Meio quilo de maçãs Fuji fornece cerca de 320 calorias, nada comparadas às 3400 calorias obtidas pelo consumo da mesma quantidade de amendoim. Portanto, para evitar ganho de peso, limite o consumo de amendoim.

Rico em Sódio

O sódio é bom para a saúde, pois equilibra o fluido do corpo, ajuda no envio de impulsos cerebrais, regula as contrações musculares, influencia a pressão sanguínea, mas muito sódio é prejudicial à saúde, pois altas doses de sódio podem dar origem a níveis sangüíneos elevados. pressão, hipertensão, problemas cardiovasculares como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e outros problemas como osteoporose, câncer de estômago, problemas renais e etc.

A ingestão de 100 gramas de amendoim fornece 18 mg de sódio, que é muito baixo em comparação com a necessidade diária de sódio (que é de 1500 mg a 2400 mg de sódio ), mas o amendoim ainda pode ser um problema, pois, geralmente, é servido principalmente em salgados e forma frita. Por causa do sal adicionado, seu nível de sódio aumenta e isso os torna prejudiciais à nossa saúde. Por esse motivo, é melhor dar mais preferência aos amendoins sem sal (mesmo que não sejam tão deliciosos quanto os amendoins salgados) e comê-los com moderação.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *